O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 26/06/1992
Emancipação Política: 26 de Junho
Gentílico: Majorsalense
Unidade Federatíva: RN
Mesoregião: Oeste Potiguar
Microregião: Serra de São Miguel
Distância para a capital: 429,00

Dados de características geográficas

Área: 31,97
População estimada: 4062
Densidade: 110,60
Altitude: 279
Clima: Semiárido quente
Fuso Horário: UTC-3

Sem informações até o momento

O Sítio Cavas, pertencente ao Município de Luis Gomes no Alto Oeste Potiguar, era uma área desabitada, até ser ocupada com a chegada dos primeiros habitantes, a família do Senhor Aprígio Matias Fernandes, no ano de 1940, quando ali fixou residência numa casa de taipa, e estabeleceu seu comércio (Bodega) em busca de melhoria econômica para o sustento de sua família.

Logo, em 1950 o senhor João André de Morais atraído pela fertilidade do seu solo construiu a primeira casa de tijolo naquela localidade fixando residência com seus familiares, colocando também um comércio, chegaram para morar outros habitantes das comunidades circunvizinhas.

No ano de 1953 iniciou-se a construção da Barragem, logo, o Senhor Aprígio Matias que tinha a sua casinha construída no local da construção teve que se deslocar com sua família para construir uma nova residência, desta vez, próximo a casa do Senhor João de André de Morais.

O lugarejo crescera rápido, tanto que em pouco tempo elevou-se à categoria de Vila no ano de 1963, quando era Prefeito de Luis Gomes, o Sr. Jader Torquato do Rego, recebendo a denominação de Vila Major Sales numa justa homenagem a um cidadão benfeitor da terra.

Ainda em 1963, surgiu o primeiro professor o Sr. Francisco Fortunato das Chagas que propôs a ensinar numa casa. Após quatro anos, ou seja, no ano de 1967 foi inaugurada a Escola Reunidas Coronel Antônio Germano, através do Sr. Prefeito Municipal de Luis Gomes o cidadão Jader Torquato do Rego e a Exma. Sra. Maria Aparecida Fernandes - Diretora do Grupo Escolar Cel. Fernandes da cidade de Luis Gomes. O cidadão Francisco Paulino da Silva (Chico Mulato), assume o cargo de zelador da referida escola. O 1o quadro do corpo docente da Escola Reunidas Coronel Antônio Germano era constituído por:

Francisco Fortunato das Chagas - Professor Titular
Maria de Lourdes Alves Limão - Professora auxiliar
Maria de Fátima das Chagas - Professora auxiliar
Maria Vilanir da Silveira - Professora auxiliar

Ainda no ano de 1967, graças aos esforços da Senhora Francisca Dantas Morais e de pessoas amigas que habitavam a região, foi construída a capela que tem como padroeira até hoje, ?Nossa Senhora do Sagrado Coração?, e a primeira catequista foi a Sra. Erotides.
Mãe Tetê foi a primeira parteira na Vila de Major Sales, por esta razão a Maternidade ganhou o seu nome.

Como a Vila Major Sales, foi considerada maior do que 33 cidades do Rio Grande do Norte, tanto setor populacional como no econômico seus habitantes lutaram para ver sua terra livre e independente, motivando os políticos a lutarem por esta causa que a qual iniciou-se com a realização do plebiscito, onde os moradores votaram a favor, que foi aprovado por unanimidade.

Assim, é que o Prefeito de Luis Gomes Pe. Raimundo Osvaldo Rocha, Vice-Prefeito Dr. Pio X Fernandes, e os Ex-Prefeitos: Agnaldo Fernandes Dantas, Raimundo Matias de Oliveira e a Câmara Municipal de Luis Gomes destacando-se os vereadores da Região de Major Sales: José Fortunato de Sousa, Francisco de Sales Mafaldo e Valdecir Nazário de Figueiredo, Juntamente com o Deputado Estadual Raimundo Fernandes na administração do então Governador do estado Dr. José Agripino Maia se dedicaram a tornar realidade o sonho dos habitantes da Vila Major Sales, até que no dia 26 de Junho de 1992, através da publicação da Lei Estadual n° 6.298, a Vila Major Sales foi transformada em Município.

Durante o período de 1992 a 1996 o município recém criado continuou sob a jurisdição do Município de Luis Gomes, na gestão do Prefeito Raimundo Osvaldo Rocha e Vice-Prefeito Dr. Pio X Fernandes, recebendo toda assistência político-administrativa.

Com a realização das eleições municipais de 03 de outubro de 1996, o município de Major Sales, por maioria de seus eleitores, elegeu como seu primeiro Prefeito Dr. Carlos José Fernandes, Vice-Perfeito Raimundo Matias de Oliveira e Câmara Municipal de Vereadores: Antonio Neto da Silva (o primeiro mais votado), Leonardo Maia Rocha Filho, Francisco de Sales Mafaldo, Valdecir Nazário de Figueiredo, Idalgo Júnior Fernandes, João Crisóstomo de Morais, Pedro Fernandes da Silveira, Francisco Sátiro Rocha e Maria das Graças da Conceição Lima.

No dia 1°de janeiro de 1997, com a posse do prefeito Carlos José Fernandes, Vice-Prefeito e Vereadores, houve a instalação oficial do Município de Major Sales, quando este passou a ter a sua própria autonomia política-administrativa, tomando um novo rumo de progresso e desenvolvimento.

HISTÓRICO DE PREFEITOS E VICE-PREFEITOS:

PREFEITO: CARLOS JOSÉ FERNANDES
VICE-PREFEITO: RAIMUNDO MATIAS DE OLIVEIRA
Mandato: 1997-2000
Mandato: 2001-2004

PREFEITA: MARIA ELCE MAFALDO DE PAIVA FERNANDES
VICE-PREFEITA: DAMIANA NAZÁRIO DE FIGUEIREDO OLIVEIRA
Mandato: 2005-2008
Mandato: 2009-2012

PREFEITO: THALES ANDRÉ FERNANDES
VICE-PREFEITO: VALDECIR NAZÁRIO DE FIGUEIREDO
Mandato: 2013-2016

PREFEITO: THALES ANDRÉ FERNANDES
VICE-PREFEITA: MARIA ELCE MAFALDO DE PAIVA FERNANDES
Mandato: 2017-2020

PREFEITA: MARIA ELCE MAFALDO DE PAIVA FERNANDES
VICE-PREFEITO: FRANCISCO ALLAN FERNANDES RODRIGUES
Mandato: 2021-2024

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

HINO

Letra: Professora Maria Margarete de Souza
Música: Ewerton Luiz Lopes (Maestro Vertinho)

I
Avante Major Sales querida
Terra Amada dessa gente
Tens o Solo Fecundo,
És Nossa pàtria Independente.

II
O teu nome nos traz a memória
Gloriosa de teus ancestrais,
Ilustres que sempre lutaram
Na conquista de seus ideais.

REFRÃO
Os teus filhos jubilosos, fulgurantes,
Por tua vida de lutas e de glória,
Te almejam um futuro radiante,
Exaltando o teu nome na história

III
Em prol de redenção de teu povo
Sopraram ventos alvissareiros,
Abrilhantando tua liberdade,
Compromisso de homens guerreiros

IV
Como é linda a paisagem que ostentas
A cultura desta gente varonil,
Onde todos se elevam majestosos
Neste recanto amado do Brasil.

REFRÃO
Os teus filhos jubilosos, fulgurantes,
Por tua vida de lutas e de glória,
Te almejam um futuro radiante,
Exaltando o teu nome na história

V
Os teus campos dão vida a teu povo,
Seu trabalho honesto enriquece,
Tua gente em plena harmonia
O valor desta terra enaltece.

VI
O teu clima suave vivemos
És formosa, gentil hospitaleira,
Com tuas belezas vibrantes
Sob as benções de nossa padroeira.

REFRÃO
Os teus filhos jubilosos, fulgurantes,
Por tua vida de lutas e de glória,
Te almejam um futuro radiante,
Exaltando o teu nome na história.

BRASÃO E BANDEIRA

PROJETO LEI:
Projeto Lei nº 004, de 13/05/2005, que criou a Bandeira e 0 Brasão do município de Major Sales/RN, foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 31/05/2005, sendo o mesmo transformado na Lei Nº 85, em 01/06/2005, sancionada pela Prefeita Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes.

MEMORIAL DESCRITIVO DO BRASÃO E BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE MAJOR SALES:

O Brasão proposto ao município de Major Sales, no Estado do Rio Grande do Norte, está composto, dentro de uma diagramação cromática harmoniosa, por elementos representativos na política, economia, sociedade e cultura do município. A sociedade e política local estão simbolizadas por estrelas. A estrela maior, soberana, representa o município de Major Sales e as 21 estrelas menores referem-se às comunidades existentes no município.

A economia representa-se nas laterais do Brasão, onde o milho, o feijão e o arroz, base da economia local, unem-se sob a forma de ramos. Na base dos dois ramos localiza-se a data de emancipação política do município: 26 de junho de 1992.

O nome do município se encontra em letras maiores sobre uma fixa que corta o Brasão em sua extremidade superior.

A cultura nordestina, norte riograndense e majorsalense é simbolizada pela serra, pelo sol, radiante no céu azul, e pela maior manifestação cultural do município de Major Sales: Os caboclos.

A estrela maior que simboliza Major Sales localiza-se, estrategicamente, ao pé da serra, como na realidade geográfica do município. As 21 comunidades, sob a forma de pequenas estrelas, estão iluminadas pelo mesmo sol, num gesto de igualdade, fortalecendo, assim, o princípio da democracia e justiça social.

As cores da Bandeira são verde, azul, e branco, e representam, respectivamente a verde serra, o céu azul característico do nordeste brasileiro e a paz desejada por todos, onde descansa, soberano, o Brasão do município de Major Sales/RN.

NOTÍCIAS

#Cultura | 22 DE SETEMBRO DE 2021

Durante a 15º Primavera de Museus, a Prefeitura Municipal de Major Sales inaugurou a nova sede do Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais”, a solenidade que aconteceu na última segunda-feira, 20, também celebrou a unificação dos dois museus do munic&ia [...]

#Educação | 21 DE SETEMBRO DE 2021

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Major Sales, teve início nesta segunda-feira, 20 de setembro, no formato híbrido - mesclando períodos online com presenciais - e escalonamento de turmas. As escolas foram estruturadas para seguir os protocolos sanit& [...]

#Cultura | 18 DE SETEMBRO DE 2021

De 20 a 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais”, promoverá a 15ª edição da Primeira dos Museus.Diante da pandemia do Covid 19, a 15ª edição da Primavera dos Museus propõ [...]

#Educação | 17 DE SETEMBRO DE 2021

Durante a programação da Semana de Acolhimento e Integração dos Profissionais de Educação, aconteceu a abertura do Programa Volta ao Novo no município de Major Sales. Criado pelo Instituto Ayrton Senna, durante a pandemia da Covid-19, o Programa tem c [...]

#Saúde | 16 DE SETEMBRO DE 2021

O município de Major Sales iniciou na última terça-feira, 14, a vacinação contra covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades. O Cronograma de vacinação segue as determinações do Minis [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito