Notícias

Conhecendo a tradição dos Caboclos de Major Sales.

A brincadeira da Malhação de Judas no município de Major Sales/RN, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, é SECULAR, a tradição mobiliza toda a cidade durante a Semana Santa, especialmente no Sábado de Aleluia, quando Judas, o boneco de palha de bananeira e pano que personifica o traidor de Cristo, o Judas Iscariotes, é punido, queimado ou dilacerado.

Em Major Sales os grupos organizados de caboclos tem estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro. A base coreográfica é composta por vinte e seis brincantes dançando sempre em roda, envolvidos em passos característicos e mantendo o Judas no centro, onde é pisoteado, agredido com bastões empunhados. Os dançarinos emitem um som gutural, com ira incessante e seus sapateados ajudam a compor a base percussiva. As roupas de trapos de panos multicoloridos com máscaras provocam um impacto plástico incomum, e a sua confecção é realizada em mutirão. A brincadeira começa no inicio da semana santa, quando os grupos em cortejos dispersos, apresentam-se em ruas, sítios, terreiros e depois participam do Festival de Caboclos organizado pela comunidade a autoridades locais.

Os Caboclos de Major Sales já tem uma larga história de reconhecimento cultural nos níveis regional, estadual e nacional. Os Caboclos se apresentam como um patrimônio cultural imaterial da cultura popular do Brasil que realizam apresentações culturais inclusivas revelando a diversidade cultural do semi-árido brasileiro, contribuindo significativamente para a construção da identidade cultural do país.

Texto: Professora Maria Carlos

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Major Sales

LOCALIZAÇÃO

 Rua Nilza Fernandes, nº 640 Centro

 Tel. (84) 3388-0111

 pmmsales@uol.com.br

REDES SOCIAIS