CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 17/04/2024 SAÚDE Em Major Sales, parceria entre Saúde e Educação na luta contra a Dengue se destaca como modelo nacional.

Em Major Sales, uma iniciativa está se destacando na batalha contra a Dengue. Uma parceria estratégica entre a Saúde e Educação tem mostrado resultados positivos na conscientização e prevenção dessa doença transmitida pelo Aedes Aegypt.

Recentemente, a cidade teve o privilégio de receber a equipe do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), de Brasília, para a produção de um web documentário que irá destacar o sucesso do projeto liderado pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

A abordagem inovadora desta ação intersetorial envolve ensinar de maneira lúdica e educativa nas escolas as crianças e adolescentes do município sobre os cuidados preventivos contra a Dengue. Elas não apenas absorvem essas informações, mas também as levam para suas casas, compartilhando com suas famílias.

O documentário em produção será uma janela para o mundo, exibindo não apenas os esforços locais, mas também destacando como uma abordagem comunitária pode ser eficaz na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. Os detalhes de como Major Sales está enfrentando a Dengue de maneira criativa e eficaz serão apresentados em breve, permitindo que outros municípios se inspirem e aprendam com essa experiência.

Fique atento! Em breve, você poderá assistir ao web documentário completo que estará disponível na internet.

#Saúde 20/01/2024 SAÚDE Novos veículos 0km para fortalecer a saúde da população de Major Sales. Prefeitura Municipal investe R$ 400.500,00 em veículos modernos para aprimorar atendimento à comunidade.
#SemanaDoBebê 24/11/2023 SAÚDE Major Sales promoverá a 13ª Semana do Bebê: Um compromisso com o futuro da Primeira Infância. Município consolida-se como referência em políticas públicas dedicadas ao desenvolvimento saudável dos pequenos cidadãos.
#Saúde 13/11/2023 SAÚDE Novembro Azul: Major Sales promove ação preventiva contra o câncer de próstata. Cuidados especializados marcam iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde
#Saúde 01/11/2023 SAÚDE Prefeitura de Major Sales promove formatura do Programa Saúde com Agente.

No último dia 31 de outubro, a cidade de Major Sales comemorou um marco importante na área da saúde com a formatura dos profissionais capacitados pelo Programa Saúde com Agente. Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), teve como objetivo capacitar os agentes de saúde locais para aprimorar o atendimento à comunidade e fortalecer a Atenção Primária à Saúde.

O programa, que teve duração de 10 meses, envolveu 10 Agentes Comunitários de Saúde e 01 Agente de Combate às Endemias. O comprometimento e dedicação desses profissionais resultaram em um aproveitamento de 100% ao longo do processo de formação.

A cerimônia de formatura, que contou com a presença de autoridades locais, familiares e convidados, foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço desses profissionais que agora estão mais bem preparados para atender às necessidades de saúde da população.

Durante o evento, a enfª Eva Nalígia, preceptora do curso no município, compartilhou detalhes sobre o programa e destacou a importância de iniciativas como o Saúde com Agente para melhorar a saúde da comunidade. "Essa capacitação visa valorizar os Agentes de Saúde, que desempenham um papel crucial na promoção da cidadania e na prevenção de doenças. Os profissionais agora têm um olhar mais apurado e recursos adicionais para orientar os pacientes que precisam de atendimento, garantindo um serviço de qualidade e eficácia", disse a preceptora.

A Prefeitura de Major Sales e a Secretaria de Saúde parabenizam todos os envolvidos neste importante projeto, que contribui significativamente para o fortalecimento da rede de atenção primária, resultando em uma melhoria substancial na qualidade de vida da população. Com o compromisso de investir na saúde e no bem-estar da comunidade, Major Sales reforça seu compromisso em promover o acesso a serviços de saúde de excelência para todos os cidadãos.

#Saúde 31/10/2023 SAÚDE Major Sales encerra o Outubro Rosa e Verde com Evento em Prol da Saúde.

Durante todo o mês de outubro, a cidade de Major Sales esteve imersa em tons de rosa e verde, em uma demonstração de comprometimento com a saúde e conscientização. A campanha Outubro Rosa e Verde, que visa a prevenção do câncer de mama e também da sífilis, encerrou-se em grande estilo com um evento especial promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Academia da Saúde.

Na tarde de segunda-feira, 30 de outubro, o Estádio Municipal "O Piozão" foi o palco para uma série de atividades voltadas para toda a comunidade. A população de Major Sales se reuniu para uma tarde repleta de diversão, informação e, acima de tudo, cuidado com a saúde.

As atividades incluíram exercícios físicos, danças e uma corrida pedestre, na qual os participantes tiveram a oportunidade de competir por prêmios. A presença da comunidade e seu entusiasmo em participar dessas atividades demonstram o comprometimento da cidade com a promoção da saúde e o bem-estar de seus habitantes.

Profissionais de saúde estiveram presentes para compartilhar informações essenciais sobre prevenção e cuidados com a saúde. Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas, receber orientações e aprender sobre as melhores práticas para manter uma vida saudável.

O Outubro Rosa e Verde em Major Sales não apenas conscientizou a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da sífilis, mas também serviu como um lembrete de que a saúde deve ser uma prioridade durante todo o ano.

#SemanaDoBebê 20/10/2023 SAÚDE Estão abertas as inscrições para o Concurso Bebê Estrela da Semana do Bebê - 2023 Inscrições abertas de 23 a 26 de outubro
#Saúde 19/10/2023 SAÚDE Campanha Antirrábica 2023 é um Sucesso: Mais de 1.200 Animais Protegidos.

A Campanha Antirrábica 2023 foi concluída com êxito, graças trabalho de nossos Agentes de Endemias e à participação ativa da comunidade. Os números alcançados na luta pela prevenção da raiva são motivo de comemoração.

Na zona urbana, um total de 392 cães e 403 gatos receberam a vacina antirrábica, garantindo sua proteção contra essa doença perigosa. Na zona rural, 272 cães e 151 gatos também foram imunizados. Isso resultou em um TOTAL GERAL de 1.218 animais vacinados.

A conquista dessa marca expressiva é uma prova da dedicação e do comprometimento de nossa equipe de saúde, que trabalhou para garantir que nossos amigos de quatro patas estejam seguros contra a raiva. O êxito não teria sido possível sem a colaboração de cada membro da comunidade de Major Sales, que entendeu a importância da prevenção e do cuidado com seus animais de estimação.

A raiva é uma ameaça real, não apenas para os animais, mas também para os seres humanos. É com a união de todos que conseguimos manter nossa cidade segura.

O bem-estar dos animais é também um comrpomisso da Prefeitura Municipal de Major Sales, e reiteramos que estamos sempre à disposição para apoiar iniciativas que visem a garantir a saúde.

Para mais informações sobre a Campanha Antirrábica 2023 e outros programas de saúde pública, visite o site oficial da Prefeitura de Major Sales ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 09/10/2023 SAÚDE Prefeitura reforça compromisso com a saúde das mulheres no Outubro Rosa.

Neste mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Major Sales reafirma seu compromisso com a saúde das mulheres majorsalenses. Como parte das ações do movimento Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma iniciativa crucial para a detecção precoce do câncer de mama.

Exames Gratuitos de Ultrassonografia Mamária Beneficiam 30 Mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou exames de ultrassonografia mamária para todas as mulheres que receberam solicitações médicas. Esta ação em prol da saúde feminina beneficiou um total de 30 mulheres, que tiveram acesso a exames de alta qualidade realizados no Hospital e Maternidade Mãe Tetê.

A oferta desses exames gratuitos demonstra o compromisso da administração municipal com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

A Importância do Diagnóstico Precoce

O Outubro Rosa é um movimento global que visa conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde aproveita esta oportunidade para lembrar a todas as mulheres da cidade sobre a relevância de realizar regularmente seus exames de mamografia e ultrassonografia mamária.

O diagnóstico precoce é uma ferramenta crucial na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e recuperação completa.

Sua saúde é preciosa, e juntos podemos fazer a diferença.

#Saúde 08/10/2023 SAÚDE Sucesso Total no Dia "D" de Multivacinação em Major Sales

No último sábado, 07 de outubro, a comunidade de Major Sales se uniu para um evento de extrema importância na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes". O Dia "D" de Multivacinação foi um verdadeiro, e os números falam por si.


Mais de 150 cartões de vacinação foram verificados: Isso significa que muitas pessoas garantiram que suas imunizações essenciais estão em dia. Afinal, estar com as vacinas em ordem é fundamental para uma vida saudável.

138 doses foram aplicadas: A equipe de saúde não mediu esforços para proteger nossa comunidade contra várias doenças. Crianças, adolescentes, adultos e idosos se beneficiaram dessa ação vital.

86 pessoas saíram com seu sistema imunológico fortalecido: Isso é mais do que números; é a garantia de que nossa comunidade está se protegendo contra as ameaças à saúde que podem surgir.

O sucesso do Dia "D" de Multivacinação só foi possível graças ao comprometimento dos profissionais de saúde que trabalharam incansavelmente para tornar o evento um êxito. A Prefeitura de Major Sales expressa sua gratidão a esses heróis da linha de frente, que estão dedicados à proteção de nossa população.

Um agradecimento especial também vai para a comunidade de Major Sales, que compareceu em peso e demonstrou sua compreensão sobre a importância da vacinação. É a união da comunidade que faz a diferença.

Mas lembrem-se, a prevenção é o melhor remédio, e a vacina é nossa arma mais poderosa. Se você perdeu o Dia "D" de Multivacinação, não precisa se preocupar. A Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" está à disposição o ano inteiro para garantir que todos estejam devidamente imunizados.

Juntos, continuaremos a construir uma Major Sales mais saudável e segura. A saúde de todos é a nossa prioridade, e a vacinação é o caminho para esse objetivo.

Mantenha-se informado e protegido, Major Sales! A saúde é um bem precioso que merece nossa atenção constante.

#Saúde 03/10/2023 SAÚDE Outubro Rosa e Verde: Cuidando da Saúde em Major Sales. Comunidade se une para conscientização e prevenção do câncer de mama e da sífilis.
#Saúde 23/08/2023 SAÚDE Major Sales conta com uma moderna sala de fisioterapia para promover saúde e bem-estar à população.

A Prefeitura de Major Sales reconhece a importância da fisioterapia como parte integral do sistema de saúde. A nova sala de atendimento é mais um passo em direção à melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população, promovendo a recuperação e o bem-estar dos pacientes, melhorando sua qualidade de vida.

Localizada na Academia da Saúde, a Sala oferece um ambiente acolhedor e seguro, onde os majorsalenses podem receber tratamentos de fisioterapia com profissionais altamente qualificados e equipamentos modernos, atendendo uma variedade de necessidades de reabilitação, desde lesões até problemas musculares crônicos.

#Saúde 01/08/2023 SAÚDE Saúde realizará Processo Seletivo Simplificado para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de servidores temporários com a finalidade de garantir a execução das atividades de saúde pública, com os seguintes profissionais: Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

As inscrições acontecerão nos dias 03 e 04 de agosto de 2023, das 08h às 14h na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Prefeitura Municipal, Sala 02.

Mais informações por meio do link disponível abaixo:

#Saúde 20/07/2023 SAÚDE Projeto exitoso: Oscar do Aleitamento Materno Infantil é apresentado para o Brasil no 37º Congresso CONASEMS.

O Oscar do Aleitamento Materno Infantil, promovido na Semana do Bebê de Major Sales, foi a experiência exitosa selecionada no estado do Rio Grande do Norte para ser apresentado no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que aconteceu nesta semana, de 16 a 19 de julho em Goiânia/GO.

Apresentado pela secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, o projeto majorsalense tem como objetivo incentivar a importância do Aleitamento Materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Uma proposta inovadora e motivadora que a cada ano empolga as mães e bebês do município. A iniciativa recebeu elogios e aplausos de todos os presentes no evento.

Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o 37º Congresso do Conasems propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Além da tradicional Feira SUS, com stands do Conasems, dos Cosems, patrocinadores e expositores a 37ª Edição do Congresso Conasems foi repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

#Saúde 16/05/2023 SAÚDE Semana da Enfermagem é encerrada com comemoração.

O encerramento da Semana de Enfermagem de Major Sales, aconteceu no último dia 13 de maio, oportunidade em que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma manhã de lazer comemorando o Dia Nacional da Enfermagem.

A programação especial contou com a realização de dinâmicas de motivação, momentos de reflexão, entrega de mimos e atividades interativas abordando a importância da enfermagem nos serviços de saúde de Major Sales.

#Saúde 12/05/2023 SAÚDE Saúde promove a Semana da Enfermagem 2023.

Com o tema: "Enfermagem proporcionando cuidado e atenção ao próximo", a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal Saúde, está realizando a Semana de Enfermagem. A abertura aconteceu na manhã da última quinta-feira, 11, no Auditório do Palco da Praça de Eventos, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, alunos do curso técnico de enfermagem e autoridades do município.

A programação seguiu ao longo do dia com o curso de parada cardiorrespiratória e reanimação pulmonar, ofertado pelo Instituto de Gestão em Saúde do RN e ministrado pela Empresa Alfa CT Cursos da cidade de Cajazeiras/PB.

A gestão municipal promove constantemente atividades de educação permanente para que seus profissionais possam sempre estar qualificados e aptos pata prestar uma assistência de qualidade aos nossos munícipes.

#Saúde 02/05/2023 SAÚDE Major Sales promove Semana Saúde na Escola

Com o tema: "Vacina salva vidas" as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizaram no período de 24 a 28 de abril, a Semana Saúde na escola.

A iniciativa é promovida anualmente através de ações intersetoriais entre saúde e educação com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar sobre temas prioritários de saúde.

Neste ano a temática tratou sobre a importância da vacina e continuamente da atualização vacinal dos alunos.

As atividades nas escolas foram desenvolvidas com orientações, dinâmicas e acompanhamento do cartão de vacina.

#Saúde 09/03/2023 SAÚDE Academia da Saúde promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Com homenagens, sorteios de brindes, dança e diversas atividades físicas, as alunas da Academia da Saúde comemoraram o Dia Internacional da Mulher. O evento realizado na tarde deste dia 08, foi prestigiado pela prefeita Maria Elce e o controlador geral do município, Carlos José Fernandes.

#Saúde 02/03/2023 SAÚDE Major Sales promover VII Conferência Municipal de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta quinta-feira, 02, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores, abordou o tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

Com a participação de representantes da sociedade civil e governamental, além de profissionais da área da saúde, a Conferência é um espaço democrático para discutir, propor e planejar melhorias para a saúde nas esferas municipal, estadual e federal.

A palestra para nortear os grupos de trabalhos foi ministrada pelo enfermeiro Glériston Vieira e a Assistente Social Neuman de Azevedo e tratou sobre quatro eixos temáticos: "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento do SUS".

#Saúde 17/02/2023 SAÚDE Em clima de carnaval, Grupo de Gestantes inicia atividades do ano de 2023

Em clima de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, 13, as atividades do ano de 2023 do Grupo de Gestantes "Gerando amor".

Com o tema: "Fui fazer folia, gerei amor", o momento dinâmico serviu para dar boas-vindas às gestantes, apresentar os profissionais de saúde, repassar informações e fortalecer as ações do grupo.

#Saúde 27/01/2023 SAÚDE Prefeitura promove show de humor para os profissionais de saúde do município. O evento fez parte do encerramento da Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde.
#Saúde 25/01/2023 SAÚDE Gestão Municipal oferta ações de saúde e beleza para os profissionais de saúde. A iniciativa é parte da programação da Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde, por meio do projeto cuidARTE promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
#Saúde 24/01/2023 SAÚDE Academia da Saúde inicia atividades do ano de 2023.

Para promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população, a Academia da Saúde já retornou as atividades do ano de 2023. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 17h às 18h na Praça de Eventos.

Podem se inscrever gratuitamente qualquer cidadão majorsalense com idade entre 18 a 70 anos.

Os alunos participam de aulas de dança, treinamento funcional e step com orientação do educador físico Paulo Amorim e a instrutora de dança Gildeane Pereira.

Atualmente a Academia da Saúde atende cerca de 200 alunos que são acompanhados por uma equipe multifuncional da Secretaria Municipal de Saúde.

Quem desejar realizar a inscrição deverá se direcionar ao Centro de Saúde, localizado na Rua Antônio José da Rocha - Centro, de segunda a sexta-feira no horário de 08h às 11h e das 14h às 16h, munidos dos documentos pessoais.

#Saúde 23/01/2023 SAÚDE Major Sales promove Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde. O projeto denominado CuidARTE contemplará os profissionais de saúde do município com ações de prevenção, qualificação profissional, terapia, beleza, lazer e entretenimento.
#Saúde 23/12/2022 SAÚDE Saúde desenvolve ações voltadas ao Dezembro Vermelho e inicia projeto Minha Empresa Nota 10.

O dezembro vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, AIDS e outras IST. O município de Major Sales promoveu nos dias 19, 20 e 21, a realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV, AIDS e também para sífilis. Na ocasião, foram repassadas orientações que abordam as medidas de prevenção necessárias.

O público das ações contemplou todos os trabalhadores de empresas com sede no município e que são elegíveis do Projeto Minha Empresa Nota 10 do estado do RN, cujo objetivo é ampliar a vacinação de pessoas com dificuldade de se ausentar do trabalho para procurar a unidade básica de saúde para ter acesso às vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais de saúde, pensando no bem estar desse público, visita as empresas para a realização de testes rápidos e a imunização, intensificando principalmente a vacinação contra covid-19.

#SemanaDoBebê 30/11/2022 SAÚDE Semana do Bebê realiza cerimônia do OSCAR DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO.

O OSCAR DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO homenageou mães e bebês do município de Major Sales que durante os seis primeiros meses de vida receberam somente O LEITE MATERNO como alimento. A cerimônia realizada na manhã de hoje, 30, no Centro Educacional Infantil São João Batista, faz parte da programação da 12ª Semana do Bebê.

O evento também certificou as mães amigas do peito, um reconhecimento pelo zelo e promoção de mais saúde, amor e segurança para os bebês.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que, até os seis meses de vida, o único alimento a ser ofertado ao bebê seja o leite materno. Esse alimento já tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a hidratação do bebê, portanto, não é preciso nem ao menos oferecer água à criança.

Na oportunidade, a nutricionista Fernanda Sousa, ministrou uma breve palestra com o tema "do peito ao prato" que abordou sobre os cuidados necessários nesta transição do aleitamento exclusivo para a introdução de novos alimentos.

#SemanaDoBebê 28/11/2022 SAÚDE Aberta oficialmente a 12ª edição da Semana do Bebê

Teve início na manhã de hoje, 28, a 12ª edição da Semana do Bebê de Major Sales. A iniciativa tem como objetivo contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento, saúde, educação, alimentação, segurança, convívio familiar e social.

A cerimônia de abertura contou com o desfile da Bebê Estrela, Maria Vitória, e dos bebês que participaram do concurso, além de homenagem e entrega de comendas para a madrinha e o padrinho da semana, Simone Silva e Damião Amaro, respetivamente, e para o autor do tema da semana, Emerson Kawê.

Crianças, famílias, autoridades e populares prestigiaram a cerimônia no Centro Educacional Infantil São João Batista.

O evento segue até o próximo dia 02 de dezembro.

#SemanaDoBebê 25/11/2022 SAÚDE Prefeitura realiza 12ª Semana do Bebê.

A Prefeitura de Major Sales, por meio de uma ação conjunta com as Secretarias Municipais, e em parceria com a Pastoral da Criança, Conselho Tutelar e CMDCA, realizarão no período de 28 de novembro a 02 de dezembro, a 12ª Semana do Bebê.

O evento direcionado a primeira infância tem como objetivo contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento, saúde, educação, alimentação, segurança, convívio familiar e social.

Acompanhe a programação.

28/11 | Segunda-feira:

7h30 -Abertura Oficial: Luz, Câmera, Ação - 12ª Temporada da Semana do Bebê de Major Sales

- Musical Infantil

- Desfile dos Bebês

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Comissão da 12ª Semana do Bebê

29/11 | Terça-feira:

8h00 - 4ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Major Sales

30/11 | Quarta-feira:

8h - Baby Flix: Oscar do Aleitamento Materno - Do peito ao prato.

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Criança Feliz, SCFV e voluntários de recreação

Público Alvo: Bebê de 6 à 12 meses

15h- Oficina sobre Disciplina sem violência e a Lei Menino Bernardo

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Conselho Tutelar e Equipe Técnica do CRAS

Público Alvo: Pais das crianças da creche

01/12 | Quinta-feira:

8h - Oficina: Como Estrelas na Terra

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Escola Municipal Antônio José da Rocha

Público Alvo: Pais e Auxiliares de crianças com TEA.

15h- Diário de Uma Gestante

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social

Público Alvo: Grupo de gestantes Gerando Amor

Sexta-feira | Sexta-feira:
8h - Enceramento
Em cartaz: Semana do Bebê uma aventura fantástica.

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Centro Educacional Infantil São João Batista

Público Alvo: Crianças até 6 anos

#Saúde 24/11/2022 SAÚDE Academia da Saúde realiza premiação do Desafio 21 dias.

Mais de 100 pessoas participaram do Desafio 21 dias promovido pela Academia da Saúde em Major Sales. Com aulas dinâmicas para intensificar as atividades físicas e o hábito da alimentação saudável, o desafio contou com a participação de 14 profissionais da área de educação física, além de profissionais da saúde.

O encerramento com a premiação aconteceu neste dia 23 de novembro com a presença da prefeita Maria Elce e da secretária municipal de saúde, Ângela Wilma.

Luiz Felipe perdeu 8,300kg durante os 21 dias, conquistando o 1º lugar no desafio. O vencedor foi seguido de Maria Alzineide e Damiana Diana que perdera 6,000 kg e 5,800 kg, respectivamente, sendo a 2ª e 3ª colocada.

Francisca Sônia, Maria de Fátima e Fátima Vieira conquistaram o prêmio "amiga de treino", perdendo cada uma mais de 3,000 kg.

Os vencedores foram premiados pela Secretaria Municipal de Saúde:

1º lugar: R$ 500,00;

2º lugar: R$ 300,00;

3º lugar: 1 drenagem linfática e 1 kit de higienização para a pele.

As amigas de treino também receberam brindes pela conquista.

O desafio é promovido anualmente, mas as atividades regulares da Academia da Saúde acontecem gratuitamente todos os dias de segunda a sexta. Os interessados em participar das aulas podem se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 07/11/2022 SAÚDE Secretária de saúde participa do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a secretária municipal de saúde de Major Sales, Ângela Wilma, participou em Aracaju, capital do Estado de Sergipe, do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

O evento que contou com exposições de experiências exitosas, mesas de debates sobre atenção primária, financiamento, governança, regionalização e RAS, além de oficinas sobre TELESSAÚDE, ImunizaSUS, elaboração e execução de orçamentos, aprendizado das mostras de experiências e assistência farmacêutica.

A abertura oficial do evento com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O Rio Grande do Norte através do COSEMS/RN contou com mais de 130 participantes, entre gestores e técnicos de saúde.

Para a secretária, a participação no congresso e nas atividades promovidas enriquece de informações e conhecimentos a luta diária pela a melhoria do SUS.

#Saúde 02/11/2022 SAÚDE Academia da Saúde inicia o desafio 21 dias.

Teve início nesta terça-feira, 01, o desafio 21 dias, promovido pela Academia da Saúde. A competição saudável segue até o dia 21 de novembro. Serão 21 dias estimulando a prática de atividades físicas, alimentação saudável e redução do sedentarismo, garantindo qualidade de vida e autoestima.


4ª edição contará com premiações de 1° ao 3° lugar, sendo:

1° lugar R$ 500,00;

2° lugar R$300,00;

3º lugar procedimento estético + brinde.

Esse ano também contará com a premiação "amigo/amiga de treino" incentivando os participantes para convidar um amigo ou amiga para juntos se desafiarem durante 21 dias, concorrendo a um prêmio surpresa.

#Saúde 28/10/2022 SAÚDE Saúde realiza mutirão para realização de ultrassonografias mamárias e testes rápidos de sífilis para mulheres.

Concluindo as ações do Outubro Verde e Rosa, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofertou na manhã de hoje, 28, mais de 40 ultrassonografias mamárias e realização de testes rápidos de sífilis para mulheres.

A ação busca garantir o acesso ao procedimento, que integra os exames que devem ser feitos de forma periódica para prevenir o câncer de mama e sífilis.

#SemanaDoBebê 27/10/2022 SAÚDE Emerson Kauã é o vencedor do Concurso para a escolha do tema da 14ª Semana do Bebê.

Anualmente a Comissão Organizadora da Semana do Bebê de Major Sales, realiza com os alunos da Escola Municipal Antônio José da Rocha, o Concurso para a criação do tema da Semana do Bebê. A ação mobiliza crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que usam de sua criatividade para contribuir com o dinamismo do evento voltado para a primeira infância.

"Os bebês são como uma série, cada temporada, uma emoção", a frase de autoria do adolescente Emerson Kauã de Figueiredo Aquino, de 14 anos, aluno do 8º ano, foi a escolhida para ser o tema deste ano.

Para a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Eva Nalígia, Emerson por meio da frase faz um comparativo das fases da vida dos bebês com as temporadas das séries televisivas: "A vida é feita de fases (temporadas) que inicia-se na gestação e se encerra com o óbito como episódio final. Assim como nas séries, as temporadas da vida dos bebês são breves, porém intensas. A maturação de órgãos e sistemas despertam protagonistas e coadjuvantes, emoções diversas a cada descoberta. É necessário viver cada episódio cumprindo o script necessário para garantir o sucesso das novas temporadas." Explicou a enfermeira.

Parabéns ao vencedor e todos os alunos que participaram do concurso!

#SemanaDoBebê 24/10/2022 SAÚDE Inscrições abertas para o Concurso Bebê Estrela 2022.

Secretaria Municipal de Saúde abre inscrições para o Concurso Bebê Estrela 2022. A ação faz parte das atividades da Semana do Bebê de Major Sales que acontecerá no mês de novembro.

Quem pode participar?

Crianças do município de Major Sales entre 06 meses e 11 meses e 29 dias,

completos até o dia 31 de outubro de 2022.

Onde pode ser feita a inscrição?

Bebês que moram na Área dos Agentes de Saúde da Equipe ESF 01- fará inscrição na UBS Erismina Carlos Fernandes - localizada na Rua Francisco André de Morais - próximo a Creche São João Batista;

Bebês que moram na Área dos Agentes de Saúde da Equipe

ESF 02- fará inscrição na UBS Antônio Fernandes Sobrinho -

localizada no Bairro Bom Jardim - próximo ao Estádio

"O Piozão".

Quais documentos necessários?

Cartão da criança e cartão do pré-natal.

#Saúde 13/10/2022 SAÚDE Saúde realiza ações do outubro verde e rosa em prevenção ao câncer de mama e sífilis.

A Secretaria Municipal de Saúde, elaborou uma vasta programação para o outubro verde e rosa com o objetivo de abordar a importância da prevenção do câncer de mama e sífilis. As atividades incluem a participação de profissionais da Assistência Social e da Educação. Dentre as atividades, haverá gincana de autocuidado, jogo de futebol, rodas de conversas, momento interativo, corrida pela vida, testagem rápida e realização de exames que forem solicitados pelos profissionais de saúde ao longo do mês.


DATA: 13/10/22 (TERÇA-FEIRA) - 15h

UM TOQUE PELA VIDA

AÇÃO: Gincana do autocuidado;

Testagem rápida para sífilis;

Jogo de futebol feminino

LOCAL: QUADRA DE ESPORTES

RESPONSÁVEIS: SMS E SEMCAS

PÚBLICO: MULHERES DO PAIF

DATA: 18/10/22 (TERÇA-FEIRA) - 13h

DECLARO MEU AMOR POR MIM

AÇÃO: Saúde do professor

Abordagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama e sífilis;

Testagem rápida;

Exame clínico das mamas

LOCAL: EMAJR

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: PROFESSORES DA EMAJR

DATA: 19/10/22 (QUARTA-FEIRA) - 14h

ANTES DE SER MÃE, SOU MULHER E ME CUIDO

AÇÃO: Roda de conversa sobre a Sífilis congênita e a importância da amamentação na prevenção do câncer de mama.

Desfile da gestantes

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: GRUPO DE GESTANTES GERANDO AMOR

DATA: 24/10/22 (SEGUNDA-FEIRA) - 15h

É SEMPRE TEMPO DE SE CUIDAR

AÇÃO: Momento interativo com os idosos

LOCAL: CLUBE DE IDOSOS

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: GRUPO DE IDOSOS ALEGRIA DE VIVER

DATA: 27/10/22 (QUINTA-FEIRA) - 17h

QUEM SE AMA, SE CUIDA!

AÇÃO: Corrida pela vida

Testagem rápida

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

RESPONSÁVEIS: Academia da saúde

PÚBLICO: MULHERES DA ACADEMIA DA SAÚDE



#Saúde 11/08/2022 SAÚDE Gestão Municipal reajusta piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, efetuou no mês de julho o reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que passam a ganhar R$ 2.424,00 em atendimento a Emenda Constitucional nº 120. A gestão também pagou o retroativo referente aos meses de maio e junho, conforme consta em portarias publicados pelo Ministério da Saúde.

O compromisso da administração municipal em efetivar o pagamento, reforça a valorização do trabalho realizado pela categoria em prol saúde da nossa população

#Saúde 24/06/2022 SAÚDE Prefeitura inaugura a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, inaugurou na tarde de hoje, 24, a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê. Uma obra importante para a melhoria no atendimento à saúde da população.

Com investimento de quase meio milhão de reais viabilizado por meio de emendas parlamentares e contrapartida com recursos próprios da municipalidade, foi possível fazer a cobertura da fachada principal; construir um novo bloco onde funcionará o setor de imagem com aparelho de raio x; ampliar a sala de urgências; reformar o setor de especialidades integradas com adaptação de mais um consultório médico, recepção e triagem para realização das consultas especializadas como cardiologia, ortopedia, endocrinologia, oftalmologia e ultrassonografia; e construção de uma garagem.

#Saúde 27/05/2022 SAÚDE Prefeita entrega mais um veículo para servir à população por meio da Atenção Primária à Saúde.

A prefeita Maria Elce, entregou nesta quinta-feira, 26, durante a abertura da Semana de Enfermagem, mais um veículo 0km - tipo Argo Fiat para servir à população por meio da Atenção Primária à Saúde.

O veículo custou R$ 78.500,00, adquirido com recursos de emenda parlamentar da Bancada Federal do Rio Grande do Norte e com uma contrapartida de R$ 10.000 por parte da Prefeitura Municipal.

#Saúde 26/05/2022 SAÚDE Saúde promove Semana de Enfermagem.

Teve início na manhã de hoje, 26, a Semana de Enfermagem do município de Major Sales. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Palco da Praça de Eventos e contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de saúde e autoridades municipais.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, estiveram presentes para saudar os profissionais e realizar a entrega de equipamentos para a Atenção Primária à Saúde.

A programação segue até sábado, 28, e conta com oficinas, capacitações e momentos de entretenimento e cultura.

#Saúde 16/05/2022 SAÚDE Profissionais da Estratégia Saúde da Familia participam de capacitação.

Médicas, enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família no município de Major Sales, participaram na segunda-feira, 11, de uma capacitação ministrada pela nutricionista Fernanda Souza, sobre Novas Recomendações para prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes na APS e adesão da Estratégia NutriSUS.

#Saúde 05/05/2022 SAÚDE Saúde intensifica ações de prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Como parte da rotina de trabalho dos Agentes de Endemias e de Saúde, todas as segundas-feiras pela manhã, acontece o mutirão de combate ao Aedes Aegypti. As ações são realizadas em ruas da cidade, com visitas e inspeções nas residências e terrenos baldios.

O objetivo é fiscalizar, monitorar e tratar possíveis criadouros do mosquito causador das doenças Dengue, Chicungunya e Zika.

A Secretaria Municipal de Saúde alertamos toda população para manter os cuidados, pois com as chuvas aumenta o risco de aparecimento das doenças causadas pelo mosquito.

#Saúde 27/04/2022 SAÚDE Saúde lança o projeto cuidAR-TE para abordar sobre saúde fisica e mental dos profissionais da pasta.

Com o objetivo de abordar ações de saúde dos trabalhadores da pasta, inclusive no que se refere aos cuidados com a saúde física e mental, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto cuidAR-TE que também abordará a importância do trabalho em equipe, fortalecimento dos vínculos no ambiente de trabalho, motivação e auto estima.

O projeto que será realizado continuamente, iniciou no último dia 13 de abril, e contou com atividades físicas e corporal, além de uma gincana interativa com provas envolvendo jogo de memória, afetividade, percepção e atenção, trabalho coletivo, entre outros.

Com público de aproximadamente 50 profissionais de saúde, o evento aconteceu com presença da prefeita Maria Elce. Na oportunidade, a gestora realizou uma homenagem com entrega de certificados de Honra ao Mérito aos profissionais de saúde envolvidos no combate a covid-19 e agradeceu a todos pelo empenho e dedicação para com a população majorsalense.

A secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, apresentou um vídeo com um relato intitulado "heróis da vida real", trazendo uma retrospectiva das lutas e glórias durante a pandemia.

Por fim, teve sorteio de brindes e celebração da Páscoa com entrega de chocolate aos presentes.

#Saúde 07/04/2022 SAÚDE Saúde inicia mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo. A campanha teve início dia 04 de abril e segue até o dia 06 de junho. Os imunizantes estão disponíveis para a população, de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Nesta etapa, o público alvo da vacinação contra Influenza são os trabalhadores da saúde, idosos e crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas.

A vacinação está acontecendo na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinas.

#Saúde 24/03/2022 SAÚDE Secretaria de Saúde promove reunião ampliada para discutir política de saúde mental.

Com o tema: "A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS", a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no tarde do último dia 21, uma reunião ampliada para discutir e elaborar propostas para a política de saúde mental no município.

A reunião contou com participação de representante do Conselho Estadual de Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, Profissionais de Saúde, Educação, Assistência Social e representantes do Pontinho de Cultura, Câmara de Vereadores e Sociedade Civil.

As psicólogas que compõem o quadro funcional do município, apresentaram um diagnóstico situacional da saúde mental local, trazendo apontamentos para as discussões. Os grupos de trabalho abordaram os 4 eixos temáticos que trataram de propostas para compor relatório final.

O evento foi avaliado como de grande relevância em virtude da urgência e necessidade de discutir o tema por se tratar de um grave problema de saúde que tem aumentado ainda mais durante e no pós covid-19.

#Saúde 11/03/2022 SAÚDE Saúde fortalece atendimentos de especialidades médicas com oferta de ortopedia.

As ações na saúde desenvolvidas pela Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, seguem avançando, os esforços têm sido dirigidos para ampliação de serviços médicos especializados.

Um dos resultados desses esforços, é a oferta de ortopedia. Mensalmente o médico ortopedista, Enéas Bessa, está atendendo na Unidade Básica de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" no Bairro Bom Jardim.

Com o atendimento no próprio município, a população recebe assistência com qualidade, eficiência e comodidade, sem precisar se deslocar para outras cidades.

As consultas com o ortopedista são agendadas na Secretaria de Saúde, localizada na sede da Prefeitura Municipal.

#Saúde 04/03/2022 SAÚDE Prefeita entrega veículo 0km para atender as necessidades da Atenção Primária à Saúde.

A prefeita Maria Elce entregou nesta quinta-feira, 04, um carro 0km, modelo Cronos Fiat, para atender as necessidades da Atenção Primária à Saúde. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 89.000,00 destinada pelo senador Capitão Styverson Valentim.

O novo bem será incorporado à frota da Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 21/02/2022 SAÚDE Saúde intensifica ações do hiperdia.

O Hiperdia é um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças.

Pensando na qualidade de vida desses pacientes e no fortalecimento das ações da atenção primária à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, promove momentos de atenção e cuidado para esse público. As atividades coletivas do HIPERDIA são coordenadas pelas Estratégias de Saúde da Família - equipe 1 e 2, contemplando pacientes de todas as microáreas da cidade e também da zona rural.

As ações que acontecem semanalmente, incluem: consulta com médicos, aferição de pressão arterial e de glicemia, peso e altura, atividades físicas e orientações nutricionais e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

#Saúde 10/02/2022 SAÚDE Saúde implanta laboratório para analisar as coletas realizadas pela equipe de endemias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, implantou um laboratório para analisar as coletas realizadas pela equipe de endemias. A iniciativa faz parte de um trabalho criterioso no combate ao Aedes Aegypti.

Os profissionais passaram por uma capacitação promovida pela VI URSAP para que as amostras sejam analisadas no próprio município, e assim, facilitar e agilizar a prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

#Saúde 27/01/2022 SAÚDE Município iniciou vacinação infantil contra covid-19.

Major Sales iniciou na última terça-feira, 25, a vacinação infantil contra a covid-19. No primeiro dia de campanha, 60 crianças na faixa etária de 05 a 11 anos receberam a 1ª dose da vacina no Centro Municipal de Imunização, localizado na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

A equipe organizou o ambiente para acolher as crianças de forma divertida. Após a vacinação os pequenos receberam mimos com atividades educativas sobre a covid-19 e a importância de se vacinar, além de doces e pipocas.

A campanha de vacinação terá continuidade conforme a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

#SaúdeParaTodos 21/01/2022 SAÚDE Major Sales iniciará segunda-feira, 25, a vacinação contra covid-19 para crianças.

É HORA DE TOMAR VACINA

O município de Major Sales iniciará na próxima terça-feira, 25, a vacinação contra covid-19 para as crianças. Nesta primeira fase serão vacinadas as crianças na faixa etária de 05 a 11 anos com comorbidades e as crianças de 05 anos sem comorbidades. A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" de 08h às 11h.

As crianças deverão ir na companhia dos pais, portando os documentos pessoais, cartão do SUS, caderneta de vacinação e atestado médico (caso seja portador de comorbidades). Os pais que não puderem, deverão assinar o termo de autorização para um responsável.

#Saúde 29/11/2021 SAÚDE Major Sales conclui com êxito a 11ª edição da Semana do Bebê.

Major Sales realizou de forma exitosa a 11ª edição da Semana do Bebê. A culminância da programação aconteceu na tarde do último dia 26 de novembro, com o Encontro de Cultura Viva no Centro Educacional Infantil São João Batista.

Diversos grupos culturais abrilhantaram o evento proporcionando alegria e entretenimento para as crianças.

#Saúde 23/11/2021 SAÚDE Cerimônia festiva abre oficialmente a programação da 11ª Semana do Bebê.

Pioneira no Rio Grande do Norte e premiada internacionalmente, a Semana do Bebê de Major Sales teve inicio nesta segunda-feira, 22 e se estenderá até sexta-feira, 26. A cerimônia de abertura foi realizada no início da noite na Praça da Matriz. O evento contou com a apresentação do slogan da semana: "Os bebês são como astronautas a caminho de um mundo melhor" (Autora Karen Viviane - aluna da Escola Municipal Antônio José da Rocha), desfile dos bebês estrelas e entrega de comendas aos homenageados.

#Saúde 18/11/2021 SAÚDE 11ª Semana do Bebê acontecerá de 22 a 26 de novembro - Confira a programação.

A Prefeitura de Major Sales, por meio de um trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a 11ª Semana do Bebê. Uma série de atividades direcionadas à primeira infância serão executadas no período de 22 a 26 de novembro.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira | 22/11/2021

Movimentando o corpo, aperfeiçoando as habilidades

Público Alvo: crianças atendidas no CEI São João Batista

Horário: 07h às 10h | 13h às 16h

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Prof. Paulo Amorim

(Academia da Saúde) e Profissionais do CEI São João Batista

Abertura Oficial da 11ª Semana do Bebê

Desfile de Fofuras

Horário: 17h

Local: Praça da Igreja

Responsáveis: Secretaria de Cidadania e

Assistência Social e Saúde

Terça-feira | 23/11/2021

O contar e o encantar com a literatura infantil

Público Alvo: crianças atendidas no CEI São João Batista

Horário: 07h às 10h | 13h às 16h

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Responsáveis: Gestão Escolar e professores do CEI São João Batista

Mesa Redonda: A exposição em excesso a telas e suas consequências sócioemocionais

PúblicoAlvo: pais de crianças do CEI São João Batista e 1º ao 3º ano do ensino fundamental

Local: Quadra da Escola Municipal Antônio

José da Rocha

Horário: 8h

Responsáveis: Psicológas da Educação e Saúde

Oficina de Introdução Alimentar

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsáveis: Nutricionistas da Saúde eEducação

Quarta-feira | 24/11/2021

Oficina: Importância do Brincar na Primeira

Infância para crianças de 6 meses a 12 meses

Local: Clube de Idosos

Horário: 8h

Responsável: Secretaria de Cidadania e

Assistência Social, e Pastoral da Criança

Oficina: O lúdico na educação infantil

Público alvo: Professores do CEI São João Batista e 1º ano do ensino fundamental

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Cidania de

Assistência Social, Educação e Associação

Comunitária Sócio Cultural de Major Sales

Quinta-feira | 25/11/2021

Formatura do AME

(Aleitamento Materno Infantil)

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Horário: 8h

Responsável: Secretaria de Saúde, Assistência Social e Educação

Chá da Tarde com as Gestantes

Tema: Os desafios da maternidade frente á

pandemia.

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Horário: 15h

Responsável: Secretaria de Saúde e Assistência Social

Sexta-feira | 26/11/2021

Capacitação: Como identificar sinais de violência

na primeira infância

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 8h

Público Alvo: Profissionais que atuam com crianças

Responsável: Conselho Tutelar, Secretaria de

Saúde e Associação Comunitária Sócio Cultural

de Major Sales

Encerramento: Encontro de Cultura Viva na

Educação Infantil

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Cultura, CEI São João

Batista e Pastoral da Criança

#Saúde 17/11/2021 SAÚDE NOVEMBRO AZUL - Saúde promove ações para cuidar da saúde do homem.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, está promovendo durante todo este mês, a Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é cosncientizar e promover ações para cuidar da saúde do homem.

Acompanhe a programação:

Quarta-feira | 17/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Quinta-feira | 18/11/2021

08h - Pit Stop de Saúde do Homem

Local: Centro de Saúde

? Panfletagem;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

Sexta-feira | 19/11/2021

09h - Manhã de Saúde do Homem

Local Clube de Idosos

? Roda de conversa com agricultores;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

Segunda-feira | 22/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Terça-feira | 23/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Sábado | 27/11/2021

08h - Realização de ultrassonografias de próstata

Local : UBS Erismina Carlos Fernandes

Segunda- feira | 29/11/2021

07h30 - Exames de toque retal com o Urologista Dr Máximo Pinto

Local: UBS do Bairro Bom Jardim

18h - Terreirada de Saúde do Homem

Local: Sítio Fazenda Nova

? Roda de conversa com agricultores;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

#Saúde 11/11/2021 SAÚDE Comissão Organizadora seleciona frase ganhadora para o slogan da 11ª Semana do Bebê.

A Comissão Organizadora, selecionou a frase ganhadora para compor o slogan da 11ª Semana do Bebê de Major Sales. O evento acontecerá no período de 22 a 26 de novembro.

O concurso de frases aconteceu na Escola Municipal Antônio José da Rocha com a participação dos alunos do 7º ao 9º ano.

A ganhadora foi a aluna 7º ano "A", KAREN VIVIANE ESTEVAM DANTAS, de 13 anos, com a frase: "Os bebês são como astronautas a caminho de um mundo melhor".

A Comissão Organizadora parabeniza a vencedora e os participantes e agradece a toda equipe da Escola Municipal pela colaboração e execução do concurso.

#Saúde 20/10/2021 SAÚDE Academia da Saúde está promovendo a 3ª edição do desafio “perdendo peso, aumentando a autoestima”.

Para incentivar a comunidade na prática de exercícios físico e hábitos de alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Academia da Saúde, está promovendo a 3ª edição do desafio "perdendo peso, ganhando autoestima". O projeto com duração de 21 dias teve a adesão de mais de 70 pessoas.

O desafio coordenado pelo educador físico, Paulo Amorim, teve início dia 05 de outubro e se estenderá até a próxima segunda-feira, 25. As aulas acontecem diariamente na Praça de Eventos, oportunidade em que os alunos recebem também o acompanhamento de outros profissionais.

#Saúde 15/10/2021 SAÚDE Gestão comemora dia nacional do ACS e ACE e celebra inidcadores do Previne Brasil.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, se reuniram com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes comunitários de Endemias para comemorar o Dia Nacional do ACS e ACE e parabenizar as equipes pelos bons resultados nos indicadores do Previne Brasil.

As gestoras agradeceram aos profissionais pelo bom trabalho prestado na atenção básica à saúde no município, destacando a importância do trabalho coletivo para continuar alcançando bons resultados.

#Saúde 06/10/2021 SAÚDE Major Sales é a 13ª cidade do RN com melhor desempenho e eficiência nos serviços da Atenção Básica à Saúde.

Dos 167 municípios do RN, Major Sales é o 13º com melhor desempenho e eficiência nos serviços prestação pela Atenção Básica à Saúde, segundo indicadores do PREVINE BRASIL.

O Programa instituído pela Portaria nº 2.979/2019, é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde.

Em 2021, estão sendo monitorados 7 indicadores de saúde, cujos resultados são avaliados pelo Ministério da Saúde por quadrimestre, três vezes no ano. Nesta semana foi divulgado o resultado do segundo quadrimestre de 2021.

Para a prefeita Maria Elce, a excelente colocação vem certificar a dedicação e o trabalho coletivo das equipes de saúde. "Temos profissionais empenhados que recebem da nossa gestão incentivos e estrutura para executar bem sua rotina de trabalho. Essa colocação é a comprovação que a administração municipal vem cuidando bem, de forma responsável e eficiente da saúde da população. Parabéns a todos que fazem a Atenção Básica à Saúde do nosso município", parabenizou a gestora.

#Saúde 01/10/2021 SAÚDE Major Sales inicia atividades da campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio das Secretarias Municipais, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, deu início as ações do outubro rosa, campanha anual que tem como objetivo alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês, várias atividades, especialmente de saúde, serão ofertadas para as mulheres majorsalenses.

Acompanhe a programação e participe!


01/10/21 | Sexta-feira

8h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. Geandro

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

04/10/21 | Segunda-feira

8h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. Gesiel

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

DATA: 05/10/21 | Terça-feira

17h45 - Início do Desafio 21 dias com Aulão de Dança

LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Professor Paulo e Simone Silva

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

06/10/21 | Quarta-feira

08h - Café com um toque a mais de autocuidado (Roda de Conversa)

LOCAL: UBS Maria Furtada - Fazenda Nova

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: ESF 2 e CRAS

PÚBLICO: Mulheres do Grupo Renascer e convidadas

13/10/21 | Quarta-feira

18h - Oficina de Artes - Se cuidar é uma arte

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales e Profissionais de Saúde

PÚBLICO: Grupo de Mulheres - Negra Sou

16/10/21 | Sábado

07h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Erismina Carlos Fernandes

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. GIlvan

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

18/10/21 | Segunda-feira

09h- Palestra Motivacional

Via Google Meet VIA GOOGLE MEET

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Psicóloga Ana Célia

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

20/10/21 | Quarta-feira

9h30 - Roda de Conversa sobre os impactos pessoais e familiares do Câncer de Mama - MULHER LINDA, FORTE E CORAJOSA

LOCAL - Prefeitura Municipal

Participação de convidados

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: APS

PÚBLICO: Mulheres que trabalham no Centro Administrativo e Secretarias Municipais

22/10/21 | Sexta-feira

08h Atendimentos especializados em Ginecologia

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Ginecologista Dra. Neta

PÚBLICO: Mulheres com encaminhamentos para especialidades

25/10/21 | Segunda-feira

14h30 - GERANDO AMOR-PRÓPRIO (Instruções sobre a importância da alimentação e do aleitamento materno na prevenção do câncer de mama)

LOCAL: Clube de Idosos

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: APS ESF 1 e 2, SEMCAS e Programa Criança Feliz

PÚBLICO: Grupo de Gestantes

14h45 - Aulão de Dança de encerramento do Desafio 21 dias

LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Professora Paulo e Gildeane Pereira

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

26/10/21 | Terça-feira

14h30 - Roda de Conversa sobre a importância do autocuidado "Bem-me-quero"

LOCAL: Clube de Idosos

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: ESF 1 e SEMCAS

PÚBLICO: Mulheres dos grupos do CRAS

29/10/21 | Sexta-feira

CORRENDO CONTRA O CÂNCER (Corrida de encerramento da campanha)

*Premiação para os vencedores
LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Academia da Saúde

PÚBLICO: Mulheres que frequentam a Academia da Saúde

08/11/21 | Segunda-feira

07h - EXAMES DE MAMOGRAFIAS

Uma ação ofertada pela Prefeitura Municipal por meio do ônibus "Amigo do Peito".

TODAS AS TERÇAS HAVERÁ EXAME CLÍNICO DAS MAMAS.

HORÁRIO: 13h ÀS 16h

LOCAL: UBS ERISMINA CARLOS FERNANDES

#Saúde 29/09/2021 SAÚDE Setembro Amarelo: Profissionais da Atenção Primária a Saúde participam de encontro motivacional.

Os profissionais da Atenção Primária a Saúde, participaram na tarde desta segunda-feira, 27, de um encontro motivacional com o tema: Lancem sobre Ele toda sua ansiedade porque Ele tem cuidado de vocês.

O evento proporcionou momentos de reflexão, alertando os profissionais para a importância de zelar e cuidar da saúde mental.

A ação fez parte da programação do #SetembroAmarelo - Campanha de Prevenção ao suicídio.

#Saúde 29/09/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales inicia dose de reforço para idosos de 80 anos acima.

O município de Major Sales começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 80 anos que tomaram a segunda da Coronavac/Butantan até19 de março de 2021.

A vacinação está sendo realizada de forma domiciliar pela Equipe Municipal de Imunização com auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde.

#Saúde 24/09/2021 SAÚDE Saúde e Educação, realizam testagem para COVID-19 dos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Como parte do plano de retomada das aulas presenciais, a gestão municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, com apoio do Núcleo Saúde do Trabalhador da VI URSAP e da SUVIST - SESAP/RN, promoveram na quarta-feira, 22, a testagem para covid-19 dos profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino. 69 profissionais foram testados, todos tiveram resultados negativos.

A SESAP/RN forneceu para a ação 125 testes de swab rápido, a parceria tem sido fundamental no combate a covid-19, principalmente nesse momento de retomada das aulas presenciais.

#Saúde 23/09/2021 SAÚDE Equipes intersetoriais seguem realizando ações do #SetembroAmarelo.

Como parte da programação intersetorial em alusão à Campanha de Prevenção ao Suicídio - #SetembroAmarelo, o grupo Bom Jardim para as mulheres da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales, participaram de um encontro motivacional, onde tiveram a oportunidade de se expressar através de dinâmicas desenvolvidas pela Equipe Multiprofissional da APS.

De acordo com Ana Célia, que comandou a roda de conversa, o encontro foi emocionante, com histórias e depoimentos reais. "Todos precisam saber que não estão sozinhos, que existe uma rede de apoio em nosso município para ajudar no enfrentamento de ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Não é mimimi, é sério! Não ignore os sinais", alertou a psicóloga.

#Saúde 16/09/2021 SAÚDE Major Sales iniciou a vacinação contra covid-19 para os adolescentes.

O município de Major Sales iniciou na última terça-feira, 14, a vacinação contra covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades. O Cronograma de vacinação segue as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

O cidadão dentro do público alvo e faixa etária que ainda não recebeu a vacina, deverá se direcionar a Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" para ser imunizado.

Lembre-se de fazer seu cadastro no site RN MAIS VACINA, para tanto, precisa que seja realizado por um responsável legal maior de 18 anos.

No ato da vacinação é necessário está acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar os documentos de RG, CPF, cartão do SUS e caderneta de vacina.

Vacine-se e mantenha os cuidados preventivos, só assim venceremos a covid-19.

#Saúde 16/09/2021 SAÚDE Secretaria de Saúde promove Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

Na tarde de segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Clube de Idosos, a Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

O evento reuniu representantes da Saúde, Educação, Assistência Social, Executivo, Legislativo, Conselho Municipal de Saúde e sociedade civil, para avaliar o plano anterior e traçar metas, diretrizes e ações para o próximo quadriênio.

Na ocasião, a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, realizou uma avaliação destacando as dificuldades e os avanços do plano anterior.

A oficina também contou com a participação da assessora técnica, Dra. Neuman Azevedo, que conduziu os trabalhos em grupos, e do técnico Jarquison Lira, que apresentou o programa Previne Brasil e seus aspectos financeiros na atenção primaria a saúde.

A gestão municipal de forma democrática abre espaços de discussão e apoia a participação popular no desenvolvimento da saúde.

#Saúde 08/09/2021 SAÚDE Município de Major Sales comemora um mês sem registro de casos para covid-19.

Major Sales comemora um mês sem registro de casos positivos para covid-19. O último boletim epidemiológico emitido nesta quarta-feira, 08, pela Secretaria Municipal de Saúde também não registra casos monitorados e suspeitos. Desde o dia 07 de agosto de 2021 que o município não registra novos casos da doença.

De acordo a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, o bom desempenho se deve as medidas preventivas adotadas de forma responsável e gradual, o constante controle e monitoramento das equipes de saúde e vigilância sanitária, o suporte financeiro que a gestão disponibiliza para a execução das ações, o avanço da imunização com a chegada de maior número de doses da vacina contra covid-19 e a adesão da população à vacinação.

Por outro lado, a secretária pede para que a população mantenha os cuidados necessários para que o município possa seguir sem novos casos.

- Use
maìscara de protec¸aÞo facial;

- Higienize sempre que necessário as maÞos com aìgua e sabaÞo; ou aìlcool 70%;

- Mantenha o distanciamento social;

- Evite aglomerações.

#Saúde 08/09/2021 SAÚDE Prefeitura de Major Sales divulga programação da campanha intersetorial Setembro Amarelo.
#Saúde 26/08/2021 SAÚDE Saúde retoma encontros presenciais com o Grupo de Gestantes "Gerando Amor".

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Estratégia Saúde da Família, realizou na tarde de quarta-feira, 25, no Centro Educacional Infantil São João Batista, o 1º Encontro do ano de 2021 do Grupo de Gestantes "Gerando Amor". O momento de informações e descontração que integrou as ações do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, contou com a coordenação da enfermeira Liliane Fernandes e participação das visitadoras do Programa Criança Feliz.

Com o tema: "Amamentação em tempos de covid-19", a palestra ministrada pela acadêmica de enfermagem, Joyce Caroline, deu enfoque a importância da manutenção da prática da Amamentação por mães suspeitas ou confirmadas de covid-19; orientações acerca dos cuidados antes, durante e após a amamentação; fortalecimento da rede de apoio à amamentação e incentivo ao aleitamento materno exclusivo como fator protetor de infecções, incluindo a causada pelo covid-19.

No final do encontro, foram doadas rosquinhas de amamentação (acessório que auxilia na diminuição das complicações das mamas nas primeiras semanas de amamentação), confeccionadas pelas mulheres do ACSCMS, como mimos para as gestantes participantes.

#Saúde 25/08/2021 SAÚDE Major Sales se aproxima dos 100% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose contra a covid-19.

Em Major Sales não se perde tempo! Chegou vacina, nossa equipe já está pronta para vacinar. Só nesta terça-feira, 24, foram administradas 394 doses de vacinas contra covid-19 para os jovens de 18 anos acima. Com a aplicação da primeira dose para este público, o município se aproxima dos 100% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose do imunizante.

Na próxima sexta-feira, 27, haverá a repescagem para todos os adultos acima de 18 anos que ainda não se vacinaram. A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" das 08h às 11 e das 13h às 16h.

Para se vacinar é necessário está cadastrado no RN MAIS VACINA, acesse: (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/) e realize seu cadastro. É fácil!

No ato da vacinação é necessário apresentar o cartão de vacinas, cartão do SUS e CPF.

#Saúde 16/08/2021 SAÚDE Município de Major Sales é contemplado com uma câmara refrigerada dsestinada para o armazenamento de vacinas.

O município de Major Sales foi contemplado com uma câmara refrigerada, doada pela ANEEL e a COSERN, destinada para o armazenamento das vacinas na Centro de Imunização da Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

"O equipamento chegou em boa hora, pois será de grande utilidade no acondicionamento adequado dos nossos imunizantes, principalmente as vacinas contra covid-19. Nosso muito obrigado a COSERN pela bela iniciativa", agradeceu a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma.

#Saúde 16/08/2021 SAÚDE Major Sales receberá cota extra de vacinas contra covid-19.

Major Sales receberá uma cota extra com 91 doses de vacinas contra a covid-19, resultado de um levantamento documental realizado pela Secretaria Municipal de Saúde que comprovou a divergência populacional na estimativa utilizada pelo Estado na destinação de vacinas para o município.


Diante de provas, a gestão municipal solicitou e foi atendida pela Coordenação Estadual de Imunização com a liberação de cota extra para que o município possa se equiparar aos demais e avançar na vacinação por faixa etária.

#Saúde 28/07/2021 SAÚDE RN MAIS VACINA - faça já seu cadastro para a vacinação contra covid-19.

Para ser vacinado contra a covid-19, é necessário que todos os cidadãos majorsalenses maiores de 18 anos façam o cadastro pessoal no site RN+Vacina, acessando o link (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/), plataforma construída para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de imunização no Rio Grande do Norte.

Se você ainda não fez seu cadastro, é fácil, assista o vídeo e siga o passo a passo. Aproveite e ajude aqueles que não sabem utilizar as ferramentas digitais, contribua para a agilidade no processo de imunização contra a covid-19 no nosso município.

#Saúde 26/07/2021 SAÚDE Major Sales está promovendo a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador da Atenção Primária em Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales está promovendo a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador da Atenção Primária em Saúde. A programação teve início na manhã de hoje, 26, oportunidade em que os profissionais de saúde foram acolhidos com apresentações musicais, dinâmicas e café da manhã. A ação aconteceu simultaneamente nas duas Unidades de Básicas de Saúde da zona urbana.

Durante a semana, os profissionais terão a oportunidade de participar conforme agendamento, das seguintes ações: auriculoterapia, avaliação fonoaudiológica, odontológica, massoterapia e ventosa, avaliação física e nutricional, revisão do calendário vacinal, testagem rápida para Hepatite B e C, HIV e Sifilis, exames de sangue, prevenção do colo uterino e de mama, cuidados pessoais e dinâmicas interativas.

A Semana do Trabalhador de Saúde, segue até o próximo dia 30 de julho nas Unidades Básicas de Saúde Erismina Carlos Fernandes e Antonio Fernandes Sobrinho, com a oferta de ações para cuidar de quem cuida o ano todo da nossa população.

#Saúde 23/07/2021 SAÚDE Prefeitura emite Decreto com flexibilzação de medidas restritivas e abertura gradual das atividades econômicas.
#Saúde 06/07/2021 SAÚDE Comitê Municipal de Enfretamento ao Coronavírus define novas medidas de prevenção e combate a covid-19.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, se reuniram na manhã da última segunda-feira, 05, com o Comitê de Enfretamento ao Coronavírus. A delegação conta com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, Saúde, Vigilância Sanitária, Igrejas, Comércio e Segurança.

Com o aumento de casos positivos para covid-19 registrados nos últimos dias, o encontro tratou sobre as ações de prevenção e combate a pandemia no município de Major Sales.

Além das medidas já adotadas e que estão em vigor, o novo Decreto Municipal apresenta regras mais rígidas, a exemplo do toque de recolher de segunda a sábado das 20h às 05h e integralmente aos domingos e feriados. A Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar intensificará a fiscalização na zona urbana e rural para o cumprimento das medidas de distanciamento e isolamento social, inclusive com a aplicação de multas em caso de desobediência.

Acompanhe o decreto no link disponível no rodapé desta postagem.

Assista a live informativa sobre a situação da covid-19 no município:

#Saúde 14/06/2021 SAÚDE Para avançar na vacinação contra covid-19, Saúde realiza o Arraiá da Imunização.

Para agilizar a vacinação e motivar a população, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 12, o Arraiá da Imunização, com a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 para lactantes, hipertensos de 50 a 59 anos, portadores de doenças cardiovasculares, portadores de doenças respiratórias e obesidade mórbida.

#Saúde 10/06/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales ultrapassa a marca de 1.600 doses de vacinas aplicadas.

Mais de 1.600 (mil e seiscentas) doses de vacina contra covid-19 já foram aplicadas no nosso município. 1.083 (mil e oitenta e três) majorsalenses já receberam a primeira dose e 545 (quinhentos e quarenta e cinco) estão imunizados com as duas doses. Com 4.062 (quatro mil e sessenta e dois) habitantes, Major Sales já vacinou um quarto da sua população.

Seguimos fortes no combate a pandemia. Nossa prioridade é proteger e salvar vidas

#Saúde 08/06/2021 SAÚDE Major Sales inicia vacinação contra covid-19 para os profissionais de educação.

Major Sales iniciou nesta terça-feira, 08, a vacinação contra covid-19 para os profissionais de educação. Nesta etapa, foram contemplados com a primeira dose da vacina, os profissionais do Centro Educacional Infantil São João Batista e da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

O momento foi marcado por emoção e manifestações de alegria e esperança na vacina. Os profissionais destacaram a importância da educação, da ciência e do SUS no desenvolvimento do imunizante que está salvando vidas e vencendo a guerra contra a covid-19, aproveitaram para alertar a população sobre a necessidade de se vacinar quando chegar a vez, pois a vacina é a única forma de prevenção e proteção.

#Saúde 02/06/2021 SAÚDE Saúde realizará dia "D" de intensificação da vacinação contra gripe.

Na próxima sexta-feira, 04 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará o dia "D" de intensificação da vacinação contra gripe. Os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários, e ainda não foram vacinados, deverão se direcionar a Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", no horário de 08h às 11h e de 13h às 16h, munidos do Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

Nesta etapa, podem receber a imunização: gestantes, puérperas, crianças de 05 meses a 06 anos de idade, professores e idosos a partir de 60 anos.

É necessário que respeite um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19. O imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado.

#Saúde 25/05/2021 SAÚDE Saúde realiza ações em alusão à Semana de Enfermagem

Reconhecendo a importância fundamental dos profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a Semana de Enfermagem com ações direcionadas aos profissionais que atuam na Atenção Básica.

A programação contou com momentos de interação, reflexão e capacitação, além de homenagens e sorteio de brindes.

#Saúde 19/05/2021 SAÚDE Saúde inicia vacina contra gripe para idosos e professores.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Imunização, iniciará a partir desta quinta-feira, 20, no horário de 08h às 11h e de 13h ás 16h, na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", a vacinação contra a gripe para idosos a partir de 60 anos de idade e professores. A imunização segue até o dia 08 de junho, sempre de segunda a sexta.

É necessário apresentar o
Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

#Saúde 13/05/2021 SAÚDE Major Sales está executando a campanha de vacinação contra a gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales está executando a campanha de vacinação contra a gripe. As gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos de idade já foram imunizadas.

A vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 16h00, mediante agendamento pelo telefone/whatsapp (84) 98151-7172. A medida foi tomada para evitar aglomeração.

A campanha da gripe começou com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid-19, as crianças de seis meses a cinco anos e gestantes foram vacinadas antes da população acima de 60 anos.

#Saúde 12/05/2021 SAÚDE Coordenadora da Atenção Básica participa de live informativa sobre a vacinação contra a covid-19.

O Assessor de Comunicação, Danilo Vidal, conversou na última segunda-feira, 10, com a Coordenadora da Atenção Básica, Eva Nalígia, sobre a Campanha de Vacinação contra a covid-19 no município de Major Sales. O bate papo transmitido ao vivo pela página da prefeitura no facebook, realizou um "raio x" geral sobre o desempenho da imunização no município, disponibilização de vacinas, protocolos seguidos, grupos prioritários e etapas do plano municipal.

#Saúde 12/05/2021 SAÚDE Prefeitura segue entregando casas reformadas para a população.

A Prefeitura de Major Sales segue entregando casas reformadas para a população, por meio do Programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas. Nos últimos dias, três novas famílias receberam suas casas totalmente reformadas, garantindo mais comodidade e segurança para todos que nelas residem.

Nesta etapa, as obras somaram um valor de R$ 103.043,86 (cento e três mil, quarenta e três reais e oitenta e seis centavos), fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a FUNASA, beneficiando as famílias de Maria de Ivonete, Maria de Fátima e Maria Lúcia.

#Saúde 11/05/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra a covid-19 para portadores de diabetes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, avança no plano de imunização contra a covid-19 e realizará nesta quarta-feira, 12, a vacinação das pessoas portadoras de diabetes (faixa etária de 18 a 59 anos).

A imunização acontecerá no horário de 08h às 11h na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

É necessário apresentar o cartão do diabético, cartão do SUS e CPF.

#Saúde 05/05/2021 SAÚDE Saúde realiza nesta semana a vacinação contra gripe para crianças de 02 e 03 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Imunização, realizará nesta quinta e sexta, 06 e 07 de maio, a partir das 08h da manhã, na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", a vacinação contra a gripe para crianças na faixa etária de 02 e 03 anos de idade.

Acompanhe o cronograma:

Quinta-feira | 06 de maio
Crianças de 02 anos de idade

Sexta-feira | 04 de maio

Crianças de 02 anos de idade

No ato da vacinação é necessário apresentar o Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

#Saúde 13/04/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, deu início nesta segunda-feira, 12, a campanha de vacinação contra a gripe. Fazem parte do primeiro grupo prioritário, que será vacinado até o dia 10 de maio, as gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos de idade.

A imunização está acontecendo na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 16h00, mediante agendamento pelo telefone/whatsapp (84) 98151-7172. A medida foi tomada para evitar aglomeração.

A campanha da gripe começa com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid-19, as crianças de seis meses a cinco anos e gestantes serão vacinadas antes da população acima de 60 anos.

#Saúde 13/04/2021 SAÚDE Prefeitura entrega kits e fardamentos para os profissionais de saúde da Atenção Primária.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês de março, reuniões com as equipes que compõem a Estratégia de Saúde da Família, ACS, ACE, NASF, Vigilância Sanitária, Farmácia Básica e demais serviços da Atenção Primária do Município. Nas reuniões foram discutidos pontos relevantes para melhoria da qualidade do atendimento e propostas de reorganização dos serviços que vem sendo prestados à população frente à pandemia do coronavírus.

Os encontros aconteceram de forma descentralizada para evitar aglomerações, na ocasião também foi feito o planejamento e atualização do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra o Covid-19.

A secretária de saúde, Ângela Wilma, entregou kits de trabalho para os profissionais da Atenção Básica, composto por fardamento, garrafinhas individuais para água, máscaras faciais personalizadas e agendas, além de novos equipamentos para verificação de pressão arterial (esfigmomanômetro) e protetores solares. De acordo com a gestora, a entrega desses kits já faz parte da programação anual e visa dar condições de trabalho aos profissionais para que possam atender com compromisso e respeitos a população.

#Saúde 29/03/2021 SAÚDE Secretária de Saúde de Major Sales é eleita diretora financeira da Comissão Executiva e Conselho Fiscal do Cosems-RN.

A secretária municipal de saúde de Major Sales, Ângela Wilma, foi eleita diretora financeira durante a eleição da nova Comissão Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN). A eleição foi realizada no último dia 17, durante a 1ª Assembleia Geral de 2021. O evento aconteceu de forma virtual por meio da plataforma Zoom - em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus - e contou com a participação de secretários municipais de saúde de todo Estado.

A 1ª Assembleia Geral foi conduzida pelo secretário executivo e presidente da comissão eleitoral, Sueldo Queiroz. Em virtude do registro de apenas uma chapa a nova Comissão Executiva e Conselho Fiscal do Cosems foram eleitos por aclamação.

"É uma honra fazer parte da Diretoria Executiva do COSEMS na condição de Diretoria Financeira, estou ciente da responsabilidade assumida junto a esse colegiado que vem lutando incansavelmente em prol da saúde dos municípios de nosso estado, e aproveito o ensejo para parabenizar toda a diretoria em nome da presidente Maria Eliza - secretária de saúde do município de Dr. Severiano, pela sua reeleição, desejo que conduza com êxito mais um biênio a frente do COSEMS/RN. ", disse Ângela Wilma.

#Saúde 26/03/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra covid-19 para idosos na faixa etária de 70 a 74 anos. O agendamento está sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde de cada área.
#Saúde 12/03/2021 SAÚDE 100% dos profissionais de saúde já estão imunizados contra covid-19 no município de Major Sales.

Todos os profissionais de saúde do município de Major Sales já estão imunizados contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 86 profissionais tomaram a 1ª e a 2ª dose da vacina coronaVac produzido pelo Instituto Butantan.

A imunização traz mais tranquilidade para aqueles que trabalham diariamente atendendo a população nos serviços de saúde.

#Saúde 11/03/2021 SAÚDE Major Sales já iniciou a vacinação contra covid-19 para idosos de 75 a 79 anos.

Os idosos na faixa etária de 75 a 79 anos já estão sendo vacinados contra a COVID-19 no município de Major Sales.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de imunização, está realizando a vacinação em domicílio para evitar o deslocamento e exposição dos idosos, bem como, possíveis aglomerações.

Para a vacinação contra a covid-19, é necessário que todos os cidadãos majorsalenses maiores de 18 anos, façam o cadastro pessoal no site RN+Vacina(https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br), plataforma construída por meio de uma parceria entre a SESAP/RN e UFRN, para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de imunização no Rio Grande do Norte.

É fácil! Aproveite e ajude aqueles que não sabem utilizar as ferramentas digitais, contribua para a agilidade no processo de imunização contra a covid-19 no nosso município.

#Saúde 11/03/2021 SAÚDE Dona Sebastiana de 87 anos, acamada, foi a primeira idosa do município de Major Sales a ser vacinada contra a covid-19.

Dona Sebastiana Carlos de Oliveira, de 87 anos, acamada, foi a primeira idosa do município de Major Sales a ser vacinada contra a covid-19.

A vacinação dos idosos acamados a partir dos 75 anos de idade, iniciou no dia 10 de fevereiro, logo após a aplicação da 1ª dose nos profissioais de saúde.

Para evitar o deslogamento, exposição dos idosos e aglomerações, a equipe de imunização está realizando a vacinação dos idosos de forma domiciliar.

#Saúde 12/02/2021 SAÚDE Major Sales dará continuidade as ações da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adoslescência.

De 23 a 25 de fevereiro, Major Sales dará continuidade as ações da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência. As atividades acontecerão por meio de ações educativas presenciais e pelas redes sociais.

PROGRAMAÇÃO:

23/02 - Terça-feira

>> 10h - Vídeo Educativo: Como falar sobre sexualidade com os seus filhos.

- Responsáveis: Profissionais do CRAS.

- Transmissão: Redes sociais da Prefeitura de Major Sales.

>> 15h - Roda de Conversa: Gravidez na adolescência, riscos e prejuízos.

- Local: Clube de Idosos.

- Público Alvo: Adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

- Responsáveis: CRAS, SCFV e profissionais de saúde.

24/02 - Quarta-feira

>> 09h - Blitz Informativa: Prevenção se faz com educação.

- Local: Salas de aulas da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Público Alvo: Alunos do 9º Ano

- Responsáveis: Profissionais de saúde

25/02 - Quinta-feira

>> 09h - Dialogando com os pais: adolescência primeiro, gravidez depois.

- Local: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Público Alvo: Pais dos alunos do 9º Ano da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Responsáveis: Profissionais de saúde e Conselho Tutelar

>> 16h - Vídeo: Juventude Consciente, respeitando as fases da vida.

- Responsáveis: Secretaria Municipal de Cultura e Pontinho de Cultura Tear Cultural.

- Transmissão: Redes sociais da Prefeitura de Major Sales.

#Saúde 12/02/2021 SAÚDE Vigilância Sanitária realiza trabalho educativo e vistoria em pontos comerciais.

A Vigilância Sanitária está realizando semanalmente vistoria nos pontos comerciais de Major Sales, em especial nos estabelecimentos que trabalham com alimentação. O trabalho consiste em orientar os populares para a manutenção dos protocolos de higiene e segurança, além de punir infrações.

Nesta semana a equipe realizou um trabalho educativo sobre o novo decreto editado pela Prefeitura Municipal que com medidas preventivas contra a Covid-19.

#Saúde 11/02/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales inicia vacinação de idosos.


Major Sales iniciou na nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra a COVID-19 para os idosos acamados com idade a partir dos 75 anos, conforme a prioridade 01 do Plano de Vacinação. A imunização está sendo realizada em domicílio para garantir maior comodidade e segurança.

A Secretaria Municipal de Saúde seguirá a vacinação durante toda a semana, obedecendo as prioridades determinadas pela SESAP/RN. É importante destacar que até o momento, o município recebeu apenas 40 doses do imunizante destinado aos idosos.

Acompanhe as prioridades:

Prioridade 1: acamados com 75 anos ou mais;
Prioridade 2: pessoas com 90 anos ou mais;
Prioridade 3: pessoas com 85 a 89 anos;
Prioridade 4: pessoas com 80 a 84 anos;
Prioridade 5: pessoas com 75 a 79 anos.

#Saúde 28/01/2021 SAÚDE Major Sales recebe segundo lote de vacinas contra a covid-19.

Major Sales recebeu o segundo lote da Coronavac. Desta vez, com 30 doses do imunizante para dar continuidade ao plano de vacinação contra a Covid-19 no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Major Sales, 100% dos profissionais de saúde da rede pública já foram imunizados. Agora a vacinação segue contemplando os profissionais de saúde da rede privada.

O próximo público prioritário serão os idosos acima de 75 anos de idade. A equipe do Centro Municipal de Imunização aguarda a chegada de mais doses para iniciar a nova fase da campanha.

#Saúde 21/01/2021 SAÚDE Major Sales inicia vacinação contra COVID-19.
#Saúde 20/01/2021 SAÚDE Major Sales recebe as primeiras doses da vacina contra a covid-19 | Assista a live informativa.

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 chegaram a Major Sales no início da tarde desta quarta-feira, 20. A comitiva com a vacina foi acolhida na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", pela prefeita Maria Elce, o presidente da Câmara de Vereadores, Idalgo Júnior, a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma e profissionais de saúde.

As primeiras doses começarão a serem aplicadas a partir desta quinta-feira, 21. A cerimônia simbólica está prevista para às 07h da manhã.

Acompanhe a live informativa sobre a campanha de vacinação no município.

#Saúde 19/01/2021 SAÚDE Faça seu cadastro no site RN + VACINA, plataforma construída para gestão da vacinação contra a Covid-19.

Todos os cidadãos potiguares poderão fazer o seu cadastro pessoal no RN+Vacina, plataforma construída, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a Covid-19, no Rio Grande do Norte.

Para fazer o cadastro os cidadãos deverão acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br (link disponível no final desta matéria).

Através da plataforma, os usuários poderão informar sobre a sua participação em grupos de riscos e relatar a presença de comorbidades (obsidade, diabetes, hipertensão, entre outras). Uma vez realizado o cadastro, o cidadão terá acesso ao seu cartão de vacina virtual e receberá notificações quanto às orientações e prazos para o recebimento da vacina, dentro do calendário estabelecido nacionalmente.

#Saúde 19/01/2021 SAÚDE Prefeita visita Unidades Básicas de Saúde e realiza vistoria no Centro Municipal de Vacinação contra a covid-19.

A prefeita Maria Elce, acompanhada da secretária municipal de saúde, Angêla Wilma, visitaram nesta segunda-feira, 18, as Unidades Básicas de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" e "Erismina Carlos Fernandes". A visita teve como objetivo avaliar a estrutura física e conversar com os profissionais e pacientes sobre o atendimento de saúde naquelas localidades.

A gestora está realizando uma série de visitas aos órgãos públicos municipais e conversando com funcionários e usuários para receber as demandas urgentes neste início de gestão.

Na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", local onde já está instalado o Centro Municipal de Vacinação contra a covid-19, a prefeita vistoriou a sala de imunização e conversou com os técnicos de enfermagens que fazem parte da equipe responsável pela campanha no município.

A imunização da população majorsalense está prevista para começar na próxima quinta-feira, 21. A campanha seguirá o cronograma elaborado pelo Ministério da Saúde e o Plano Municipal de Vacinação. Na primeira fase da campanha, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à covid-19 e idosos acima de 75 anos de idade.

"Major Sales está pronta para iniciar a imunização da população, nossa equipe de saúde está capacitada, já elaborou todo o Plano Municipal de Vacinação, estamos com toda estrutura e logística organizada, aguardando tão somente a chegada da vacina", enfatizou a prefeita.

#SaúdeParaTodos 28/12/2020 SAÚDE Prefeitura inicia reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê.

A Prefeitura Municipal de Major Sales iniciou a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê. Com um investimento de R$ 217.283,42 (duzentos e dezessete mil, duzentos e oitenta e três reais e quarenta e dois centavos), a gestão municipal ampliará o setor de emergência, reformará banheiros, construirá uma nova fachada e duas novas salas: sendo uma para a recepção e outra para a realização de raio x.

#SemanaDoBebê 30/11/2020 SAÚDE 10ª Semana do Bebê é encerrada com charreata pelas ruas da cidade.

A 10ª edição da Semana do Bebê de Major Sales chegou ao fim na tarde da última sexta-feira, 27, com uma charreata percorrendo as ruas da cidade. Na ocasião foram distribuídos 57 kits de higiene pessoal para bebês e 27 kits para gestantes.

Por ocasião da pandemia da covid-19, a maior parte da programação da Semana do Bebê foi realizada de forma virtual por meio das redes sociais da Prefeitura Municipal.

#SemanaDoBebê 20/11/2020 SAÚDE Major Sales promove a 10ª Semana do Bebê. A programação acontecerá de 23 a 27 de novembro, e será de forma virtual devido a pandemia da covid-19.
#CombateAoCoronavírus 06/08/2020 SAÚDE Prefeitura cria a gratificação temporária para os servidores da Saúde que trabalham no combate à Covid-19.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou a gratificação temporária e transitória para os servidores da saúde que trabalham no atendimento da situação de pandemia do novo coronavírus (COVID19).

A gratificação faz parte de um plano de ação executado pela gestão com recursos específicos para a COVID-19, onde a Secretaria Municipal de Saúde elaborou a diretriz no Plano Municipal de Saúde, visando contemplar nas metas os profissionais que atuam na linha de frente. Chamado de incentivo GTT, todos os profissionais da saúde em atuação, receberão um percentual de 10% (dez por cento), calculado sobre os seus vencimentos básicos.

O pagamento da gratificação já teve início no mês de julho, com um valor total de R$12.853,31(doze mil, oitocentos e cinquenta e três reais e trinta e um centavos) acrescidos na folha mensal.

#CombateAoCoronavírus 28/07/2020 SAÚDE Prefeitura de Major Sales inicia testagem de todos os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a testagem de todos os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19.

Nesta fase, estão sendo testados os trabalhadores ativos da Saúde, Assistência Social, Educação, Centro Administrativo, Vigilância Sanitária, Comissão de Monitoramento, Polícia Militar e Agentes que atuam nas barreiras de fiscalização e sanitização. Esse público será monitorado e realizarão retestagem todos os meses.

Os testes rápidos que emitem o resultado IGG e IGM, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal e faz parte da política de ampliação de testagem no município para controlar o avanço da doença.

#CombateAoCoronavírus 16/07/2020 SAÚDE Covid-19: Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual reforçam a fiscalização nas barreiras de controle de fluxo. As barreiras de fiscalização no município de Major Sales, estão contando com o apoio intensivo da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual. A ação que faz parte da nova fase do isolamento social, segue até o dia 26 de julho, com o objetivo de controlar o fluxo de cidadãos e visitantes, bem como, prestar orientações sobre a Covid-19.
#CombateAoCoronavírus 14/07/2020 SAÚDE Profissionais de saúde participam de treinamento de manejo clínico da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, promoveu treinamento de manejo clínico da COVID-19, ministrado pelo Enfermeiro Joel Dácio que atua no Hospital Regional de Pau dos Ferros.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde do município, participaram do treinamento que teve como objetivo capacitar as equipes para melhor atuarem durante a pandemia do novo coronavírus.

#CombateAoCoronavírus 13/07/2020 SAÚDE Major Sales intensifica fiscalização com barreira para controle de fluxo e prevenção à Covid-19.

Para o cumprimento das ações do Decreto Municipal nº 187, de 9 de julho de 2020, iniciaram nesta segunda-feira, 13, as barreiras de fiscalização nas entradas da cidade de Major Sales. Equipes atuam de 06h00 às 18h00 controlando o fluxo dos cidadãos e visitantes. A abordagem também realiza um trabalho preventivo com orientações sobre a Covid-19 e aferição da temperatura corporal.

#CombateAoCoronavírus 13/07/2020 SAÚDE Covid-19: Vigilância Sanitária realiza fiscalização de comércios essenciais para o cumpriemnto do Decreto Municipal.

A equipe de Vigilância Sanitária está realizando a fiscalização nos comércios essenciais que estão funcionando no município de Major Sales. A ação visa o cumprimento do Decreto Municipal. Durante as visitas, a equipe presta orientações de prevenção e higiene, bem como, de controle do fluxo de pessoas.

Em Major Sales, estabelecimentos não essenciais permanecerão fechados até o dia 26 de julho.

#CombateAoCoronavírus 10/07/2020 SAÚDE Covid-19: Prefeito e secretária de saúde, prestam esclarecimentos sobre as medidas mais rígidas de isolamento social.

O prefeito Thales Fernandes e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, realizaram pronunciamento pelas redes sociais e Rádio Major Sales FM para prestar esclarecimentos sobre o Decreto Municipal nº 187, de 09 de julho de 2019, que trata sobre as medidas mais rígidas de isolamento social, prevenção e combate à covid-19.

#CombateAoCoronavírus 04/07/2020 SAÚDE Secretária de saúde participa de programa de rádio para informar a população sobre o avanço da covid-19.

A secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, participou nesta sexta-feira, 03, do Programa Rádio Music do locutor Ginaldo Carlos, pela Major Sales FM 104,9. A gestora da pasta da saúde, informou aos ouvintes sobre o avanço da covid-19 no município, e esclareceu diversas dúvidas em torno do trabalho de prevenção e combate ao coronavírus no município. A secretária reforçou sobre a necessidade uma maior colaboração por parte da população para que as medidas de prevenção e isolamento social continuem obtendo êxito.

Ângela Wilma destacou a dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a doença, e aproveitou para agradecer a Polícia Militar e a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Ações de Enfrentamento à Covid-19, pela colaboração e trabalho intensivo na fiscalização e orientação.

Até o momento, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde registra 05 casos positivos da covid-19, sendo: 01 curado, 03 em tratamento domiciliar e 01 óbito. 06 suspeitos aguardam a janela imunológica para a realização de testes, 26 foram descartados e 29 estão sendo monitorados pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Major Sales foi um dos últimos municípios do Rio Grande do Norte com casos confirmados da covid-19, graças a um trabalho preventivo bem executado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Policia Militar e a população.

#CombateAoCoronavírus 19/06/2020 SAÚDE Atenção comerciante, atualize o Alvará de Funcionamento do seu estabelecimento comercial.

Atendendo ao Decreto Municipal que adota medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Monitoramento e Fiscalização das Ações e Vigilância Sanitária, comunica a todos os estabelecimentos comerciais do município de Major Sales, que a partir do dia 23 de junho (terça-feira) estará acompanhando a validade dos ALVARÁS DE FUNCIONAMENTO, para tanto, é necessário que o comerciante forneça uma cópia.

O estabelecimento que esteja com Alvará de Funcionamento vencido ou ainda não tenha sido emitido, deverá providenciar o mais rápido possível a regularização junto à Prefeitura Municipal.

DIAS E HORÁRIOS: terça, quarta e sexta-feira, das 08h00 às 13h00.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Cópias do RG, CPF, CNPJ e comprovante de endereço do estabelecimento.

#CombateAoCoronavírus 19/06/2020 SAÚDE Prefeito Thales Fernandes presta contas à população das ações de prevenção e combate à COVID-19.

Continuamente a gestão municipal realiza prestações de contas à população sobre as medidas de prevenção e combate à covid-19. Ontem, 18, o prefeito Thales Fernandes participou do programa Rádio Music pela Major Sales FM - 104.9, oportunidade em que elencou diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus que estão sendo executadas pela Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Dentre elas, destacou as seguintes:

- Edição de Decretos que regulamentam ações de prevenção e combate à covid-19 com fiscalização do cumprimento;

- Criação e atuação da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Ações de Enfrentamento à Covid-19;

- Criação do setor de isolamento com dois leitos para atendimento e monitoramento de casos suspeitos da covid-19 no Hospital e Maternidade Mãe Tetê;

- Oferta de testes rápidos para casos suspeitos da covid-19;

- Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para profissionais de saúde e assistência social, bem como de profissionais que estão trabalhando nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus;

- Manutenção do Plantão Médico de 24 horas no Hospital e Maternidade Mãe Tetê;

- Criação de canais de atendimento via telefone e whatsapp para informações e denúncias em torno da Covid-19;

- Adesão a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo" onde o município recrutou dois alunos do curso de medicina para ajudar nas ações de enfrentamento à covid-19;

- Monitoramento e controle contínuo de pessoas vindas de outras cidades e estados para o município, documentado e realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde;

- Treinamentos específicos para profissionais médicos e de enfermagem na condução de casos suspeitos ou positivos para à covid;

- Capacitação de profissionais de assistência social sobre o uso correto de EPIs, realizado por enfermeira da ESF;

- Implantação de teleatendimentos por profissionais de saúde e assistência social como medida promoção do isolamento social;

- Distribuição de cestas básicas famílias vulneráveis em parceria com o Governo do Estado;

- Distribuição gratuita de máscaras de proteção facial para toda a população;

- Distribuição de mais de 5 toneladas de alimentos da merenda escolar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino;

- Escola em casa com a realização e acompanhamento das atividades escolares de forma remota pela equipe pedagógica e professores da rede municipal de ensino;

- Higienização e desinfecção rotineiramente de Unidades de Saúde, Hospital e Espaços Públicos;

- Adaptação da feira livre;

- Distribuição de 600 kits de higiene pessoal para famílias de baixa renda;

- Realização de trabalho preventivo e de orientação com os comerciantes locais, inclusive com a proibição de veiculação de vendedores ambulantes de outras cidades e estados.

- Amplo trabalho educativo por meio das redes sociais, rádio e carro de som;

- Continuidade das ações de combate ao Aedes Aegypti realizadas em intradomicílio pelos Agentes de Endemias;

- Parceria com a Polícia Militar na execução e acompanhamento das ações de fiscalização.

Segundo o gestor, as medidas adotas e as ações executadas, estão gerando bons resultados, tanto é, que Major Sales está entre os seis municípios do RN que não existe casos confirmados da doença.

#CombateAoCoronavírus 17/06/2020 SAÚDE Gestão avalia trabalho de conscientização e fiscalização e traça novas estratégicas de prevenção e combate à Covid-19.
#CombateAoCoronavírus 04/06/2020 SAÚDE Município de Major Sales recebe acadêmicos de Medicina para reforçar as ações de enfrentamento à Covid.

O município de Major Sales recebeu dois acadêmicos do 5º Ano de Medicina para reforçar as ações de enfrentamento à Covid-19. A iniciativa faz parte da Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo" que tem o objetivo fortalecer o enfrentamento ao novo coronavírus com o apoio excepcional e temporário dos alunos da área de saúde.

Desde o dia 1º de junho, os alunos Murilo Isaac Teodoro (UFRN) e Eduardo Longo Correia de Carvalho (UNIFIP), estão atuando em regime de escala no Hospital e Maternidade Mãe Tetê, acompanhados de profissionais médicos que atuam na instituição, tendo como supervisor o médico Dr. Gesiel Medeiros.

A Gestão municipal antecipa os agradecimentos aos jovens universitários de medicina pela disponibilidade de contribuir com a saúde do município neste momento de pandemia, e destaca orgulhosamente a alegria em contar com os serviços do conterrâneo majorsalense Murilo Isaac.

#SaúdeParaTodos 02/06/2020 SAÚDE Saúde realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, vem realizando continuamente as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para tanto, os Agentes de Endemias em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde realizam visitas intradomiciliares e mutirões semanais.

Além do combate aos transmissores, a ação conta com um trabalho de conscientização da população a respeito das formas de prevenção e dos cuidados básicos que podem ser adotados com a finalidade de evitar o surgimento de novos nascedouros dos mosquitos.

#CombateAoCoronavírus 28/05/2020 SAÚDE Covid-19 | Prefeitura distribuiu kits de higiene para famílias de baixa renda.

Entre as providências adotadas pela Prefeitura de Major Sales para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, está a distribuição de kits de higiene para as famílias de baixa renda. Por meio de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde entregaram nesta semana 565 kits composto por 2 litros de água sanitária, 1kg sabão, álcool em gel 70%, creme dental e escovas.

O público alvo foram as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

#CombateAoCoronavírus 19/05/2020 SAÚDE Covid-19| Prefeitura segue distribuindo máscaras de proteção facial para a população.

Por determinação dos Decretos Municipal e Estadual, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial para quem precisa ir às ruas da cidade, espaços públicos e compartilhados. Com o objetivo de estimular os majorsalenses a manter esse hábito que protege a população do novo coronavírus, o município está distribuindo gratuitamente cerca de 8 mil máscaras. As entregas estão sendo feitas em domicílio na zona urbana e rural pelos Agentes Comunitários de Saúde.

#CombateAoCoronavírus 17/05/2020 SAÚDE Município de Major Sales recebe doação de máscaras de proteção facial do Café Santa Clara.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, recebeu na noite do último sábado, 16, a doação de 1.500 (mil e quinhentas) máscaras de proteção facial e 15 face shields, da empresa Café Santa Clara.

O material foi recebido pela secretária de saúde Ângela Wilma e a Agente Comunitária de Saúde Ana Priscilia. As máscaras serão distribuídas à população e os face shields serão utilizados pelos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente do novo coronavírus.

A gestão municipal agradece ao Café Santa Clara pela iniciativa que vem beneficiando diversos municípios brasileiros, contribuindo nas ações de prevenção e combate ao COVID-19.

#CombateAoCoronavírus 12/05/2020 SAÚDE Prefeitura iniciará entrega de máscaras à população.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará nesta quarta-feira, 13 de maio, a distribuição gratuita de máscaras de proteção facial reutilizável, confeccionadas em tecido. A ação faz parte das medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Na primeira fase, serão contemplados os cidadãos na faixa etária a partir de 10 anos de idade. A entrega será feita em domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde.

#CombateAoCoronavírus 11/05/2020 SAÚDE Prefeitura Municipal segue realizando trabalho preventivo e de combate ao COVID-19.

Diversas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus estão sendo executadas pela Prefeitura de Major Sales por meio das Secretarias Municipais. A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Ações de Enfrentamento ao Covid-19 realiza um trabalho constante de orientação e fiscalização com base nos Decretos Municipal e Estadual. As visitas estão sendo realizadas no comércio, feira-livre e espaços compartilhados, fortalecendo as ações educativas. É de competência da Comissão, identificar irregularidades e repassar ao Comitê Municipal de Crise, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar, para a adoção das medidas cabíveis.

#CombateAoCoronavírus 10/05/2020 SAÚDE Covid- 19: Prefeitura realiza continuammente higienização de Unidades de Saúde e Vias Públicas.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Obras e Urbanismo, deram início às ações de higienização de Unidades de Saúde e Vias Públicas. A ação faz parte de um elenco de iniciativas de prevenção e combate ao novo coronavírus que vem sendo desenvolvidas pela gestão municipal.

As pulverizações estão sendo realizadas continuamente pelas equipes com a utilização de hipoclorito de sódio.

#CombateAoCoronavírus 29/04/2020 SAÚDE Prefeito e Comissão ajusta medidas para a edição do novo Decreto que dispõe de ações de prevenção ao novo coronavírus.

O Prefeito Thales Fernandes e a Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Wilma, receberam na manhã desta quarta-feira, 29, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Ações de Enfrentamento ao Covid-19. O encontro ajustou medidas para a edição do novo Decreto que dispõe das ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

#CombateAoCoronavírus 23/04/2020 SAÚDE Erros e acertos ao usar máscara de proteção. Uso inadequado da máscara pode aumentar risco de infecção. Cobrir completamente a boca e o nariz é essencial para a proteção.
#CombateAoCoronavírus 22/04/2020 SAÚDE O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus.

- Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta.

- Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta.

- Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui um pouco mais, porém ainda é média.

- Quando as duas pessoas - tanto a que está doente como a que está saudável - usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa.

Precisa sair de casa?

Use máscara!

#SaúdeParaTodos 16/04/2020 SAÚDE Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta sexta-feira.

Começa nesta sexta-feira (17) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) no município de Major Sales. Esta fase da campanha contra a gripe tem como público-alvo portadores de doenças crônicas, professores, profissionais de segurança e salvamento, motoristas de transporte coletivo (ônibus, van e crediário).

A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30 às 16h30.

Para se vacinar é necessário apresentar o cartão do SUS.

#CombateAoCoronavírus 13/04/2020 SAÚDE Saúde disponibiliza atendimento psicológico online.
#CombateAoCoronavírus 01/04/2020 SAÚDE Prefeitura cria a COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19.

Seguindo as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Major Sales criou a COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID -19, com o objetivo de minimizar os efeitos da disseminação do vírus e suas repercussões na economia e no funcionamento dos serviços essenciais.

A Comissão realizará o monitoramento das ações de prevenção nos espaços públicos e comerciais, fortalecendo as ações educativas e orientando a população para a vigilância ativa. Caberá também a comissão, identificar irregularidades e repassar ao Comitê Municipal de Crise, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar.

O prefeito Thales Fernandes e a secretaria municipal de saúde, Ângela Wilma, realizaram na manhã da última terça-feira, 31 de março, uma reunião com os membros da Comissão para repassar as atribuições e orientações pertinentes ao trabalho que será executado a partir de amanhã, quinta-feira, 02 de abril.

#CombateAoCoronavírus 26/03/2020 SAÚDE Saúde orienta majorsalenses que estão chegando de viagem durante a pandemia do COVID-19.

Atenção majorsalenses que estão chegando de viagem! A Secretaria Municipal de Saúde alerta para algumas medidas essenciais de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Sua atitude responsável fará diferença nesta luta de combate ao avanço do vírus. Contamos com você!

É necessário ISOLAMENTO DOMICILIAR POR 14 DIAS, mesmo que não apresente sintomas do COVID-19.

Caso apresente sintomas, deverá se dirigir a uma Unidade de Saúde.

>> DICAS:
*Ao chegar de viagem, se possível, tire roupas e  calçados no quintal e coloque-os em um saco plástico para serem higienizados;

*Se não puder lavar as mãos antes de entrar em casa, evite tocar nos  objetos;

*Tome banho;

*Não cumprimente crianças, idosos e familiares antes de trocar de roupas, lavar as mãos e tomar banho;

*Desinfete celeuar, chaves  e cartões com álcool a 70%;

*Mochilas e bolsas devem ser isoladas na área externa da casa até serem higienizadas.


>> EM CASOS DE SINTOMAS:
Se apresentar febre, tosse, falta de ar, dor de garganta ou coriza, use imediatamente máscara e busque orientações dos profissionais de saúde.

>> UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
Erismina Carlos Fernandes  - Rua Francisco André de Morais  - (84) 3388-0235
Antonio Fernandes Sobrinho  - Bairro Bom Jardim

>> HOSPITAL E MATERNIDADE MÃE TETÊ
Rua Marieta Fernandes - (84) 3388-0011  | (84) 98145-6010

>> SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - (84) 98121-1019


 

#SaúdeParaTodos 25/03/2020 SAÚDE Saúde iniciou Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza).

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza). Os Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, estão realizando a vacinação na zona urbana e rural de forma domiciliar, priorizando nesta primeira etapa os idosos acima de 60 anos. A medida foi adotada por razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Todos os profissionais estão devidamente identificados, seguindo todas as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

SEGUNDA FASE:

A Campanha Nacional de Vacinação vai até 22 de maio. A próxima etapa começa no dia 16 de abril e a vacina estará disponível para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas.

No dia 9 de maio, será o dia D de mobilização nacional e também o começo da terceira fase da campanha. Serão imunizados crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

#CombateAoCoronavírus 21/03/2020 SAÚDE Saúde elabora PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL PARA PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS.

Diante do alerta mundial, e em consonância com a recomendação do Ministério da Saúde e os Decretos Estadual e Municipal, que norteiam medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus - COVID 19, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales determinou um conjunto de medidas que devem ser tomadas na perspectiva, tanto da contenção da epidemia, como da reorganização da assistência para esse momento crítico que atravessamos. Clique no link abaixo e acesse.

#CombateAoCoronavírus 20/03/2020 SAÚDE Secretária de Saúde participa de programa de rádio e orienta sobre a prevenção ao novo Coronavírus.

Secretária Municipal de Saúde, Ângela Wilma e diretora do Hospital Mãe Tetê, Luciene Silva, participaram nesta sexta-feira, 20, do Programa Rádio Music com o locutor Ginaldo Carlos, pela Major Sales FM - 104.9, e apresentam o Plano de Contigência Municipal para a prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus. Assista na íntegra.

#SaúdeParaTodos 10/03/2020 SAÚDE Prefeitura e Câmara de Vereadores promovem comemoração em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A Prefeitura Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores de Major Sales, realizaram na manhã da última segunda-feira, 09, uma manhã de atividades em alusão do Dia Internacional da Mulher. O evento proporcionou diversas ações de saúde e lazer, atendimento com especialistas, roda de conversa interativa, homenagens, sorteio de brindes e música ao vivo com Vanildo Voz & Violão.

A comemoração foi prestigiada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Lisboa e as vereadoras: Damiana Maria, Maria Aldeni, Deusilene de Oliveira e Betânia Cavalcante, além de secretários e populares. O prefeito Thales Fernandes foi representado no evento pela secretaria municipal de saúde, Ângela Wilma.

#SaúdeParaTodos 07/03/2020 SAÚDE Prefeitura e Câmara de Vereadores realizarão Comemoraçãoem alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Major Sales e a Câmara de Vereadores em parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Ponto de Cultura Tear Cultural, estarão ofertando uma manhã especial dedicada às mulheres. A ação acontecerá na próxima segunda-feira, 09 de março, a partir das 7h30 da manhã no Centro de Saúde de Major Sales.

A ação comemorativa ofertará os seguintes serviços:

- Atendimento com Neurologista - Dr Alécio Bonfim;

- Atendimento com Psiquiatra - Dr. Sandro Soares;

- Atendimento com Médica Clínica Geral - Dra Andressa;

- Realização de 20 ultrassonografias Transvaginal - Dr. Sabino;

- Atendimento Nutricional e verificação de pressão arterial.

*Os atendimentos serão agendados e por demanda espontânea.

Durante o evento, acontecerá uma RODA INTERATIVA COM MULHERES MAJORSALENSES EMPODERADAS, discutindo temas atuais. A programação também contará com dinâmicas, brincadeiras e danças. Além de sorteios de vários brindes e música ao vivo com Vanildo Voz & Violão.

Participe!

#SaúdeParaTodos 05/03/2020 SAÚDE Major Sales está realizando a SEMANA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. A campanha acontece de 05 a 12 de março em parceria com escolas e instituições.
#SaúdeParaTodos 19/02/2020 SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde emite Nota de Esclarecimento.

A Secretária Municipal de Saúde de Major Sales/RN, no uso de suas prerrogativas, legalmente constituídas, em face de veiculação nas mídias sociais de matéria mentirosa, irresponsável, inconsequente e, sobretudo, eleitoreira, demonstrando a incompetência política de quem assim age, usando de imagem, inclusive, sem autorização da mãe do menor, vem pela presente NOTA, esclarecer com a verdade os fatos, a saber:

1.O encaminhamento citado foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde, no dia 07/02/20, conforme protocolado, usando-se os procedimentos de praxe, considerando que a solicitação partiu de profissional médica da nossa Estratégia de Saúde da Família-ESF, no dia 05/02/20, tempo pouco mais de 10 dias.

2.A demanda, EM MOMENTO ALGUM, trata de procedimento de urgência, visto ser um PROCEDIMENTO ELETIVO, conforme consta na própria solicitação médica e a hipótese diagnóstica apresentada e, para tanto, a gestão disponibiliza para todos os serviços médicos prestados pela rede municipal, um carimbo próprio que classifica os encaminhamentos de URGÊNCIA E PRIORIDADE, e na solicitação médica apresentada não consta como procedimento desta categoria, sendo portanto, classificado como PROCEDIMENTO ELETIVO.

3.Para efeito de esclarecimento, o PROCEDIMENTO ELETIVO são os procedimentos médicos que são programados, ou seja, que não são considerados de urgência e emergência.

4.As consultas de DERMATOLOGIA estão compostas no Plano de Procedimentos Eletivos que a Prefeitura Municipal de Major Sales mantém com recursos próprios haja vista não ter sua disponibilidade pelo SUS, e obedece um teto físico por mês, no plano que é aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e, assim sendo, as consultas dependem da liberação de agenda e marcação do médico prestador do serviço.

5.Todos os PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA informado e solicitado pelos médicos, são tratados com prazos diferenciados, prescritos pelos próprios profissionais, o que sempre buscamos atender de imediato.

6.Esta Secretaria dispõe - a quem interessar - do Espelho do Sistema-COPIRN, que gerencia essas consultas eletivas, repetimos, APROVADAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, e consta o registro da consulta de DERMATOLOGIA do usuário citado de forma irresponsável e sem conhecimento de causa, sem o consentimento da família, tão somente aguardando a liberação e agendamento da clínica prestadora do serviço com previsão de liberação da guia para realização do procedimento para INICIO DE MARÇO.

7.Lembramos que esse período foi prolongado em razão do carnaval, assim como a agenda de FEVEREIRO teve que ser reduzida pelos prestadores isso se deu em todas as outras áreas, tal qual para os demais pacientes de consultas dermatológicas que se encontram cadastrados.

8.Ante os fatos, reiteramos que no encaminhamento médico do menor, em momento algum, foi solicitado urgência, visto tratar-se de um procedimento ELETIVO e, para os procedimentos eletivos, em todo o Brasil, é obedecido a ordem de registro, ou seja, é obedecida uma fila e diz o bom censo e o respeito aos demais, que fila não se fura.

9.Em momento algum, FORA NEGADO qualquer tipo de atendimento a criança ou negará qualquer procedimento solicitado, eventualmente, pelo especialista que o atender.

10.Por uma questão de respeito aos nossos usuários, temos tido toda atenção, zelo e cuidado na organização dos fluxos para facilitar e propiciar uma melhor organização dos serviços.

11.Não custa lembrar que temos um ESTADO SUCATEADO que, sequer os procedimentos de sua competência vêm sendo disponibilizado, gerando ainda mais dificuldades para os municípios e população.

12.Convém, e a ética e o censo de responsabilidade são claros nesse sentido ao recomendar que, antes de se propagar histórias infundadas, mentirosas, com interesses obscuros, inconsequente e irresponsáveis, procure apurar a verdade dos fatos.

13.Por último, lembramos que a Secretária Municipal de Saúde sempre esteve e estará disponível ao diálogo e disposta a esclarecer toda e qualquer situação, com argumentos e documentos comprobatórios disponíveis, pois é de interesse da gestão atuar com transparência nos seus serviços.

14.Casos dessa natureza, usado de forma irresponsável, com intuito eleitoreiro, abusando da boa fé das pessoas, inclusive com uso de imagem sem a devida autorização dos pais de um menor, qualifica a dimensão da índole de uma pessoa.

Ângela Wilma Rocha - SECRETÁRIA

#SaúdeParaTodos 13/02/2020 SAÚDE Saúde promove campanha de vacinação contra o sarampo.
#SaúdeParaTodos 04/02/2020 SAÚDE Profissionais da atenção básica em saúde, recebem fardamento e kits de trabalho.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta segunda-feira, 03, a entrega de fardamento e kits de trabalho para os profissionais da atenção básica: Programa Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.

O encontro contou também com a presença do prefeito Thales Fernandes e da Secretária Municipal de Saúde, Ângela Wilma.

O gestor fez um breve relato acerca da nova forma de financiamento proposta pelo Governo Federal para a Atenção primária à Saúde, agradeceu o empenho dos profissionais para o alcance das metas propostas nos indicadores de saúde, pedindo cada vez mais a participação ativa de todos na promoção de uma saúde de qualidade para toda a população.

#SaúdeParaTodos 03/12/2019 SAÚDE Prefeitura entrega mais um veículo para servir as demandas da atenção especializada em saúde. A Prefeitura de Major Sales entregou mais um veículo 0 km, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde nas demandas da atenção especializada. O carro tipo Fiat Mobi representa um investimento de R$ 41.000,00 (quarenta e um mil reais) adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Walter Alves.

Esse é o 7º veículo à disposição da população para as necessidades na área da saúde.
#SemanaDoBebê 02/12/2019 SAÚDE Bebês são diplomados em mais uma edição da Formatura do AME. Na última sexta-feira, 29, a 3ª edição da Formatura do AME, diplomou 11 bebês do município de Major Sales que durante os seis primeiros meses de vida foram amamentados exclusivamente com leite materno. O evento é parte da programação da Semana do Bebê e tem como objetivo valorizar as mães pelo intenso ato de amor expressado na amamentação, como também, conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê.
#SemanaDoBebê 02/12/2019 SAÚDE 9ª edição da Semana do Bebê chega ao fim superando expectativas. A 9ª edição da Semana do Bebê de Major Sales, teve sua culminância no final da tarde da última sexta-feira, 29, no Centro Educacional Infantil São João Batista. Uma breve solenidade foi realizada para os agradecimentos e a devolução da chave da cidade pela família da Bebê Estrela Maria Júlia. O prefeito Thales Fernandes foi representado no evento pela vice-prefeita Maria Elce.

Um parque infantil foi montado para a diversão da criançada, que puderam usufruir de brincadeiras e guloseimas como algodão doce, sorvete e pipoca.

A edição deste ano superou as expectativas, a programação atrativa e diversificada atendeu não só os pais e bebês, mas também todos os profissionais que atuam na primeira infância.
#SemanaDoBebê 29/11/2019 SAÚDE Expo Baby ofertou diversas ações de saúde, cultura e lazer. A Expo Baby da 9ª Semana do Bebê de Major Sales, promoveu uma série de ações para as crianças durante a manhã desta quinta-feira, 28, no Centro Educacional Infantil São João Batista.

A Secretaria Municipal de Saúde ofertou atendimento pediátrico, oficina de introdução alimentar, oficina de shantala, circuito de sensações e desenvolvimento motor, atividades físicas, exame para tipagem sanguínea e cuidados com saúde bucal. As Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social ofertaram roda de capoeira, momento cultural e atividades lúdicas e recreativas.
#SemanaDoBebê 27/11/2019 SAÚDE Gestantes participaram da oficina de confecção de licor e biscoitos artesanais. Na Semana do Bebê de Major Sales, as gestantes participaram na tarde da última terça-feira, 26, da oficina de confecção de licor e biscoitos artesanais. A ação teve como objetivo ofertar as gestantes noções práticas de como confeccionar licores artesanais e biscoitinhos de nata com goiabada para servir durante o puerpério. A oficina foi ministrada pela artesã Clemaíza Limão e a Agente de Saúde e Acadêmica de Nutrição, Ana Priscila.

No fim do encontro, as participantes receberam lembrancinhas, kits gestantes, kits bebês e garrafas de licores para as gestantes que terão seus bebês nos meses de dezembro e janeiro.
#SemanaDoBebê 26/11/2019 SAÚDE Teve início nesta segunda-feira a 9ª Semana do Bebê de Major Sales. Teve início na manhã de ontem, 25, a programação da 9ª Semana do Bebê de Major Sales. A solenidade de abertura aconteceu no Centro Educacional Infantil São João Batista, e contou com a presença do prefeito Thales Fernandes, da vice-prefeita Maria Elce, vereadores, secretários municipais, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, CMDCA, NUCA, pais e crianças que participaram do Concurso “Bebê Estrela 2019” e profissionais dos serviços voltados à primeira infância.

O prefeito Thales Fernandes entregou simbolicamente a chave da cidade para a família da Bebê Estrela, Maria Júlia, e discursou falando da importância e pioneirismo da Semana do Bebê de Major Sales, destacando os prêmios já recebidos pelo município em virtude do bom êxito das políticas públicas promovidas pela gestão municipal em favor da primeira infância.

A madrinha e o padrinho desta edição, Fátima Morais e Vinícius Fernandes, bem como, a autora do tema "A família é o tesouro e o bebê se torna o ouro", Letícia Fernandes, foram homenageados com uma comenda de reconhecimento.

As Crianças do CEI São João Batista abrilhantou a abertura do evento com a apresentação cultural do Rei de Congo.

A Semana do Bebê segue até sexta-feira, 29, com diversas atividades como: capacitações, oficinas, momentos lúdicos, rua do brincar, expo baby, Formatura do AME e festa de encerramento com parque infantil.
#SemanaDoBebê 26/11/2019 SAÚDE Gincana promoveu a integração das instituições envolvidas na Semana do Bebê. Muita diversão e criatividade na 1ª Gincana da Integração e Feijoada Beneficente durante a 9ª Semana do Bebê de Major Sales. O evento reuniu os servidores públicos para momentos de confraternização durante a manhã desta segunda-feira, 25.

Com o objetivo de integrar todas as secretarias e instituições envolvidas na Semana do Bebê, a gincana ainda arrecadou diversos kits para gestantes e bebês, além de muitos alimentos que serão doados para as famílias carentes do município.
#SemanaDoBebê 18/11/2019 SAÚDE Comissão organizadora divulga a programação da 9ª Semana do Bebê. A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as demais Secretarias Municipais, CMDCA, Conselho Tutelar e Pastoral da Criança, realizará no 25 a 29 de novembro, a Semana do Bebê. A 9ª edição do evento tem como tema: “A Família é o tesouro e o bebê se torna o ouro”.

A Semana do Bebê é uma mobilização dos municípios brasileiros que tem como objetivo a garantia da sobrevivência e do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida. A iniciativa é apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/AIDS e de outras doenças.

A programação envolverá toda a comunidade em atividades voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.


PROGRAMAÇÃO:

25/11 | SEGUNDA-FEIRA:
7h30 - ABERTURA OFICIAL DA 9ª SEMANA DO BEBÊ
Local: CEI São João Batista
- Apresentação Cultural;
- Desfile Bebê Estrela 2019;
- Entrega da Chave da Cidade ao Bebê Estrela;
- Palavra das Autoridades;
- Homenagens.
Responsável: Comissão da 9ª Semana do Bebê e parceiros (Conselho Tutelar e Pastoral da Criança)

10h00 - FEIJOADA BENEFICENTE E GINCANA DA INTEGRAÇÃO
Local: CEI São João Batista
Responsável: Comissão da 9ª Semana do Bebê

26/11 | TERÇA-FEIRA:
07h00 às 09h00 - 1ª EDIÇÃO DA RUA DO BRINCAR
Local: Bairro Pôr do Sol
Público Alvo: Crianças de 0 à 6 anos que reside na localidade
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura e Pontinho Tear Cultural

8h00 - CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE CONSELHEIROS SOBRE A GARANTIA E DEFESA DOS DIREITOS REALIZADOS
Local: CEI São João Batista
Público Alvo: Conselho Tutelar e CMDCA
Responsável: CMDCA

15h00 - OFICINA DE CONFECÇÃO DE LICOR E BISCOITO ARTESANAIS PARA GESTANTES
Local: CEI São João Batista
Responsável: Secretaria Municipal de Saúde

16h00 às 18h00 - 1ª EDIÇÃO DA RUA DO BRINCAR
Local: Bairro Bom Jardim
Público Alvo: Crianças de 0 à 6 anos que reside na localidade
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura e Pontinho Tear Cultural


27/11 | QUARTA-FEIRA:
8h00 - A DESCOBERTA DO MEU TESOURO
Local: CRAS
Público: Crianças de 6 meses à 1 ano.
Responsável: CRAS

14h00 - OFICINA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA AS FAMÍLIAS DO CEI SÃO JOÃO BATISTA
Local: CEI São João Batista
Participação: Corpo de Bombeiros
Responsável: Secretaria Municipal de Educação


16h00 às 18h00 - 1ª EDIÇÃO DA RUA DO BRINCAR
Local: Associação Comunitária - Fazenda Nova
Público Alvo: Crianças de 0 à 6 anos que reside na localidade
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura e Pontinho Tear Cultural

28/11 | QUINTA-FEIRA:
7h30 - EXPO BABY
Local: Creche São João Batista
- Atendimento Pediátrico com Dra. Bernadete;
- Oficina de Introdução Alimentar para crianças na faixa etária de 04 à 08 meses com nutricionista do NAS Fernanda Pereira;
- Oficina de Shantala para bebês com a fisioterapeuta Lylyam Bibiana;
- Circuito das sensações e desenvolvimento motor com fonoaudióloga, assistente social, psicóloga, educadores físicos;
- Realização de Tipagem Sanguínea;
- Cuidados com saúde bucal;
- Roda de Capoeira, Animação, atividades lúdicas e recreativas.
Público alvo: Crianças de 0 à 3 anos
Responsável: Secretaria Municipal de Saúde e parceiros (Conselho Tutelar e Pastoral da Criança)

14h00 - CAPACITAÇÃO DO FORTALECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS FAMILIARES NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Local: CEI São João Batista
Responsável: Comissão da 9ª Semana do Bebê

29/11 | SEXTA-FEIRA:
7h30 - 3ª FORMATURA DO AME - Aleitamento Materno Exclusivo e Indicação da Mãe Amiga do Peito 2019
Local: CEI São João Batista
Responsável: Secretaria Municipal de Saúde e parceiros (Conselho Tutelar e Pastoral da Criança)

16h00 - FESTA DE ENCERRAMENTO: POR UMA PRIMEIRA INFÂNCIA FELIZ Local: CEI São João Batista
- Devolução da Chave da cidade;
- Agradecimentos.
Momento Lúdico: Parque Infantil, Sorvete, Algodão Doce, Balas e Animação
Público alvo: Crianças de 0 meses à 6 anos.
Responsável: Comissão da 9ª Semana do Bebê e parceiros (Conselho Tutelar e Pastoral da Criança)

BEBÊ ESTRELA: Maria Júlia
Padrinhos: Fátima Morais e Vinícius Fernandes
#SaúdeParaTodos 13/11/2019 SAÚDE Saúde realiza ações da Campanha Novembro Azul. Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, durante todo esse mês está realizando diversas ações da Campanha Novembro Azul. Os Agentes Comunitários de Saúde, Equipes de Estratégia Saúde da Família e profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Hospital e Maternidade “Mãe Tetê”, estão realizando atividades com o objetivo de conscientizar a população e prevenir o câncer de próstata.

EXAME PSA GRATUITO:
Oferta de sorologias de PSA para homens acima de 40 anos de idade. Para ter acesso ao serviço, basta fazer o agendamento com os Agentes Comunitários de Saúde.

DIA “D” DA SAÚDE DO HOMEM:
No próximo dia 21 de novembro, será realizado na Unidade Básica de Saúde “Antônio Fernandes Sobrinho”, no Bairro Bom Jardim, o Dia “D” da Saúde do Homem, na oportunidade haverá a oferta dos seguintes serviços:
>> Atendimento com médico urologista e clínico geral;
>> Saúde bucal;
>> Saúde auditiva;
>> Auriculoterapia;
>> Acompanhamento Psicológico;
>> Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites;
>> Vacinação contra Tétano e Hepatite B;
>> Palestra educativa
>> Corte de cabelo masculino.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
#SaúdeParaTodos 08/11/2019 SAÚDE Saúde iniciará mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, iniciará no período de 18 a 30 de novembro, mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez, direcionada para adultos na faixa-etária entre 20 e 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Os cidadãos deverão procurar a Unidade Básica de Saúde “Erismina Carlos Fernandes”, para mais informações. É necessário apresentar a caderneta de vacinação.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde.
#SaúdeParaTodos 05/11/2019 SAÚDE Comissão organizadora da Semana do Bebê, divulga o resultado final do Concurso Bebê Estrela 2019. A Comissão organizadora da 9ª Semana do Bebê de Major Sales, divulgou o resultado final do Concurso Bebê Estrela 2019. Depois de avaliado todos os critérios conforme o regulamento, a bebê Maria Júlia Simplício Pamplona, de 06 meses de idade, filha do casal Ana Paula Simplício de Queiroz e Francisco Pedro Pamplona Junior, foi a campeã obtendo a maior pontuação.

A Semana do Bebê de Major Sales acontecerá de 25 a 29 de novembro, nos próximos dias será divulgada a programação oficial.

Acesse o link abaixo e acompanhe a pontuação.

#SaúdeParaTodos 23/10/2019 SAÚDE Comissão Organizadora realiza reunião intersetorial para planejamento da 9ª Semana do Bebê. A Comissão Organizadora da Semana do Bebê, realizou na tarde de ontem, 22, na Prefeitura Municipal, uma reunião intersetorial com representantes das secretarias municipais e instituições ligadas à primeira infância para o planejamento de ações e elaboração da programação da 9ª edição da Semana do Bebê de Major Sales.

O prefeito Thales Fernandes e a vice-prefeita Maria Elce participaram do encontro, ambos acompanham de perto a organização do evento incentivando o bom êxito das atividades que proporcionem melhor qualidade de vida para as crianças majorsalenses.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Em Major Sales, a edição 2019 da Semana do Bebê acontecerá de 25 a 29 de novembro.
#SaúdeParaTodos 21/10/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde promoveu dia "D" de vacinação contra sarampo. A Secretária Municipal da Saúde de Major Sales, promoveu no último sábado (19/10), o dia “D” de vacinação contra o sarampo, com a finalidade de intensificar e fortalecer a Campanha Nacional que segue até o dia 25 de outubro, com foco nas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram imunizadas ou estejam com esquema de vacinação incompleto. A imunização foi realizada na Unidade Básica de Saúde “Erismina Carlos Fernandes” das 7h30 às 16h30.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar a morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Quando a doença ocorre na infância, o paciente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente, e pode ocasionar também cegueira.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas atrás das orelhas e no corpo.

Campanha Nacional contra o Sarampo:
A segunda fase da Campanha está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. Será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
#SaúdeParaTodos 18/10/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde divulga lista dos inscritos no concurso "Bebê Estrela 2019". Secretaria Municipal de Saúde divulga lista dos bebês inscritos no Concurso "Bebê Estrela 2019" da 9ª Semana do Bebê de Major Sales.

As inscrições aconteceram no período de 08 a 11 de outubro de 2019, nas Unidades de Saúde. Podiam se inscrever bebês residentes no município de Major Sales com idade entre 6 a 11 meses e 29 dias.

Agora os inscritos passarão por uma avaliação com os seguintes critérios:

Residir no município de Major Sales/RN desde o início do Pré-Natal com registro (prova documental); ter idade completa entre 6 (seis) meses à 11 (onze) meses e (29) dias; ter tido aleitamento exclusivo por maior número de meses e, por, no mínimo, 6 (seis) meses; ter realizado, com registro (prova documental) nas unidades básicas de saúde de Major Sales/RN, o maior número de consultas, durante o pré-natal; carteira de vacinação em dia com as obrigações vacinais, com registro (prova documental); ter rigorosamente em dia, as consultas de Crescimento e Desenvolvimento - C e D (prova documental); ter participado, com registro (prova documental) do maior número de Reuniões Educativas do Grupo de Gestante; ter realizado, com registro (prova documental) pelo menos 01 (uma) consulta odontológica no município durante o pré-natal; ter realizado a avaliação do teste da linguinha até os primeiros 15 dias do bebê com registro (prova documental); ter realizado o Teste do Pezinho com registro (prova documental).

O Bebê com maior pontuação vence o concurso.

A 9ª Semana do Bebê de Major Sales acontecerá de 25 a 29 de novembro de 2019, com uma ampla programação voltada à primeira infância.

CLIQUE NOS LINKS E TENHA ACESSO:
#SaúdeParaTodos 17/10/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde facilita o acesso à atenção básica na zona rural. Secretaria Municipal de Saúde facilita o acesso à atenção básica por meio de visitas e atendimentos com profissionais na zona rural.

No último dia 15 de outubro, a Estratégia Saúde da Família - ESF, realizou visitas e atendimentos na comunidade do Sítio Lourenço, zona rural do município de Major Sales.

A equipe ofertou atendimento com médico, odontológico e enfermeiro. Os Agentes Comunitários de Saúde realizaram exames de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações diversas.
#SaúdeParaTodos 16/10/2019 SAÚDE Sábado é dia de vacinar crianças contra o sarampo. No próximo sábado, 19 de outubro, acontece o Dia "D" da Campanha de Vacinação contra Sarampo. Em Major Sales a ação será realizada na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", na Rua Francisco André de Morais, no horário de 07h30 às 16h30.

A campanha é voltada para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram imunizadas.

No ato da vacinação é necessário apresentar o cartão de vacina e cartão do SUS.

As crianças que estão com a vacina em dia serão certificadas.
#SaúdeParaTodos 09/10/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde dilvulga cronograma de ações do OUTUBRO ROSA. Durante todo esse mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará ações em favor da saúde da mulher por meio da campanha "Outubro Rosa".

Os Agentes Comunitários de Saúde irão realizar a busca ativa em visitas domiciliares ao público feminino, principalmente na faixa etária de 24 a 59 anos, para identificar as que ainda não realizaram seu exame de prevenção de câncer de colo do útero e mama. As ofertas de vagas para exames de prevenção serão ampliadas.

CRONOGRAMA DE COLETAS DE PREVENÇÃO:
Enfermeira Jéssica - PSF 01: UBS Erismina Carlos Fernandes: Todas as terça-feira à tarde e quinta-feira manhã e tarde.
Enfermeira Liliane - PSF 02: UBS Antônio Fernandes Sobrinho / UBS Maria Furtada: Todas as terça-feira pela manhã e tarde e quarta-feira manhã e tarde.

CRONOGRAMA DE VISITA E EXAMES
- Visitas às escolas para agendar exames de prevenção das professoras.
- Realização de Exames de Ultrassom Transvaginal e Mama neste dia 12/10.
- Atendimento com a médica Ginecologista - Dra. Neta neste dia 30/10/2019 pela manhã na UBS Erismina Carlos Fernandes.

AÇÕES EDUCATIVAS:
Dia 07/10/2019 - 15h - Encontro com Mulheres que participam das aulas. da Academia da Saúde
Dia 08/10/2019 - 15h - Encontro com Grupos de Mulheres do CRAS.
Dia 15/10/2019 - 8h - Ação de Saúde no Sitio Lourenço.
Dia 16/10/2019 - 8h - Ação de Saúde na Fazenda Nova.
Dia 18/10/2019 - 8s - Encontro com Grupos de Mulheres Negra Sou do Pontinho de Cultura.
Dia 23/10/2019 - 14h - Encontro com Grupos de Mulheres do CRAS no Sitio Fazenda Nova.
Dia 24/10/2019 - 15h - Tarde Rosa com as mulheres do Hospital e Maternidade Mãe Tetê.V
#SaúdeParaTodos 01/10/2019 SAÚDE Inscrições abertas para o Concurso Bebê Estrela 2019. A Secretaria Municipal de Saúde convida todas as mamães de bebês com idade entre 6 a 11 meses e 29 dias que queiram fazer do seu filho (a) uma estrela, para realizar a inscrição no Concurso para a Escolha do Bebê Estrela 2019.

A iniciativa faz parte da programação da 9ª Semana do Bebê do município de Major Sales.

As inscrições serão realizadas no período de 08 a 11 de outubro de 2019, nos horários de 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, nas seguintes Unidades de Saúde de Major Sales:

- Bebês que moram na Área dos Agentes de Saúde da Equipe ESF 01 fará inscrição na UBS Erismina Carlos Fernandes - localizada na R: Francisco André de Morais - vizinha à EMATER;

- Bebês que moram na Área dos Agentes de Saúde da Equipe ESF 02 fará inscrição na UBS Antonio Fernandes Sobrinho - localizada no Bairro Bom Jardim - vizinha ao Estádio “O Piozão”.

No ato da inscrição as mães deverão levar CARTÃO DA
CRIANÇA e CARTÃO DO PRÉ-NATAL.
#SaúdeParaTodos 10/09/2019 SAÚDE Programação completa do Projeto "Viver a Vida" A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria intersetorial, está realizando durante todo o mês de setembro o Projeto "Viver a Vida". Diversas ações estão sendo desenvolvidas no município pelas Secretarias Municipais, Entidades Governamentais, Associações e Igrejas, alertando a população para a valorização da vida.

Confira a programação:

DIA 02/09/2019 - Segunda-Feira
07h30 - Encontro Motivacional
Tema: Missão e Propósito de Vida
Ministrante: Deusdethi Fortunato de Lima - Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Pós Graduado em Docência Superior, Coach, Empresário e Escritor - último trabalho: Livro Coaching Mude seu MINDSET para o sucesso.
Apresentação Cultural: Grupo NegraSou
Local: Centro Cultural de Major Sales
Realização: Secretaria Municipal de Educação, CMDCA e Pontinho de Cultura

DIA 09/09/2019 a 13/09/2019
SEMANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Tema: Juventude, ação e desafios: juntos criando um novo conceito de vida.
Realização: Secretaria Municipal de Cultura

DIAS 09/09/2019 e 10/09/2019
UMA VISITA, VÁRIAS HISTÓRIAS
Realização: CRAS, SCFV, Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e estagiárias de serviço social

DIA 11/09/2019
6h40 - TRILHA PELA A VIDA: EU ESCOLHI VIVER
RODA DE VIVÊNCIAS COM OS GRUPOS DO PAIF
Realização: CRAS e Professora de Dança Simone Silva

DIA 10/09/2019 - Terça-feira
14h00 - Abertura do Desafio Emagrecimento Saudável
Local: Academia da Saúde
Realização: Academia da Saúde

DIA 10/09/2019 - Terça-feira
16h00 - Abordagem dos fatores que levam ao suicídio
Local: Escola Municipal Antônio José da Rocha
Realização: Pastor da Igreja Evangélica do Ministério de Intercessão e Evangelização - MIE

DIA 14/09/2019 - Sábado
08h00 - Panfletagem: É preciso saber viver - orientações prevenção da violência contra jovens e adolescentes
Local: Salão Paroquial
Realização: Pastoral da Criança e Agentes de Saúde
17h00 - Celebração da Vida- Tema: Viver Melhor e com qualidade de vida.
Local: Salão Paroquial
Realização: Pastoral da Criança e Agentes de Saúde

DIA 17/09/2019 - Terça-Feira
14h00 - Encontro Grupo de Gestantes: Gerando Amor
Tema: A vivência da vida no período gestacional
Local: Creche São João Batista
Realização: Estratégia Saúde da Família 1 e 2 / ACS

DIA 18/09/2019 - Quarta-Feira
8h00 - Roda de Conversa: Refletir sobre os problemas psicológicos que afetam a juventude, especialmente a pressão em busca do “corpo perfeito”.
Local: Clube de Idosos
Realização: Adolescentes do NUCA

DIA 20/09/2019 - Sexta-Feira
08h00 - Curso Primeiros Socorros na Atenção Básica: qualificar profissionais para salvar vidas.
Local: UBS Erismina Carlos Fernandes
Realização: Enfermeiros do HMMT

DIA 20/09/2019 - Sexta-Feira
15h00 - Audiência Pública
Tema: Suicídio: Precisamos falar sobre isso!
Ministrada pela Psicologa Mara Betânia Henrique de Lima Gonçalves - Colégio e Curso Evolução
Local: Câmara de Vereadores
Realização: Câmara de Vereadores

DIA 25/09/2019 - Quarta-Feira
07h00 - HIPERDIA: Vivendo com saúde.
Local: Salão Paroquial
Realização: Estratégia Saúde da Família 1 e 2 / ACS

DIA 23/09/2019 a 27/09/2019
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Tema: No trânsito, o sentido é a vida.
Realização: Creche São João Batista e Escola Municipal Tonheira Germano

DIA 30/09/2019 - Segunda-Feira
07h00 às 17 h00 - Exposição: Juntos pela vida
Local: Escola Municipal Antônio José da Rocha
Realização: Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Antônio José da Rocha

13h00 - Capacitação de profissionais sobre o correto preenchimento da notificação no VIVA/SINAN e sobre encaminhamento de casos de violências contra crianças e adolescentes ao SUS e demais serviços existentes no município.
Local: UBS Erismina Carlos Fernandes
Realização: Secretaria Municipal de Saúde

OBS: DURANTE TODO O MÊS DE SETEMBRO OUTRAS ATIVIDADES SERÃO INTRODUZIDAS NA PROGRAMAÇÃO CONFORME AGENDAMENTOS DOS ORGÃOS MUNICIPAIS E SOCIEDADE CIVIL.
#SaúdeParaTodos 05/09/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde promoveu a Semana Municipal de Amamentação. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, realizou a Semana Municipal da Amamentação. A campanha de mobilização social buscou conscientizar mães, pais e famílias da necessidade de garantir o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

A programação aconteceu no período de 26 a 30 de agosto, e contou com bate papo informativo em programa de rádio, oficinas de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, encontro com gestantes, mamaço com mães de aleitamento exclusivo e consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CeD).

A Semana Municipal de Amamentação envolveu profissionais de saúde, parceiros e o público alvo (pais, mães e bebês) com ações positivas alertando sobre a importância da amamentação exclusiva, além de proporcionar momentos de fortalecimento de vínculos entre mães, pais e bebês.
#SaúdeParaTodos 05/09/2019 SAÚDE Teve início as ações do Projeto "Viver a Vida". Aconteceu na manhã da última segunda-feira, 02, no Centro Cultural de Major Sales, a abertura da edição 2019 do Projeto “Viver a Vida”. A palestra motivacional: "Missão e propósito de vida", ministrada pelo Escritor e Coach Deusdethi Fortunato de Lima, marcou o início de uma série de ações que serão desenvolvidas durante todo o mês de setembro, buscando conscientizar toda a população para a valorização da vida e o combate ao suicídio.

O evento contou com a participação de secretários, vereadores, servidores públicos municipais, membros de associações, entidades organizadas e grupos diversos.

O prefeito Thales Fernandes prestigiou a palestra e elogiou a iniciativa da campanha que proporcionará momentos de reflexão e motivação para toda a comunidade.
#SaúdeParaTodos 30/08/2019 SAÚDE Palestra motivacional abrirá as ações do Projeto "Viver a Vida". A Secretaria Municipal de Saúde por meio de uma parceria intersetorial realizará durante todo o mês de setembro o Projeto "Viver a Vida". Diversas ações serão desenvolvidas no município pelas Secretarias Municipais, Entidades Governamentais, Associações e Igrejas, alertando a população para a valorização da vida.

A abertura da edição 2019, acontecerá na próxima segunda -feira, 02 de setembro, a partir das 07h30 no Centro Cultural de Major Sales, com uma palestra motivacional: "Missão e propósito de vida", que será ministrada pelo Escritor e Coaching Deusdethi Fortunato de Lima.

O evento é aberto ao público em geral! Participe!
#SaúdeParaTodos 28/08/2019 SAÚDE Município de Major Sales inicia a Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O município de Major Sales deu início a Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. No período de 26 a 30 de agosto, dentro da programação da Semana Municipal do Aleitamento Materno, está sendo realizada a Oficina de Formação de Tutores.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), visa o fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, aprimorando as competências e habilidades dos profissionais de saúde da Atenção Básica.

Em Major Sales já foram formados 16 tutores de nível superior que irão aplicar os conhecimentos adquiridos e capacitar os demais profissionais que compõe as Unidades Básicas de Saúde que aderiram a Estratégia.
#SaúdeParaTodos 22/08/2019 SAÚDE Acompanhe a programação da Semana Municipal de Amamentação. A Secretaria Municipal de Saúde realizará no período de 26 a 30 de agosto, a Semana Municipal da Amamentação. A campanha de mobilização social busca conscientizar, além das mães, a figura paterna e outros componentes da família da necessidade de garantir o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

Programação:

Dia 26/08/2019 | Segunda-feira
8h00 às 16h30: Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
Público Alvo: profissionais de nível superior.
Local: UBS Maria Furtada no Sitio Fazenda Nova.

Dia 27/08/2019 | Terça-feira
9h00 - Participação no Programa de Rádio da Major Sales FM - Divulgação da Semana Municipal do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.

14h00 - Encontro com Gestantes.
Tema: A importância do vínculo familiar durante a amamentação exclusiva.
Local: Creche São João Batista.

Dia 28/08/2019 | Quarta-feira
14h00 - I Encontro dos grupos de tutores para o planejamento da Oficina Amamenta e Alimenta Brasil nas Unidades de Saúde.
Local: UBS Erismina Carlos e UBS. Antonio Fernandes Sobrinho.

Dia 29/08/2019 - Quinta-feira
7h30 - Mamaço com mães de aleitamento exclusivo e C e D Coletivo com crianças menores de 1 ano.
Temáticas: Aleitamento Materno Exclusivo | Alimentação Complementar | Higiene Oral.
Local: Clube de Idosos Alegria de Viver e Salão do CRAS.

13h00 às 16h30 - Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil nas Unidades de Saúde Erismina Carlos Fernandes e Antonio Fernandes Sobrinho.
Público Alvo: Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, profissionais de apoio e gerentes das UBS.
Local: Unidades de Saúde.

Dia 30/08/2019 - Sexta-feira
7h00 - Avaliação Final da Semana de Aleitamento Materno e a Certificação dos Facilitadores e Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
Local: UBS Antonio Fernandes Sobrinho.
#SaúdeParaTodos 12/08/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde divulga calendário da Campanha Antirrábica 2019. Donos de cães e gatos de Major Sales devem ficar atentos ao calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A Secretaria de Saúde instalou 05 postos de imunização na zona urbana, além das visitas domiciliares na zona rural. A ação já terá início amanhã, 13 de agosto e seguirá até o dia 13 de setembro.

A vacina é segura e gratuita. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais.

Calendário de Vacinação:

ZONA URBANA
DATA | LOCALIDADE
13/08/2019 - CENTRO DE SAÚDE
20/08/2019 - UBS FERNANDINHO
27/08/2019 - UBS FAZENDA NOVA
03/09/2019 - UBS ERISMINA
10/09/2019 - HOSPITAL
13/09/2019 - DIA D - NO CENTRO DE SAÚDE


ZONA RURAL
DATA | LOCALIDADE
14/08/2019 - CANTA GALO, OITIS, CANA BRAVA E CARRAPATEIRA
21/08/2019 - SÃO MIGUEL E DIVISÃO
28/08/2019 - SUSSUUARANA
04/09/2019 - LOURENÇO
11/09/2019 -JAVARIS E TIMBAÚBINHA

Não deixe seu melhor amigo com raiva!
#SaúdeParaTodos 19/07/2019 SAÚDE Saúde alerta sobre o número elevado de focos do mosquito Aedes Aegypti em Fazenda Nova e Damasco. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, por meio dos Agentes de Endemias, adverte sobre o número elevado de focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya, encontrados nas comunidades de Fazenda Nova e Damasco.

A situação de alerta tem por base o mais recente Levantamento do Índice Amostral (LIA), que permite o conhecimento, de forma rápida, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito Aedes Aegypti.

Diante da atual situação encontrada, especialmente nas comunidades citadas, a Secretaria de Saúde reforça a importância da contribuição da população na prevenção de focos do mosquito, especialmente em tempos de chuvas, que propicia facilidade de acúmulo de água.
#SaúdeParaTodos 17/07/2019 SAÚDE Prefeito entrega melhorias habitacionais na zona rural do município. O prefeito Thales Fernandes entregou melhorias habitacionais na zona rural do município. Nesta primeira etapa, três famílias foram beneficiadas: Antônio Carlos de Oliveira (Sítio São Miguel), Francisca Nilzete Fernandes (Sítio Damasco) e Maria de Fátima da Silva (Sítio Bom Jardim).

Na segunda etapa, mais três famílias serão contempladas. As obras já estão em andamento, com previsão de conclusão até o fim do ano.

A implantação das melhorias habitacionais são fruto de um convênio no valor de R$ 300.546,68 (trezentos mil, quinhentos e quarenta e seis reais e sessenta e oito centavos), firmado entre a Prefeitura de Major Sales e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que busca aprimorar as condições físicas e sanitárias das habitações e da área externa.
#SaúdeParaTodos 02/07/2019 SAÚDE Município de Major Sales recebe camionete 0 km para a vigilância em saúde. Durante as ações da 3ª edição do projeto "Viva o Bairro", o prefeito Thales Fernandes, a vice-prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde Ângela Wilma, entregaram a população um veículo tipo camionete L200 Triton - 0 km, como força efetiva no combate ao mosquito Aedes Aegypti no município.

A contemplação com o novo veículo se deve ao trabalho incansável da gestão, e em especial, dos profissionais que atuam na Vigilância em Saúde (ACS e ACE), responsáveis por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis entre outras atribuições.

O novo bem será incorporado à frota da Secretaria Municipal de Saúde e irá contribuir com o trabalho já desenvolvido pela gestão no combate e controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
#SaúdeParaTodos 23/05/2019 SAÚDE Secretaria de Saúde promove palestra motivacional. A Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última segunda-feira, 20, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Major Sales, uma palestra motivacional destinada aos profissionais de saúde.
A Palestra ministrada pelo psicólogo e especialista em Inteligência Emocional, Deyvid Alves, teve como objetivo instigar a reflexão, provocando efetivas mudanças de atitudes no trabalho com vistas a possibilitar a melhoria da motivação, relacionamentos interpessoais, eficiência, qualidade e produtividade.
#SaúdeParaTodos 17/05/2019 SAÚDE Secretária de Saúde de Major Sales é reconduzida a vice-presidência regional da VI Região de Saúde. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN), empossou na última quarta-feira, 15, sua nova diretoria executiva, conselho fiscal e conselho diretor para o biênio 2019/2021. O evento aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A nova direção que guiará o Colegiado nos próximos dois anos, eleita em chapa única durante a assembleia geral realizada dia 17 de abril, tem a secretária municipal de saúde de Doutor Severiano no Alto Oeste, Maria Eliza Garcia, como nova presidente. O município de Major Sales está representado na composição atual pela Secretária Municipal de Saúde, Ângela Wilma Rocha, que pela 2ª vez mantém a posição de vice-presidente regional da VI Região de Saúde (Alto Oeste) como membro titular.
#SaúdeParaTodos 03/05/2019 SAÚDE Dia D da campanha de vacina contra gripe acontece neste sábado. A campanha de vacinação contra a gripe terá seu Dia "D" neste sábado, 4 de maio. Em Major Sales,o ponto de imunização será na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" no horário de 07h00 às 16h00 .

A primeira fase priorizará crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Além do pessoal já mencionado, estão incluídos: Trabalhadores da saúde, povos indígenas,idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
#SaúdeParaTodos 03/05/2019 SAÚDE Ângela Wilma participa do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais. A Secretária Municipal de Saúde, Ângela Wilma, participou no período de 29 de abril a 01 de maio, do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE. O evento realizado em Fortaleza/CE, já faz parte do calendário de ações dos secretários municipais de saúde, e tem como objetivo compartilhar experiências e debater estratégias com foco na temática "Atenção Básica na Saúde: Desafios e Perspectivas".
O Congresso contabilizou mais de 1.500 participantes. Do estado do Rio Grande do Norte, participaram aproximadamente 150 secretários municipais de saúde.
Segundo Ângela Wilma, as discussões aconteceram em torno do atual cenário do SUS, as dificuldades que os municípios vêm enfrentando arcando com encargos financeiros acima das suas condições e reivindicações para que as responsabilidades sejam compartilhadas conforme preconiza as leis.
O Congresso Norte e Nordeste reuniu as duas regiões mais carentes em termos financeiros e de regionalização, as discussões foram fundamentais para embasar e subsidiar argumentos para serem apresentados no Congresso Nacional que ocorrerá no período de 02 a 05 de julho em Brasília/DF.
#SaúdeParaTodos 12/04/2019 SAÚDE Major Sales realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A Secretaria de Saúde, realizou na última segunda-feira, 08, no Clube de Idosos, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, contou com a representação da sociedade civil, usuários, gestores e profissionais da saúde.

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Neto; pela secretária municipal de saúde, Ângela Wilma; autoridades municipais, secretários e vereadores. O prefeito Thales Fernandes que cumpria agenda administrativa em Brasília/DF, foi representado pela professora Maria Carlos.

Antes de iniciar as discursões em torno da temática, a Secretária de Saúde Ângela Wilma, apresentou a realidade de saúde local, explanando as problemáticas enfrentadas na prestação dos serviços que vão de frente a um financiamento precário e insuficiente para atender as demandas, além também de expor os avanços e conquistas do município.

A Conferência Magna foi proferida pelo Enfermeiro Francisco Glériston Vieira - Mestre em Saúde da Família pela UFRN/Fiocruz, Auditor e Consultor Técnico em Saúde e Professor do Curso de Enfermagem da UERN / Pau dos Ferros.

Depois de discutidas as problemáticas e apresentadas as propostas pelos grupos de trabalhos, o documento na íntegra irá ser defendido pelos delegados escolhidos em assembleia para representar o município na Conferência Estadual prevista para junho deste ano.
#SaúdeParaTodos 06/04/2019 SAÚDE Major Sales realizará Conferência Municipal de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira, 08, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aberto à comunidade, acontecerá a partir das 08h00 no Clube de Idosos.

A ação é uma etapa municipal das Conferências Estadual e Nacional, cujo o tema é "Saúde e Democracia: avançar nos direitos à saúde". Na Conferência será discutido e definido diretrizes para melhorar o acesso à saúde pública.
#SaúdeParaTodos 11/03/2019 SAÚDE Prefeitura oferta exames de mamografia digital. Com o objetivo de cuidar da prevenção do câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio da Secretaria de Saúde, ofertou 60 mamografias digitais para as mulheres do município. A ação realizada no dia 28 de fevereiro, só foi possível graças a contratação da Unidade Móvel “Amigo do Peito” com um espaço equipado de aparelhos modernos e profissionais qualificados.

A iniciativa que também fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, contou com uma série de atividades e orientações, além de exames de diagnóstico específicos, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e atualização vacinal.
#SaúdeParaTodos 25/02/2019 SAÚDE Acompanhe a programação da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Secretaria de Saúde iniciou hoje, 25, a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A programação que será executada em parceria com outras secretarias e instituições, segue até quinta-feira, 28, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuem para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

PROGRAMAÇÃO:

25.02.19 - SEGUNDA-FEIRA

09h: Abertura - Programa de Rádio 104,9 FM
Locutor: Ginaldo Carlos
Participação: Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Conselho Tutelar


26.02.19 - TERÇA-FEIRA

14h: Roda de Conversa com Mães dos Adolescentes do SCFV
Responsáveis: Profissionais do CRAS
Local: CRAS


27.02.19 - QUARTA-FEIRA

14h: Mesa Redonda "Quebrando Tabus: O Direito à Saúde Sexual Segura"
Local: Quadra da Escola Municipal Antônio José da Rocha
Responsáveis: Profissionais de Saúde: Enfermeiras Liliane, Jéssica, Médica Dra. Brenda Galiza, e Agente de Saúde Ana Priscila
Público Alvo: Turmas 8º A e B / Turma 7º B / Turma 9º A


28.02.19 - QUINTA-FEIRA

16h: Gincana "Bloquinho da Prevenção"
Local: Quadra da Escola Municipal Antônio José da Rocha.
Público Alvo: Turmas 8º A e B / Turma 7º B / Turma 9º A
Condução da Ação: Quadrilha Mandacaru do Sertão, Produtores Culturais e Associação Comunitária

#SaúdeParaTodos 28/01/2019 SAÚDE Prefeitura entrega ambulâncias e equipamentos para o HMMTT. A Prefeitura Municipal de Major Sales, entregou na manhã do último sábado, 26, duas ambulâncias 0KM e novos equipamentos para o Hospital e Maternidade Mãe Tetê. Os investimentos entregue à população somaram um montante de R$ 530.000,00 (quinhentos e trinta mil reais).

A Solenidade aconteceu em frente ao Hospital e contou com a presença de diversas autoridades, profissionais da saúde e populares.

Dentre os equipamentos adquiridos para o HMMTT, está um aparelho de raio x,centrífuga e secadora para lavanderia, camas, ar-condiconados, computadores, geladeira, freezer, cadeiras de rodas, movéis diversos e acessórios hospitalares.
#SaúdeParaTodos 24/01/2019 SAÚDE Prefeitura entregará 02 novas ambulâncias e equipamentos para o HMMTT. O Prefeito Thales Fernandes convida toda a população para participar da solenidade de entrega de duas novas ambulâncias 0KM e equipamentos para o Hospital e Maternidade Mãe Tetê. O evento acontecerá no próximo sábado, 26 de janeiro, às 07h30 da manhã em frente ao hospital.
#SaúdeParaTodos 13/01/2019 SAÚDE Saúde inicia mutirões de combate ao Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde iniciará a partir desta segunda-feira, 14, às 07h30min pela comunidade de Fazenda Nova, os mutirões contra o mosquito transmissor das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya. Ações de prevenção serão executadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e profissionais da Vigilância Sanitária com o apoio da população.






Faça sua parte! Juntos venceremos o mosquito!
#SaúdeParaTodos 04/12/2018 SAÚDE Com a Formatura do AME, Major Sales encerra a 8ª Semana do Bebê. A 8ª edição da Semana do Bebê de Major Sales teve sua culminância na manhã da última sexta-feira, 30, no Centro Educacional Infantil São João Batista, com a 2ª Formatura do AME. O evento certificou as mães e bebês pelo Aleitamento Materno Exclusivo por no mínimo os seis primeiros meses de vida.

Após a certificação, foi realizado o Baby Fest com brincadeiras e distribuição de guloseimas para todas as crianças presentes.

Durante os cinco dias de programação da Semana do Bebê, uma equipe multidisciplinar levou alegria e informação para mães, pais e bebês, promovendo diversas ações com foco na saúde e na garantia dos direitos da primeira infância, através de oficinas e atividades lúdicas.

A Semana do Bebê foi promovida pela Prefeitura Municipal e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e CRAS. O evento ainda contou com a parceria da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales, Ponto de Cultura "Tear Cultural" e Pontinho de Cultura "Deixe a Criança Brincar.
#SaúdeParaTodos 29/11/2018 SAÚDE Chá Beneficente da 8ª Semana do Bebê arrecada doações para crianças. O tradicional Chá de Bebê Beneficente é um momento de confraternização entre os profissionais das diversas secretarias municipais e instituições parceiras da Semana do Bebê. A programação eclética envolve gincana, apresentações artistas e brincadeiras. Na oportunidade são arrecadados kits infantis de higiene pessoal e brinquedos educativos para serem doados aos bebês que participam da programação durante ao longo da semana.
#SaúdeParaTodos 27/11/2018 SAÚDE Emocionante Solenidade de Abertura marca o ínicio a 8ª Semana do Bebê de Major Sales. Com uma emocionante Solenidade de Abertura, realizada no ínício da noite desta segunda-feira, 26, na Praça da Matriz, teve ínicío em Major Sales, a 8ª edição da Semana do Bebê.

A programação contou com espetáculo teatral sobre o tema "Major Sales é o céu e cada bebê é uma estrela", seguido do desfile dos Bebês que participaram do Concurso "Bebê Estrela 2018" e entrega da chave da cidade ao Bebê Estrela, João Emanuel.

A solenidade prestigiada por autoridades municipais, profissionais da gestão pública, famílias e comunidade, contou também com o discurso do prefeito Thales Fernandes e entrega da comeda "Bebê Feliz" ao autor do tema da semana, Maxsuel Carlos e aos padrinhos José Nicásio e Hildeglase Silva.

A Semana do Bebê se estenderá até sexta-feira, 30, com diversos eventos voltados à primeira infância.
#SaúdeParaTodos 19/11/2018 SAÚDE Comissão Organizadora divulga programação da 8ª Semana do Bebê de Major Sales. 26/11/18 - Segunda-feira
7h30- Oficina de Papinhas e Introdução Alimentar
Público Alvo: Bebês de 4 à 7 meses
Local: Salão do CRAS
Responsáveis: Equipe NASF e Profissionais de Saúde


17h30 - Solenidade de Abertura Oficial da 8ª Semana do Bebê
Local: Praça da Matriz
- Apresentação Cultural
- Desfile Bebê Estrela 2018
- Entrega da Chave da Cidade ao Bebê Estrela 2018
- Palavra das Autoridades
- Comenda Bebê Feliz
Responsáveis: Entidades Municipais, CMDCA, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Associação Sócio-Cultural através do Projeto Criança Esperança e Itaú UNICEF




27/11/18 - Terça-feira
7h30 - Oficina sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros na Infância
Público Alvo: Professores do Ensino Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsável: Enfermeiro do HMMT, Jonathan de Oliveira Paula


10h00 - Chá Beneficente
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsável: Educação e Comissão da 8ª Semana do Bebê


13h00 - 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Tema: Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências.
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsável: CMDCA




28/11/18 - Quarta-feira
09h00 - Final do Concurso de Frases das Escolas Municipais
- Circuito Interativo
Local: Quadra da Escola Municipal Antônio José da Rocha (Anexo)
- Responsável: Comissão da 8ª Semana do Bebê e Profissionais da Academia da Saúde


15h00 - Oficina com gestantes: Chuvas de amor com cliques de emoção
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsáveis: CRAS




29/11/18 - Quinta-feira
08h00- Oficina do afeto: mães que cuidam, bebês que brilham
Público Alvo: Mães e Bebês do Concurso Bebê Estrela 2018
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsáveis: CRAS


08h00 - Baby Fest: A infância é uma festa
Público Alvo: Crianças de 01 à 06 anos atendidos na comunidade e pela Escola Municipal Tonheira Germano
Local: Quadra Poliesportiva da Fazenda Nova
Responsáveis: Profissionais da Escola Municipal Tonheira Germano, Comissão da 8ª Semana do Bebê, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Academia da Saúde, Associação Sócio-Cultural através do Projeto Criança Esperança e Itaú UNICEF


15h00 - Baby Fest: A infância é uma festa.
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
Responsáveis: Profissionais do Centro Ed. Infantil São João Batista, Comissão da 8ª Semana do Bebê, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Academia da Saúde, Associação Sócio-Cultural através do Projeto Criança Esperança e Itaú UNICEF




30/11/18 - Sexta-feira
08h00- Encerramento da 8ª Semana do Bebê
2ª Formatura do AME (Aleitamento Materno Exclusivo)
Baby Fest: A infância é uma festa.
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista - Responsáveis:
Responsáveis: Profissionais do Centro Educação Infantil São João Batista, Comissão da 8ª Semana do Bebê, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Academia da Saúde, Associação Sócio-Cultural através do Projeto Criança Esperança e Itaú UNICEF
#SaúdeParaTodos 08/11/2018 SAÚDE Crianças participam do Projeto Educação Física na Infância. A Academia da Saúde de Major Sales promove semanalmente encontros de práticas corporais com as crianças do Centro Educacional Infantil São João Batista. O Projeto Educação Física na Infância tem como objetivo despertar desde os primeiros anos de vida, o gosto e o prazer por hábitos saudáveis.
#SaúdeParaTodos 06/11/2018 SAÚDE Município de Major Sales se prepara para a 8ª edição da Semana do Bebê. No período 26 à 30 de novembro, o município de Major Sales realizará a 8ª edição da Semana do Bebê.

O evento tem como objetivo valorizar a primeira infância através de atividades educativas que envolvam o público infantil de 0 à 6 anos, gestantes, nutrizes e familiares, incentivando o cuidado com a saúde, educação e cidadania.

A programação oficial será divulgada em breve!
#SaúdeParaTodos 05/11/2018 SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde inicia ações da Campanha Novembro Azul. As ações do Novembro Azul, companha dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, tiveram início neste dia 01 de novembro com a participação de 20 homens do município de Major Sales no Projeto do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL em Natal/RN.

Acompanhados pela Secretária Municipal, Ângela Wilma, os majorsalenses foram recebidos e atendidos pela equipe de Urologia do HUOL, onde na oportunidade tiveram toda a assistência médica com a realização de Exames Laboratoriais, PSA, Consulta Médica Especializada e Exame Preventivo de toque.
#SaúdeParaTodos 30/10/2018 SAÚDE João Emanuel vence o Concurso Bebê Estrela 2018. A Comissão organizadora da 8ª Semana do Bebê de Major Sales, divulgou o resultado final do Concurso Bebê Estrela 2018. O campeão foi João Emanuel Mendes da Silva, (01 ano) filho do casal Ana Paula e Francisco Gilcélio.

Emanuel obteve nota máxima seguindo todos os critérios exigidos no concurso: 10 reuniões de gestantes, 11 consultas de pré-natal, aleitamento materno exclusivo durante 06 meses, C&D e vacinas em dia.

A 8ª edição da Semana do Bebê acontecerá de 26 a 30 de novembro.
#SaúdeParaTodos 19/10/2018 SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde proveu Dia “D” de Saúde da Mulher. Veja imagens!
#SaúdeParaTodos 18/10/2018 SAÚDE Academia da Saúde culmina mais uma edição do Desafio Emagrecimento Saudável.
#SaúdeParaTodos 16/10/2018 SAÚDE Outubro Rosa: SMS promove Dia "D" em saúde da mulher. Na próxima sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales estará promovendo o Dia "D" de Saúde da Mulher em alusão ao outubro rosa. O evento acontecerá a partir das 07h30min na Unidade Básica de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" no Bairro Bom Jardim.

A ação será destinada para todas as mulheres com faixa etária a partir dos 35 anos de idade, de preferência aquelas que não realizaram ultrassonografia de mama ou mamografia neste ano de 2018.

Durante o evento serão ofertados:
• Exames clínicos das mamas;
• Realização de testes rápidos;
• Solicitações e encaminhamentos para exames como, ultrassonografia e mamografia de acordo com as necessidades;
• Atividades Físicas;
• Avaliação clínica da Saúde Bucal;
• Orientação Educativas;
• Sorteio de brindes.

Participe!
#SaúdeParaTodos 04/10/2018 SAÚDE Saúde passa a disponilizar consultas com ortopedista no próprio município. A Prefeitura Municipal de Major Sales tem intensificado as melhorias na área da saúde superando as expectativas da população. A partir de agora, além das especialidades que já são ofertadas no município, a exemplo de médico ultrassonografista e ginecologista/obstetra, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas de ortopedia. Os atendimentos são realizados mensalmente na Unidade Básica de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" no Bairro Bom Jardim, pelo especialista em ortopedia o médico Manoel Fernandes.
#SaúdeParaTodos 01/10/2018 SAÚDE Caminhada pela vida encerrou a programação do projeto "Viver a Vida". Com a CAMINHADA UM DIA PELA VIDA, foi encerrado no último dia 27 de setembro, o Projeto "Viver a Vida". A mobilização percorreu as principais ruas de Major Sales alertando para a valorização da vida.

O projeto desenvolvido durante todo o mês de setembro, abordou diversas temáticas importantes com o objetivo de sensibilizar a comunidade enfocando a promoção e prevenção de agravos por causas externas evitáveis: drogas, álcool, violência, acidentes de trânsito e doenças sexualmente transmissíveis.

A ação envolveu instituições como: Escolas Municipais, CRAS, Conselho Tutelar, NUCA, SCFV, Clube de Idosos, Gestantes, Academia da Saúde, Pontinho de Cultura e Polícia Militar.
#SaúdeParaTodos 28/09/2018 SAÚDE Cronograma Semanal do Plantão médio 24h - Hospital e Maternidade Mãe Tetê. A partir da próxima segunda-feira, 01 de outubro, o Hospital e Maternidade Mãe Tetê passará a disponibilizar plantão médico 24 horas. Semanalmente divulgaremos no site e nas redes sociais da Prefeitura de Major Sales os cronogramas de atendimento.


01 | Segunda - Dr. Diego
02 | Terça - Dra. Samara
03 | Quarta - Dr. Olavo
04 | Quinta - Dr. Gesiel
05 | Sexta - Dr. Gilvan

Nos finais de semana os plantões serão distribuidos entre os médicos escalados durante a semana.




Atenção!



A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de toda a população. Durante o dia a rotina do Hospital e Maternidade Mãe Tetê continua, os profissionais realizarão atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais, encaminhando às Unidades Básicas de Saúde demandas específicas da atenção básica como: renovação de receitas, requisição e apresentação de exames sem sintomas agudos associados, encaminhamentos para especialistas e demandas eletivas, já no período noturno o atendimento será somente de urgências e emergências, classificados através do protocolo de acolhimento com classificação de risco, através das cores. Pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO, LARANJA e VERDE, serão atendidos naquele momento de acordo com as classificações, já os pacientes classificados como AZUL, serão encaminhados à UBS ou orientados a retornar ao Hospital no dia seguinte, em horário designado pelo Enfermeiro para que seja atendido.
#SaúdeParaTodos 25/09/2018 SAÚDE Projeto "Viver a Vida" promoverá a CAMINHADA UM DIA PELA VIDA. Para encerrar a programação do projeto "Viver a Vida", a Secretaria Municipal de Saúde e parceiros, realizarão nesta quinta-feira, 27, a CAMINHADA UM DIA PELA VIDA. O evento terá início a partir das 16h30 na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", próximo ao Centro Educacional Infantil São João Batista, e seguirá pelo centro da cidade com o ato de encerramento na Praça da Matriz.

Durante todo este mês de setembro, o município de Major Sales executou o projeto "Viver a Vida" com objetivo sensibilizar a comunidade para as questões de valorização da vida, enfocando a promoção e prevenção de agravos por causas externas evitáveis, por exemplo: drogas, álcool, violência, acidentes de trânsito e doenças sexualmente transmissíveis. O projeto busca também, promover a cultura da paz.

Vista sua camisa branca e venha defender a vida conosco! Participe!
#SaúdeParaTodos 19/09/2018 SAÚDE SMS contrata médica para atuar na equipe Estratégia Saúde da Família 02. A Dra. Ana Vanessa, passa a compor a partir de agora o quadro da equipe Estratégia Saúde da Família 02, no município de Major Sales. A médica atenderá de terça a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" no Bairro Bom Jardim e "Maria Furtada" na comunidade de Fazenda Nova.

Com a contratação, a Secretaria Municipal de Saúde fechou as lacunas da Estratégia Saúde da Família, no que se refere ao profissional médico, ofertando melhores condições de saúde e atendimento básico em 100% das Unidades de Saúde.
#SaúdeParaTodos 29/08/2018 SAÚDE Município de Major Sales promoverá o projeto "Viver a Vida" A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, realizará durante o mês de setembro, o projeto "Viver a Vida". A mobilização tem como objetivo sensibilizar a comunidade de Major Sales para as questões de valorização da vida, enfocando a promoção e prevenção de agravos por causas externas evitáveis, por exemplo: drogas, álcool, violência, acidentes de trânsito e doenças sexualmente transmissíveis. O projeto busca também, promover a cultura da paz.

03/09/2018 (SEGUNDA-FEIRA) - Abertura do projeto
08 horas
Divulgação da Programação na Rádio Comunitária de Major Sales
Participação da Secretária de Saúde, Conselho Tutelar e representante do CRAS

13 horas
Oficina: Roda da Vida
Público Alvo: profissionais de saúde, membros do conselho tutelar, 02 conselheiros de saúde, 02 representantes do CRAS, 01 dos serviços convivência, 01 da secretária de assistência social.
Local: Salão do CRAS

10/09/2018 (SEGUNDA-FEIRA) - Encontro com os idosos

15 horas
Tema: Viver e amar: sexo não tem idade
Local: Clube de Idosos
Responsáveis: Eduilson, Soligardes, Ivani com participação dos demais ACS da Equipe

13/09/2018 (QUINTA-FEIRA)- Encontro com os adolescentes dos serviços convivência e NUCA
15 horas
Tema: Gravidez na Adolescência
Local: CRAS
Responsáveis: Gilma, Nailla, Wilma, ACS e Conselho Tutelar

17/09/2018 (SEGUNDA-FEIRA) - Encontro com as Gestantes
15 horas
Tema: C e D: cuidados pela vida
Local: CRAS
Responsáveis: Jéssica, Ana Célia e os ACS



24/09/2018 (SEGUNDA-FEIRA)
08 horas
Anexo da Escola Municipal Antonio José da Rocha
Ação: Visitas sala à sala e panfletagens pelos ACS e Conselho Tutelar

13:30 horas
Anexo da Escola Municipal Antonio José da Rocha
Ação: A vida sem Drogas e Álcool
Local: Quadra da Escola
Responsáveis: Dr. Gilvan, Jéssica, ACS e Técnica Enf. daEquipe 1, 02 membros do NASF, 03 Conselheiros Tutelares e representantes da Assistência Social e da Policia Militar em parceria com os profissionais da escola.

13:30 horas
Escola Municipal Tonheira Germano - Sitio Fazenda Nova
Ação: A vida sem Drogas e Álcool
Responsáveis: Profissionais da ESF 02,02 membros do NASF, 02 Conselheiros Tutelares e representantes da Assistência Social em parceria com os profissionais da escola.

26/09/2018 (QUARTA-FEIRA)
08 horas
Sede da Escola Municipal Antonio José da Rocha
Ação: A diferença é o que nos une
Responsáveis: NASF em parceria com os profissionais da escola.

Dia: 27/09/2018 (QUINTA-FEIRA)
16:30 horas
Caminhada: Um dia pela vida!
Saída da Creche São João Batista e Encontro da Escola Municipal Antonio José da Rocha em frente a UBS Erismina Carlos para o encerramento na Praça da Matriz - LEMBRAR DE TODOS VESTIREM BRANCO.
Responsáveis: Todos Profissionais de saúde, Conselho Tutelar, CMDCA, Conselho de Saúde, Assistência Social, Escolas municipais e estaduais, CRAS, Polícia Militar e demais instituições

#SaúdeParaTodos 22/08/2018 SAÚDE Saúde realiza "Puericultura Coletiva" dentro da programação do Agosto Dourado. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CRAS e Pastoral da Criança, realizaram no dia último dia 20 de agosto, o evento "Puericultura Coletiva", que faz parte da programação do Agosto Dourado no município de Major Sales.

A ação teve como objetivo reunir crianças menores de 2 anos e suas famílias para um momento de diálogo e troca de experiências sobre o aleitamento materno.

O Agosto Dourado é um evento mundial que estimula a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, essencial para o desenvolvimento da criança.
#SaúdeParaTodos 16/08/2018 SAÚDE Saúde inicia Campanha de Vacinação Antirrábica. Confira o cronograma. A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste dia 14 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. O trabalho de imunização, realizado pelos Agentes de Endemias, visa alcançar todos os animais com mais de 3 meses de vida, e que precisam receber a referida dose para evitar a raiva.
Os Agendes de Endemias cumprirão um cronograma de vacinação que se estenderá até o dia 09 de setembro. Na zona rural a vacinação será realizada em domicílio, e na zona urbana os pontos de vacinação serão montados nas Unidades Básicas de Saúde.

CRONOGRAMA:
De 14 a 16 de agosto - Zona Rural (em domicílio).
21 de agosto - Centro de Saúde .
28 de agosto - Unidade Básica de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" - Bairro Bom Jardim.
04 de setembro - Unidade Básica de Saúde "Maria Furtada" - Fazenda Nova.
11 de setembro - Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".
18 de setembro - Proximidades do Mercadinho de Jucélio - Bairro do Amor.
29 de setembro - Dia "D" de vacinação - Centro de Saúde.

A vacine seu animal de estimação, é de graça! Cuidado, a raiva mata!
#SaúdeParaTodos 13/08/2018 SAÚDE Academia da Saúde promoverá desafio "Emagrecimento Saudável". A Academia da Saúde iniciará no próximo dia 22, mais um desafio "Emagrecimento Saudável". Os interessados em participar deverão procurar os instrutores da Academia e realizar a inscrição. A abertura do projeto acontecerá quarta-feira na sede do CRAS.

#SaúdeParaTodos 09/08/2018 SAÚDE Saúde inicia atividades do "Agosto Dourado" com encontro para gestantes. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, 06, as ações do "Agosto Dourado". A primeira atividade foi realizada no CRAS para as gestantes do município. O encontro bastante dinâmico, abordou o tema: "Aleitamento Materno e participação do parceiro na gestação."

O médico Gilvan Júnior e profissionais do ESF e NASF, ministrantes da palestra, também prestaram informações e orientações importantes para a nova rotina das gestantes.

O evento foi culminado com a entrega de kits e brindes ofertados pela Prefeitura Municipal.
#SaúdeParaTodos 06/08/2018 SAÚDE Saúde promove ações do "Agosto Dourado" em incentivo ao aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, inicia hoje, 06, as ações do "Agosto Dourado", mobilização de incentivo ao aleitamento materno.

Confira a programação:

06/08 - Segunda-feira:
15h00 - Abertura com as gestantes no CRAS
Tema: Aleitamento Materno e participação do parceiro na gestação.

20/08 - Segunda-feira:
07h30 - Ação Educativa com mães de crianças do C e D (0 à 02 anos) na UBS do Bairro Bom Jardim.

Dia 25/08 - Sábado:
16h00 - Participação da Equipe da Saúde no Peso da Pastoral da Criança para abordar temática do Agosto Dourado - Aleitamento Materno.
#SaúdeParaTodos 01/08/2018 SAÚDE Secretária Ângela Wilma, participa do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A Secretária de Saúde do município de Major Sales, Ângela Wilma, participou do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste, realizado de 25 a 27 de julho em Belém do Pará, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento que contou com o tema "A saúde que queremos para o Brasil - O direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde", discutiu medidas para fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil.

O encontro reuniu cerca de 5 mil congressistas, dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. A comitiva potiguar contou com mais de 140 secretários de saúde, onde tiveram apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN.

Na ocasião, Ângela Wilma teve acesso ao Livro da Mostra Brasil "Aqui Tem SUS", onde está publicado um trabalho exitoso desenvolvido no município de Major Sales e apresentado pela gestora no ano de 2016. O livro faz parte do acervo nacional do CONASEMS.
#SaúdeParaTodos 11/07/2018 SAÚDE Comunidade de Fazenda Nova recebe atenção especial na saúde. A comunidade de Fazenda Nova, zona rural de Major Sales, tem recebido atenção especial por meio dos serviços ofertados na Unidade Básica de Saúde "Maria Furtada."

Na manhã da última terça-feira,10, os profissionais da ESF 2 promoveram uma manhã saudável, com realização de teste de glicemia, verificação de PA, orientações em saúde e atividades físicas.
#SaúdeParaTodos 13/06/2018 SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Oficina de Planejamento em Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales realizou durante a manhã desta terça-feira, 14, a Oficina de Planejamento em Saúde. O evento teve como objetivo traçar estratégias e ações para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Participaram do processo de construção os Profissionais de Saúde da Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Vigilância Sanitária, Endemias, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Membros da Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
#SaúdeParaTodos 28/05/2018 SAÚDE Saúde emite nota sobre a Greve dos Caminhoneiros. 1. A Secretária Municipal de Saúde de Major Sales/RN, no uso de suas prerrogativas, legalmente constituídas, em face da Greve dos Caminhoneiros iniciadas aos 21 de maio de 2018 e que vem acarretando o desabastecimento, sobretudo, de combustíveis, vem de público esclarecer que estão, temporariamente, suspensos os serviços de:

a) Visitas domiciliares e atendimentos na zona rural;
b) Consultas eletivas;
c) Outros serviços comuns que não caracterize urgência.

2. Informamos ainda, que permanecem sendo prestados os serviços de:

a) Urgências médicas (transferências);
b) Hemodiálise;
c) Pacientes portadores de CA.

3. Tão logo a situação se regularize os serviços voltarão a ser ofertados de forma integral sem prejuízos à assistência da população.

Pref. Mun. de Major Sales/RN.
Sec. Mun. de Saúde, aos 28 de maio de 2018.

Ângela Wilma Rocha
SECRETÁRIA
#SaúdeParaTodos 12/05/2018 SAÚDE Hoje é o Dia "D" da Campanha de Imunização contra a GRIPE. Hoje, 12 de maio, é o Dia "D" da campanha de imunização contra a GRIPE. Das 8h00 às 16h30 procure a Unidade Básica de Saúde Erismina Carlos Fernandes, à Rua Francisco André de Morais - Centro, e vacine-se.

A expectativa é que Major Sales , atinja a meta de 90% da população alvo, dentre os grupos prioritários:

- Crianças de seis meses até as menores de 5 anos de idade,
- Gestantes de qualquer idade
- Puérperas com até 45 dias após o parto
- Trabalhadores de saúde.
- Pessoas maiores de 60 anos,
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
- Professores da rede pública e privada
- Jovens e adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medida sócio-educativa.

É importante que os pais e/ou responsáveis levem a CADERNETA DE VACINA.
#SaúdeParaTodos 23/04/2018 SAÚDE Saúde e educação promoverão Semana Saúde na Escola. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,promoverá de 24 a 27 deste mês de abril, a Semana Saúde na Escola. A ação tem como objetivo sensibilizar a população educacional com relação aos riscos que o excesso de peso pode provocar no organismo, com enfoque na importância da alimentação saudável.

Acompanhe a programação:

24 |Terça -Feira
:: 7h30 - Jogo Lúdico e Oficina sobre a importância da alimentação saudável.
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista.
:: 13h00 - Jogo Lúdico e Oficina sobre a importância da alimentação saudável.
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista.

25 |Quarta-feira
:: 7h30 - Atividade Semáforo
Local: Escola Municipal Tonheira Germano - Fazenda Nova
:: 10h00 - Atividade Semáforo
Local: Sede da Escola Municipal Antonio José da Rocha
:: 13h00 - Circuito Educativo
Local: Anexo da Escola Municipal Antonio José da Rocha

26 |Quinta-feira
:: 7h30 - Jogo Lúdico e Oficina sobre a importância da alimentação saudável.
Local: Anexo da Escola Municipal Antonio José da Rocha

27 |Sexta-feira
:: 7h30 - Mitos e verdades
Local: Escola Estadual 26 de junho.
#SaúdeParaTodos 26/03/2018 SAÚDE Major Sales sediará Reunião de Acolhimento 2018 do COSEMS/RN. O Município de Major Sales sediará nesta terça-feira, 27, a Reunião de Acolhimento 2018 do COSEMS/RN - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do RN, e Reunião Ordinária da CIR dos Secretários Municipais de Saúde do Alto Oeste Potiguar.

O encontro acontecerá a partir das 14h00 no Clube de Idosos "Alegria de Viver". Na ocasião serão discutidos os prazos e providências para gestão de saúde do Alto Oeste, além de outras demandas importantes.
#SaúdeParaTodos 07/03/2018 SAÚDE Aulas da Academia da Saúde serão retomadas. A Secretaria Municipal de Saúde comunica que as MATRÍCULAS para as aulas da ACADEMIA DA SAÚDE acontecerão nos dias 08 e 09 de março, de 07h às 11h e de 14h às 17h na sede da Academia. Para efetuar a matrícula é necessário apresentar o cartão do SUS.
#SaúdeParaTodos 27/02/2018 SAÚDE Saúde inicia Mutirões de Combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, 26, os Mutirões de Combate ao mosquito Aedes Aegypti. A primeira ação foi realizada na comunidade de Fazenda Nova com a participação dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Técnico de Vigilância Sanitária e profissionais do serviço de limpeza urbana.

Os mutirões tem como objetivo desenvolver um trabalho contínuo de inspeção, orientação e prevenção contra o mosquito transmissor das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.



#SaúdeParaTodos 23/02/2018 SAÚDE Saúde iniciará na próxima segunda-feira os mutirões de Combate ao Aedes Aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde iniciará na próxima segunda-feira, 26, os Mutirões de Combate ao Aedes Aegypti. A ação visa manter o controle e eliminação do mosquito transmissor de Dengue, Zika, Chikungunya no município de Major Sales. O primeiro mutirão será realizado na comunidade de Fazenda Nova a partir das 07h30min e contará com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e Vigilância Sanitária.

Faça a sua parte, não deixe esse problema criar asas!
#SaúdeParaTodos 06/02/2018 SAÚDE Cronograma semanal de atendimento médico do Hospital e Maternidade Mãe Tetê. A Secretaria Municipal de Saúde comunica que o Hospital e Maternidade Mãe Tetê conta com médico plantonista todos os dias da semana, de 07h00 às 19h00.

19/SEG | Dr. Diego
20/TER | Dr. Diego
21/QUA | Dra. Samara
22/QUI| Dr. Diego
23/SEX| Dr. Gesiel
24/SÁB | Dr. Gesiel
25/DOM | Dra. Samara

Dia 21 excepcionalmente, o atendimento será de 15h00 da tarde às 06h00 da manhã.
#SaúdeParaTodos 25/01/2018 SAÚDE [Vídeo] Major Sales é destaque no Web Documentário, Brasil aqui tem SUS. O projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, no Rio Grande do Norte, "Aprendendo que na diferença somos todos iguais" tem intenção de beneficiar diretamente os alunos com deficiências diversas - físicas e motoras, através da Sala de Recursos Multifuncionais com Atendimento Educacional Especializado (AEE). A sala conta com atendimentos personalizados e em grupo da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que oferta atendimentos de fisioterapia e psicologia, através de atividades lúdicas, jogos, práticas corporais, exercícios motores, de comunicação, danças e músicas.




#SaúdeParaTodos 19/01/2018 SAÚDE Vídeo | Com festa, Bairro Bom Jardim inaugura a nova UBS "Antonio Fernandes Sobrinho". Assista a matéria especial sobre a Inauguração da Unidade Básica de Saúde “Antonio Fernandes Sobrinho” (Fernandinho) produzida pela TV Serra e Sertões na direção de Erivaldo Silva.




#SaúdeParaTodos 03/01/2018 SAÚDE Novo horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Conforme Decreto Nº 059 de 18 de Dezembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde informa a alteração nos HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS das Unidades Básicas de Saúde do Município de Major Sales.

Segunda a sexta-feira
- 07h30 às 11h30
- 12h30 às 16h30

Os horários serão válidos para as Unidades de Saúde:
- UBS Erismina Carlos Fernandes - Rua Francisco André de Morais.
- Centro de Saúde de Major Sales e Farmácia Básica - no Centro da cidade.
- UBS Maria Furtada - Sitio Fazenda Nova.
- UBS Antonio Fernandes Sobrinho (Fernandinho) - Bairro Bom Jardim (a ser inaugurada dia 12 de janeiro).
#SaúdeParaTodos 03/01/2018 SAÚDE Gestão "Cidade de Todos" vai inaugurar a terceira UBS em Major Sales.

A Saúde Pública do município Major Sales está recebendo o maior programa de infraestrutura da história, transformando para melhor o atendimento oferecido aos usuários. Esta já é a marca da gestão municipal, que desde 2013 vem investindo em obras de infraestrutura que garantem melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e atendimento mais humanizado para a população.

Como prova desse investimento, a Prefeitura vai entregar no próximo dia 12 de janeiro às 17h00 horas, a Unidade Básica de Saúde “Antonio Fernandes Sobrinho” (Fernandinho) no Bairro Bom Jardim. O momento festivo será marcado pela 1ª edição do projeto “Viva o Bairro” que ofertará ações de cidadania durante todo o dia, e a noite apresentações culturais e shows musicais com Anízio Júnior e Robson Play.

Com uma moderna estrutura, a UBS Antonio Fernandes Sobrinho será a terceira Unidade de Saúde entregue pela administração do prefeito Thales Fernandes para a população. Outras duas também já foram entregues (Erismina Carlos Fernandes e Maria Furtado). A gestão também reformou e ampliou o Centro de Saúde e Farmácia Básica que está a serviço dos cidadãos desde junho de 2017.
#SaúdeParaTodos 02/12/2017 SAÚDE Com momento lúdico, a gestão Cidade de Todos encerra a 7ª edição da Semana do Bebê . Assista! Coroada de êxito, sempre superando as edições anteriores, chegou ao fim no início da noite desta sexta-feira, 01, a 7ª edição da Semana do Bebê de Major Sales. O evento de encerramento aconteceu no Centro Educacional Infantil São João Batista e reuniu um grande número de pais, mães e crianças em um momento lúdico com brincadeiras, sorteio de brindes, apresentações infantis e distribuição de guloseimas. Assista o resumo!



#SaúdeParaTodos 01/12/2017 SAÚDE Saúde realiza 1ª FORMATURA EM ALEITAMENTO EXCLUSIVO. A equipe de saúde trouxe mais uma inovação para a Semana do Bebê, desta vez foi a 1ª FORMATURA EM ALEITAMENTO EXCLUSIVO, para os bebês de 06 meses a 01 ano que durante os seis primeiros meses de vida receberam somente o Alimento Padrão Ouro: O LEITE MATERNO.

A certificação das mães e bebês do município de Major Sales, foi realizado no Centro Educacional Infantil São João Batista, na manhã desta ultima quinta-feira, 30, se consolidando como um dos momentos mais importantes da 7ª edição da Semana do Bebê.

Segundo a coordenadora do NASF, Lylyam Bibiana, a intenção da formatura, foi honrar e valorizar as mães pelo mais simples e intenso ato de amor expressado na amamentação, como também, despertar o interesse e mostrar a importância do alimento mais rico e valioso para seus filhos que é o LEITE MATERNO.


Cobertura fotográfica disponível abaixo.
#SaúdeParaTodos 29/11/2017 SAÚDE Secretarias Municipais realizam Tradicional Chá Beneficente na 7ª Semana do Bebê. Como parte da programação da 7ª Semana do bebê de Major Sales, foi realizado na noite de ontem, 28, o Tradicional Chá Beneficente. O evento proporciona momentos de confraternização e entretenimento para todos os funcionários públicos da gestão municipal, e ao mesmo tempo angaria brinquedos e produtos de higiene pessoal para serem distribuídos entre as mães e bebês que participam das ações ofertadas durante a semana.

Acompanhe a cobertura fotografica disponivel abaixo.
#SaúdeParaTodos 28/11/2017 SAÚDE Prefeitura realiza cerimônia de abertura da 7ª Semana do Bebê. Assista! No início da noite desta segunda-feira, 27, foi realizada a abertura da 7ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Major Sales. A cerimônia aconteceu na Praça da Matriz e contou com a participação de mães, pais, bebês, autoridades e profisisonais dos diversos seguimentos ligados a gestão municipal.

A campanha é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF que tem o objetivo de valorizar a primeira infância através de atividades educativas que envolvam o público infantil de 0 à 6 anos, gestantes, nutrizes e familiares. Incentivando o cuidado com a saúde, educação e cidadania.

A ação será realizada até o dia 1º de dezembro com uma programação interiamente voltada para a primeira infância. Diversas atividades serão realizadas, tais como, eventos educacionais, de sáude, de entretenimento e de lazer.

Assista na íntegra toda a cerimônica de abertura:





#SaúdeParaTodos 22/11/2017 SAÚDE Comissão Organizadora divulga programação da 7ª Semana do Bebê de Major Sales. Pioneira no Estado do Rio Grande do Norte, a Semana do Bebê de Major Sales já está na sua 7ª edição e acontece no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017. O evento realizado pela Prefeitura Municipal sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, conta com a parceria de diversas Secretarias Municipais, CRAS, SCFV, CMDCA, Conselho Tutelar e Pastoral da Criança. A ação tem o objetivo de valorizar a primeira infância através de atividades educativas que envolvam o público infantil de 0 à 6 anos, gestantes, nutrizes e familiares. Incentivando o cuidado com a saúde, educação e cidadania.


PROGRAMAÇÃO:


27/11/17 - Segunda-feira
7 hs Manhã
- Divulgação Programa de Rádio Mais FM Uiraúna/PB
- Divulgação em carro de som volante pelas ruas da cidade


17:30 hs - Abertura Oficial da 7ª Semana do Bebê
Local: Praça da Matriz
- Desfile Bebê Estrela 2017
- Entrega da Chave da Cidade ao Bebê Estrela 2017
- Palavra das Autoridades
- Comenda Bebê Feliz
- Apresentação Cultural


28/11/17 - Terça-feira
8 hs - Oficina: Desenvolvimento da linguagem
Público Alvo: Professores e pais de crianças da Creche
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista


17 hs - Chá Beneficente
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista


29/11/17 - Quarta-feira
7:30 hs Oficina - Afetividade: a importância do amor no desenvolvimento da criança.
Público Alvo: crianças de 6 meses à 01 ano. (Bebês Estrelas)
Local: Área de Lazer LFontes


16 hs - Tarde Havaiana com as Gestantes
- Dinâmicas, hidroginástica e brincadeiras
Local: Área de Lazer LFontes


30/11/17 - Quinta-feira
7:30 hs Momento Mamãe /Bebê e Manhã recreativa
Público Alvo: crianças de 0 à 3 anos
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista


14 hs - Final do Concurso de Frases das Escolas Municipais
Local: Escola Municipal Antonio José da Rocha (Anexo)
- Gincana Interativa e Educativa


01/12/17 - Sexta-feira
7:30 hs Momento Mamãe /Bebê e manhã recreativa na Fazenda Nova
Público Alvo: crianças de 0 à 6 anos
Local: UBS Fazenda Nova


17 hs - Encerramento da 7ª Semana do Bebê
Momento Lúdico
Local: Centro Educacional Infantil São João Batista
#SaúdeParaTodos 16/11/2017 SAÚDE Saúde implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão. A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales está implantando o Prontuário Eletrônico do Cidadão, PEC. Segundo a Secretária Ângela Wilma, cerca de 95% das Unidades de Saúde estão informatizadas e agora os profissionais passam por capacitação para utilizar as novas tecnologias que facilitarão o atendimento. Para isso, a gestão municipal investiu recentemente com recursos próprios um valor superior a R$ 25 mil reais com a compra de equipamentos como tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde, acessórios de informática e treinamento.

Com o PEC, o histórico do paciente ficará gravado em um único sistema, permitindo que todos os profissionais de qualquer especialidade tenham acesso aos dados detalhados de todos os exames e tratamentos realizados, além de destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção. O programa possui ferramentas para cadastro dos pacientes, gestão da agenda dos profissionais, acolhimento à demanda espontânea, atendimento individual e registro de atividades coletivas.



#SaúdeParaTodos 14/11/2017 SAÚDE Alunos do AEE participam de gravação para web documentário. Os alunos da Sala de Recursos Multifucionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Antônio José da Rocha estão participando da gravação de um web documentário produzido pela equipe de jornalistas do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS/Brasilia-DF). O trabalho audiovisual será amplamente divulgado na internet como iniciativa exitosa da intersetorialidade entre a educação e saúde. A ação é parte de um prêmio conquistado por meio do projeto "NASF NO AEE: APRENDENDO QUE NA DIFERENÇA SOMOS TODOS IGUAIS".

Veja como foi emocionante as gravações da manhã de hoje, 14, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que acompanha juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) o grupo "Somos Estrelas na Terra" do AEE.



#SaúdeParaTodos 09/11/2017 SAÚDE Atividades Físicas e orientações de prevenção à saúde do homem marcam o início do Novembro Azul A programação da Campanha Novembro Azul está acontecendo ao logo de todo o mês no município de Major Sales com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e motivá-los a fazer exames preventivos. A primeira ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde "Maria Furtada" em Fazenda Nova, onde a Equipe da Estratégia Saúde da Família 2 em parceria com Academia da Saúde promovem uma manhã bastante motivadora com atividades físicas e orientações diversas.
#SaúdeParaTodos 07/11/2017 SAÚDE SMS realiza ações da Campanha Novembro Azul. Veja a programação. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil.

Em Major Sales, a Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas ações durante todo o mês de novembro com o objetivo de conscientizar, combater a doença e principalmente motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Programação:

07/11 - 07h00 : Atividade Educativa em Saúde para pos homens da comunidade de Fazenda Nova.
Local: Unidade Básica de Saúde Maria Furtada.

10/11 - 13h00 : Palestra com o Capitão Styverson Valentim.
Local: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha (Anexo).

13/11 - 18h00 : Ação Educativa com o Grupo Terço dos Homens de Major Sales.
Local: Capela de Frei Damião.

18h00 : Ação Educativa com o Grupo Terço dos Homens de Fazenda Nova.
Local: Capela de São José

14/11 - Manhã : Atualização de vacinas dos profissionais de Oficinas Mecânicas e Serralheiras.

20/11 - 17h00 : Encerramento da campanha com Gincana Esportiva e Partida de Futebol.
Local: Estádio "O Piozão".


#SaúdeParaTodos 30/10/2017 SAÚDE Academia da Saúde realiza aulão de ginástica e dança em alusão ao Outubro Rosa. Um aulão de ginástica e dança foi realizado na última sexta-feira, 27, na Praça de Eventos de Major Sales, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para o Câncer de Mama. O evento que foi organizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Academia da Saúde, serviu para culminar as atividades em alusão ao Outubro Rosa.





#SaúdeParaTodos 23/10/2017 SAÚDE Semana do Bebê divulga resultado do Concurso Bebê Estrela 2017. A Comissão organizadora da 7ª Semana do Bebê de Major Sales, divulgou na tarde desta última segunda-feira, 23, o resultado final do Concurso Bebê Estrela 2017. Assista:







Acompanhe o regulamento e detalhes do resultado final nos links disponibilizados abaixo.
#SaúdeParaTodos 16/10/2017 SAÚDE SMS realiza a ação "APENAS UM TOQUE" dentro das atividades do Outubro Rosa. Como parte das atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último domingo, 15, a ação "APENAS UM TOQUE". Profissionais da saúde movimentaram a feira livre da cidade prestando orientações para a prevenção do câncer de mama.
#SaúdeParaTodos 09/10/2017 SAÚDE Inscrições abertas para o Concurso "Bebê Estrela 2017". Atenção mães e pais de bebês com idade de 6 a 12 meses e 29 dias, venham fazer do seu filho(a) uma estrela!

A partir desta terça-feira começam as inscrições para o Concurso #BebêEstrela2017. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Semana do Bebê de Major Sales que acontecerá no mês de novembro.

As inscrições acontecerão nos dias 10,11 e 13 de Outubro, nos horários de 08 às 11h e das 14 às 17h na sede do CRAS. No ato, cada família do bebê deverá trazer uma frase autêntica e significativa que expresse a importância da Semana do Bebê.
#SaúdeParaTodos 01/10/2017 SAÚDE Secretaria de Saúde divulga programação do Outubro Rosa 2017.
Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações do #OutubroRosa. A campanha tem o objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Confira a programação:

01/10 (Doming
o)
7:30h
Local: Feira Livre
- Abertura do mês e panfletagem em parceria com as lojas Delca Construções e HF Informática na feira livre

10/10 (Terça
-Feira)
7:00h
Local: UBS de Fazenda Nova
- Palestra com médico da ESF 2 - Dr. Jean Hudson + Orientações

15/
10 (Domingo)
7:00h
Local: Centro de Saúde
- Realização de Exames Clínicos
- Panfletagem
- Orientações
1
7/10 (Terça-Feira)
15:00h
Local: CRAS
- Palestra para as mulheres da Igreja Evangélica
Palestrante: Enfermeira da ESF 1 - Eva Nalígia

19/10 (Quinta-feira)
14:00h
Local: Ginásio de Esportes
- Jogo de Futsal Feminino, seguido de orientações pela Equipes de Profissionais de Saúde

23/10 (Segunda-Feira)
16:00h
Local: Academia da Saúde
- Palestra para as mulheres que participam da Academia da Saúde
Palestrante: Enfermeira da ESF 2 - Polyana Mair

24/10 (Terça-Feira)
16:00h
Local: Casa Paroquial
- Palestra para as mulheres dos grupos da Igreja católica
Palestrante: Médico da ESF 1 - Dr. Gilvan Júnior

3
0/10 (Segunda-Feira)
Horário ser definido
Local: Clube de Idosos
- Encerramento do Outubro Rosa com momento lúdico e informativo
#SaúdeParaTodos 20/09/2017 SAÚDE Setembro Amarelo: NASF e parceiros realizaram atividades de conscientização contra o suicídio. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, em parceria com a ESF, ACS, CRAS, SCFV e Escolas Municipais e Estaduais, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, realizaram no período de 18 a 20 de setembro, uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio e suas formas de prevenção.

Segundo a coordenadora do NASF, Lylyam Bibiana, a ideia foi promover eventos para abrir um espaço de debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância desta discussão. “Estamos nos colocando à disposição para ajudar a população através de escutas e atendimentos, essa campanha é muito importante e merece a atenção de todos, pois o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido muito. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Alertou.

Além de palestras nas Escolas e rodas de conversas com adolescentes e jovens, a programação contou com caminhada e passeio ciclista mobilizando o centro da cidade.




#SaúdeParaTodos 11/09/2017 SAÚDE SMS e NASF promove campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio. A Secretaria de Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do NASF, promoverá atividades da Campanha Setembro Amarelo 2017, que tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Acompanhe a programação:
Segunda-Feira - Dia 18/10/2017
- 8h: Palestra com os Adolescentes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.
- 18h30min: Palestra com os Adolescentes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

Terça-Feira - Dia 19/10/2017
- 8h: Palestra com os Adolescentes da Escola Estadual 26 de Junho.

Quarta-Feira - Dia 20/10/2017
- 7h: Passeio ciclista com os adolescentes do SCFV.
- 13h30min: Roda de Conversa sobre a prevenção do suicídio para os adolescentes.
#SaúdeParaTodos 08/08/2017 SAÚDE Manhã do amor abre oficialmente as ações do Agosto Dourado. Amamentar vale ouro!
#SaúdeParaTodos 27/07/2017 SAÚDE Conselho Municipal de Saúde empossa nova diretoria. O Conselho Municipal de Saúde de Major Sales esteve reunido na sexta-feira, 21, para recepcionar a nova composição dos seus membros e empossar a nova diretoria. Com os votos da maioria, o conselheiro Antônio Neto da Silva foi reeleito presidente. Na pauta da reunião também foi apreciado o relatório do 1° quadrimestre de 2017, as emendas parlamentares aprovadas, projetos de equipamentos já licitados, participação e premiação no congresso nacional, avaliação externa do PMAQ e situação do programa mais médicos.

Conheça a nova composição do CMS:
I - Representante da Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Ângela Wilma Rocha
Suplente: Luciene Maria da Silva

II - Representante da Secretaria Municipal de Finanças
Titular: Raimundo Orlando Limão
Suplente: Renato Alves da Silva Bezerra

III - Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Marcos Damião
Suplente: Maria Elenice Limão

IV - Representante dos Profissionais de Saúde
Titular: José Nicácio de Souza
Antonio Neto da Silva
Ivanaldo Alves de Oliveira

Suplente: Luciano da Silva
Deusiane Pereira Ferreira
Lylyam Bibiana de Oliveira Fernandes

V - Representante do Movimento Sindical
Titular: Joaquim Mafaldo Filho
Suplente: Cícero Delmiro da Silva Neto

VI - Representante de Organizações Religiosas
Titular: Francisca Rafaela da Silva Gomes
Suplente: Carlos Daniel da Silva

VII - Representante de Movimento Social
Titular: Maria Irisvânia Costa Silva
Suplente: Oscamaria Morais Silveira

VIII- Representante de Movimentos Comunitários
Titular: Francisco Alcivan Vieira Alves
Inês Josefa da Conceição
Ana Paula da Silva

Suplente: Thiago Zwinglio Fontes Leite
Maria Salene Mafaldo
Maria Madalena da Silva


#SaúdeParaTodos 20/07/2017 SAÚDE Prefeito Thales Fernandes visita Unidade Básica de Saúde de Fazenda Nova. O prefeito Thales Fernandes, esteve hoje, 20, visitando a Unidade Básica de Saúde “Maria Furtada” na comunidade de Fazenda Nova, onde foi recebido por funcionários e populares. Na oportunidade o chefe do executivo acompanhou de perto os serviços de saúde ofertados à população, ouviu sugestões e elogios.

A UBS de Fazenda Nova foi inaugurada no dia 25 de junho deste ano, e está em funcionamento desde o dia 03 de julho, cumprindo rigorosamente um cronograma de atendimento elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.
#SaúdeParaTodos 18/07/2017 SAÚDE Major Sales tem projeto premiado no XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O município de Major Sales foi premiado durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com o trabalho: NASF NO AEE: APRENDENDO QUE NA DIFERENÇA SOMOS TODOS IGUAIS. O evento promovido pelo CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, aconteceu de 12 a 15 de julho em Brasília/DF e contou com a participação de gestores da saúde de todo o país.

A secretária de saúde, Ângela Wilma, representante do município no Congresso, falou da importância da premiação: “O nosso município mais uma vez se destaca nacionalmente com experiência exitosa em saúde, o trabalho desenvolvido pelo NASF no atendimento educacional especializado é inovador pela forma que vem sendo executado e por todo apoio pedagógico, clínico, estrutural e logístico ofertado no ambiente escolar para as pessoas com deficiência. Mostrar esse trabalho para todo o Brasil através do documentário que será realizado é um reconhecimento merecido por tudo que a gestão municipal vem promovendo na melhoria da qualidade de vida da nossa população, podendo de certa forma contribuir nacionalmente no sentido de que essa experiência sirva de modelo para outras cidades.”

A secretária na mesma oportunidade também participou do Seminário de Estratégia de apoio integrado a gestores de saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes e suas consequências. Na qualidade de Vice-Regional do COSEMS/RN, Ângela Wilma irá representar a Região do Alto Oeste Potiguar no novo projeto implementado pelo CONASEMS.
#SaúdeParaTodos 01/07/2017 SAÚDE SMS divulga Cronograma de Atendimento da Unidade Básica de Saúde de Fazenda Nova.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Cronograma de Atendimento do mês de julho da Unidade Básica de Saúde " Maria Furtada" da comunidade de Fazenda Nova. Os serviços de saúde serão ofertados de segunda a sexta-feira de 07 às 11 horas e de 13 às 17 horas.

CLIQUE AQUI! E ACOMPANHE O CRONOGRAMA.

Unidade Básica de Saúde "Maria Furtada" foi inaugurada no último dia 25 de junho. Assista o resumo do evento:


#SaúdeParaTodos 09/06/2017 SAÚDE Inauguração da UBS de Fazenda Nova contará com evento festivo e shows musicais. A Unidade Básica de Saúde de Fazenda Nova, uma importante obra que beneficiará aquela comunidade e adjacências, será inaugurada dia 25 de junho às 18 horas, durante as festividades alusivas aos 25 anos de Emancipação Política de Major Sales.

A noite de festa que também celebrará o São João, terá apresentações da Orquestra Sanfônica "Trupé do Sertão" da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales e reestreia do grupo Rei de Congo do Mestre Bebé, além de shows musicais com Célia Mello & Moda Forrozeira e Biguinho & Forró de Arromba.
www.majorsales.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 12:48:33