CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 16/04/2024 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania promove Café e Prosa em apoio ao Abril Azul: Compreendendo o Autismo e promovendo inclusão. O evento fortalece conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e promove interação entre famílias e profissionais.
#FestivalDeCaboclos 28/03/2024 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Unindo arte e gastronomia, a 2ª FAG foi um sucesso no Festival de Caboclos 2024.

Durante os dias 26, 27 e 28 de março, a cidade de Major Sales viveu momentos de celebração e movimento com a realização do Festival de Caboclos 2024. Um dos destaques do evento foi a 2ª Feira de Artesanato e Gastronomia, uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Sala do Empreendedor e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com apoio do SEBRAE/RN.

A feira, que reuniu talentosos artesãos locais, uma diversidade gastronômica deliciosa e apresentações musicais ao vivo, foi um verdadeiro sucesso. Os visitantes puderam explorar uma variedade de produtos artesanais, desde peças de decoração até acessórios personalizados, demonstrando a criatividade dos empreendedores locais.

A gastronomia também foi um ponto alto, com barracas oferecendo pratos típicos da culinária regional, petiscos saborosos e opções para todos os gostos.

Além disso, a música ao vivo animou os presentes, criando um ambiente vibrante e acolhedor. Diversos artistas locais se apresentaram, garantindo trilha sonora para os momentos de interação e descontração entre os visitantes.

A 2ª Feira de Artesanato e Gastronomia não apenas ofereceu entretenimento e cultura, mas também desempenhou um papel fundamental no estímulo à economia local. Os pequenos empreendedores tiveram a oportunidade de divulgar seus negócios, alcançar novos clientes e contribuir para o aquecimento econômico da cidade.

Para os organizadores e participantes, o evento representou um marco de sucesso, destacando a importância do apoio às iniciativas locais e da valorização dos talentos da comunidade. A Prefeitura Municipal de Major Sales reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção do empreendedorismo, planejando novas atividades que impulsionem o crescimento econômico e fortaleçam os laços comunitários.

Com a realização da 2ª Feira de Artesanato e Gastronomia, Major Sales demonstrou mais uma vez sua capacidade de unir tradição, criatividade e empreendedorismo em um evento memorável para moradores e visitantes.

#CidadaniaParaTodos 01/10/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CMDCA anuncia o resultado oficial das eleições 2023 para o Conselho Tutelar.

O Conselho Municipal dos Direitos da Crinaça e do Adolescente, anuncia o resultado oficial das eleições 2023 para o Conselho Tutelar.

Após um processo democrático e transparente, os membros eleitos que irão zelar pelo bem-estar das nossas crianças e adolescentes são:

1. Wandson de Rosa de Zil - 382 votos (eleito)

2. Aline de Tiquinho - 269 votos (eleita)

3. Deivity de LS Back - 219 votos (eleito)

4. Gleiciane de Dorin - 181 votos (eleita)

5. Joel de Pastor Gilson - 149 votos (eleito)

6. Bebé Aquino - 91 votos (suplente)

7. Tarciso de Luzia das carolinas - 59 votos

8. Rodrigo de Leya - 37 votos

9. Osvando (Santo) - 31 votos

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para esse importante momento de escolha. Juntos, continuaremos trabalhando para um futuro mais seguro e promissor para nossas crianças e adolescentes.

Parabéns aos eleitos e contamos com o compromisso de todos na defesa dos direitos da nossa juventude!

#AssistênciaSocial 31/08/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Miss Pérola Negra valoriza beleza da mulheres e enaltece o empoderamento feminino.

O grupo "NEGRA SOU" no município de Major Sales protagoniza uma história inspiradora de empoderamento, demonstrando a importância de se unir para superar adversidades e criar um impacto positivo. O grupo é exemplo da força da solidariedade e da determinação na busca por igualdade, representatividade para todas as mulheres, independentemente de sua raça ou origem.

Para encerrar as atividades do "Agosto Lilás" - Campanha de Enfretamento à Violência Contra a Mulher, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Ponto de Cultura "Tear Cultural" promoveu na última segunda-feira, 28, o evento " Miss pérola negra" com o objetivo de valorizar a beleza das mulheres negras e enaltecer o empoderamento feminino.

#AssistênciaSocial 21/08/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana da Primeira Infância intensifica as ações e diálogos sobre as responsabilidades e cuidados com as crianças.

Com o objetivo de integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Programa Criança Feliz, promoveu no período de 14 a 17 de agosto, a 3ª Semana da Primeira Infância no SUAS.

Uma série de atividades foram executadas com a participação de profissionais, mães, pais e crianças, intensificando as ações e diálogos sobre as responsabilidades e cuidados na primeira infância.

#AssistênciaSocial 17/08/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Encontro promove informações sobre saúde, amamentação, direito das gestantes e respansabilidades na criação dos filhos.

No dia da gestante, as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, promoveram mais um encontro do grupo de gestantes. A ação conjunta abordou o tema: Da Amamentação à Primeira Infância: fortalecendo, educando e apoiando vínculos.

Além de um momento recreativo e de cuidados com a saúde das futuras mamães, as equipes da Saúde e da Assistência Social prestaram informações sobre o "Agosto Dourado", iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da amamentação e promoção do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Com a presença dos papais, o encontro também abordou sobre os direitos das gestantes e as responsabilidades e ações relacionadas à criação e cuidado por parte dos pais.

#CidadaniaParaTodos 09/08/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Agosto Lilás: Mulheres participam de marcha contra a violência.

As alunas da Academia da Saúde participaram no fim da tarde desta terça-feira, 08, de uma marcha pelas ruas da cidade para conscientizar a população sobre a necessidade do fim da violência doméstica contra a mulher e divulgar os mecanismos de denúncias e serviços de atendimento à mulher em situação de violência.

O evento que recebeu a adesão de diversos populares é parte das ações do "Agosto Lilás" que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. A campanha também conta com a parceria das Secretarias Municipais e Órgãos de Proteção à Mulher.

#AssistênciaSocial 08/08/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania promove campanha de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Scretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e parceiros institucionais, promovem o "Agosto Lilás" - campanha de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

08/08 |
Terça-feira

13h - Participação no Programa Rádio Notícias - Rádio Princesinha do Oeste - 104,9 FM

Um instrumento de luta por uma vida livre de violência

Responsáveis: Assistente Social Suzane Sousa e Locutor João Wesley

17h - Marcha contra a violência: Por todas elas

Saindo da Academia da Saúde para Praça de Eventos

Público Alvo: Alunos da Academia da Saúde e Público em Geral

Ministrantes: Dra. Belisa Larisse, advogada Thâmilla Beatriz, professor Paulo Amorim e o monitor Luís Roberto

Responsáveis: Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social

09/08| Quarta-feira

9h - Workshop: Conhecer para acolher

Tema: Fluxograma: Referência e contra referência no atendimento a mulheres vítimas da violência domestica

Público Alvo: Profissionais da rede de apoio da Saúde, Educação e Assistência Social

Ministrantes: Assistente Social Aline Costa e Psicólogo Thiago Ananias

Responsáveis: Técnicos da 2º vara (Juizado da violência doméstica de Pau dos Ferros) e SEMCAS

Local: Sala de Reuniões do CRAS

15h - Encontro com as famílias do PAIF

Tema: "Dialogando sobre alei Maria da Penha e o Avanço na proteção à mulher"

Público Alvo: Grupos de Mulheres do PAIF

Ministrantes: Delegado da Polícia Civil Hércules Freitas, psicóloga Aline Paiva e Assistente Social Flavia Maria

Responsáveis: Delegado da Polícia Civil, equipe técnica do CRAS, Câmara Municipal de Vereadores e SEMCAS

Local: Câmara de Vereadores

19h Cidadania na Praça Tema: O amor não causa dor

Público Alvo: Jovens em geral

Ministrantes: Coordenação do Grupo Juventude ON

Responsável: Conselho Municipal da Juventude e SEMCAS

Local: Praça de Eventos

21/08 |Segunda-feira

19:h Miss perola negra 2023 Tema: "Respeita as Mina"

Público alvo: Grupo Negra Sou

Responsável: SEMCAS e Ponto de Cultura Tear Cultural

Local: Clube de Idosos

#AssistênciaSocial 25/07/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Comissão eleitoral divulga resultado da prova de conhecimentos específicos para o Conselho Tutelar.

A Comissão Especial Eleitoral para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do município de Major Sales/RN, com base no informativo de nº 001/2023 do CONSEC/RN, torna público o resultado da aplicação da prova de conhecimentos específicos e estabelece prazos para recursos,

Conforme subitem III, do item 8.2, do Edital de no 001/2023, de abertura do processo de escolha, com data unificada, para Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028, "será aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 05 (cinco) pontos", passando a viger a relação abaixo estabelecida, como Resultado Preliminar:

Inscrição nº 004 - Gleiciane de Oliveira Silva - (Nota: 9,5)

Inscrição nº 005 - Joel Matheus da Silva Souza - (Nota: 9,5)

Inscrição nº 008 - Wandson Fernandes - (Nota: 9,0)

Inscrição nº 002 - Deivity Augusto Souza Rosa - (Nota: 8,5)

Inscrição nº 003 - Aline Adriano Lourenço - (Nota: 7,5)

Inscrição nº 001 - Antônio Bernival de Aquino - (Nota: 7,0)

Inscrição nº 006 - Tarcisio da Silva Rêgo - (Nota: 6,5)

Inscrição nº 010- Osvaldo Marcelino dos Santos - (Nota: 5,5)

Inscrição nº 011- Rodrigo Jakson Soares Guedes - (Nota: 5,5)

#AssistênciaSocial 17/07/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prova objetiva do PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR acontecerá dia 23 de julho.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, do município de Major Sales/RN, órgão colegiado de caráter Normativo, Deliberativo, Controlador, da política a das ações de Promoção, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal da Assistência Social, no uso de suas atribuições previstas na Lei Federal no 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA -,nas Resoluções 152/2012, 231/2022 do CONANDA, na Resolução 134/2023 do CONSEC, na Lei Municipal nº 270/2015 e na Resolução nº 01/2023 do CMDCA, através da Presidente da Comissão Eleitoral, em cumprimento ao EDITAL No° 001/2023, de 3 de abril de 2023, torna pública o comunicado referente à realização da prova objetiva do PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE MAJOR SALES/RN, o exame de conhecimento específico ocorrerá no dia 23/07/2023 (domingo), na Escola Municipal Antônio José da Rocha, localizada à Rua Francisco André de Morais, s/n - Centro, Major Sales/RN, com abertura dos portões às 07h30 e fechamento, impreterivelmente, às 08h00, e consistirá em prova objetiva de caráter eliminatório com as seguintes regras:

- A prova versará exclusivamente sobre a Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente);

- O exame de conhecimento constará de 20 (vinte) questões objetivas, valendo 10 (dez) pontos no total;

- Será aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 05 (cinco) pontos;

- A prova será distribuída pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- O candidato deverá chegar ao local de realização da prova com antecedência mínima de uma hora para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e de documento de identificação original.

- Somente será permitido o ingresso na sala de prova ao candidato que comprovar sua identidade por meio do Registro Geral ou documento equivalente e o comprovante de inscrição.

- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

- Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original, na forma definida neste edital não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado do processo de escolha.

- Não será admitido ingresso de candidato no local de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

- A divulgação do gabarito ocorrerá no dia 26/7/2023, com o período de 27/7/2023 até

2/8/2023, destinados à interposição de recursos.

- A publicação dos candidatos habilitados e do resultado dos recursos, acontecerá no dia 10/8/2023.

#AssistênciaSocial 07/06/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL 10ª Conferência Municipal de Assistência Social aconterá neste mês de junho.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, realizará no próximo dia 16 de junho, a partir das 07h30, no Clube de Idosos, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com a participação da sociedade civil organizada e poder público, o evento terá como tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", dividido em eixos temáticos:

EIXO 1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 - ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 - SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e

EIXO 5 - BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

#AssistênciaSocial 23/05/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realizou Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nos dias 18 e 19 de maio, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com o CMDCA e Conselho Tutelar, realizou a Campanha "Faça Bonito", com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade para a prevenção, defesa, combate e denúncia do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação contou com panfletagem, atividades psicoeducativas, encontro intersetorial, programa de rádio, oficinas, visitas lúdicas, contação de histórias e cidadania na praça.

#AssistênciaSocial 18/05/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales promove atividades visando apoio à igualdade de direitos da comunidade LGBTQIA+.

O Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIA+fobia, celebrado no dia 17 de maio, tem como objetivo colocar em destaque a temática do preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, além de conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação. Em Major Sales, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, promoveu nos dias 16 e 17, uma série de atividades visando a promoção e o apoio à igualdade de direitos.

O encerramento da campanha aconteceu em praça pública, na noite desta quarta-feira, 17, abordando o tema: "Conhecer e respeitar a diversidade: caminho para a tolerância". O evento com a participação de um grande público, contou, além da exposição temática, com apresentações culturais e música ao vivo com o grupo "Só pagode".

#AssistênciaSocial 16/05/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realizará campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

No mês de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o CMDCA e Conselho Tutelar, promoverá mais uma edição da Campanha "Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes". Uma série de atividades para abordar o assunto serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade para a prevenção, defesa, combate e denúncia do abuso e exploração sexual do público infanto-juvenil, além de divulgar os canais de denúncia e os serviços ofertados.

Acompanhe a programação.

TEMA GERAL: 50 anos de impunidade

18 DE MAIO - QUINTA-FEIRA

8h - Abertura com panfletagem nos bairros

TEMA: faça bonito, denuncie!

Responsáveis: Conselho Tutelar, SEMCAS, NUCA e Juventude ON

9h - Atividades Psicoeducativas

Tema: autoproteção enquanto ferramenta essencial no combate à violência e exploração sexual

Público alvo: Alunos do 1 º ao 5º anos da Escola Municipal Antônio José da rocha

Responsáveis: Psicóloga escolar, psicopegoga e professores.

10h - Encontro intersetorial

Tema: fluxograma de atendimento a criança ou adolescente vítimas de abuso sexual infantil

Público alvo: Profissionais da Rede Intersetorial

Responsáveis: Promotoria

14h - Visitas lúdicas (meu corpo meu tesouro)

Público alvo: Crianças do programa criança feliz

Oficinas lúdicas

TEMA: Não é fantasia, é crime sobre infância.

(As oficinas acontecerão pela manhã e pela tarde).

Responsáveis: Equipe SCFV

19 DE MAIO - SEXTA-FEIRA

9h - Contação de história

Tema: "meu corpo é um tesourinho"

Público alvo: Todas as turmas do CEI São João Batista

Responsáveis: Psicóloga escolar e psicopedagoga

10h - Programa na Rádio Princesinha do Oeste/ 104,9 FM

TEMA: quem não denuncia, também violenta.

Responsáveis: Advogada Elisandra e secretária de saúde Ângela Wilma

20h - Cidadania na Praça

Encerramento após a novena.

TEMA: Major Sales protege!

Responsáveis: Rede de Apoio a Criança e Adolescente

#AssistênciaSocial 15/05/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales promove Campanha Contra a LGBTQIA+fobia.

O dia 17 de maio é conhecido como o "Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIA+fobia", data que marca a luta pelos direitos civis da população LGBTQIA+ e visa conscientizar a sociedade sobre o respeito e o enfrentamento à discriminação vivenciado pela população LGBTQIA+. Para lembrar a importância de combater a homofobia, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, promoverá nos dias 16 e 17 de maio a Campanha Contra LGBTQIA+fobia. Acompanhe a programação.

16 DE MAIO - TERÇA-FEIRA

12h- Programa na Rádio Princesinha do Oeste/ 104,9 FM

Tema: Igualdade e respeito a diversidade

Responsáveis: Técnica da SEMCAS e representante da comunidade LGBTQIA+

15h -Roda de conversa com os pais da Escola Municipal Antônio José da Rocha

Tema: Mostra diversidade

Responsáveis: Equipe técnica do CRAS e psicóloga da educação

17 DE MAIO - QUARTA-FEIRA

9h30 - Intervalo interativo: Vamos conversar?

Tema: inclusão e respeito de pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar

Público alvo: alunos da escola estadual 26 de junho

Responsáveis: Técnica do PROCAD, Conselho Tutelar

14h - Pit stop: Acolher mais, julgar menos

Responsáveis: Juventude on

20h- Cidadania na Praça

Tema: Conhecer e respeitar a diversidade: caminho para tolerância

- Apresentação Cultural com a Turma do Bonja

Apresentação do grupo "só pagode "

Responsáveis: SEMCAS, técnico do CRAS de José da penha, Pontinho de Cultura, Igreja Católica, comunidade LGBTQIA+Fobia, Conselho Tutelar

#AssistênciaSocial 09/03/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania promove roda de conversa sobre o papel da Defensoria Pública na promoção dos direitos da mulher.

Encerrando uma série de ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, promoveu na manhã desta quinta-feira, 09, uma Roda de Conversa com o tema: "O papel da Defensoria Pública na promoção dos direitos da mulher". A palestra foi ministrada pela defensora pública, Dra. Ana Paula Locatelli.

O evento contou com a presença da prefeita Maria Elce; da secretária municipal de cidadania e assistência social, Ildeglase Silva e da presidente da Câmara Municipal, vereadora Damiana Maria.

A programação ainda contou com sorteio de brindes e homenagens as mulheres.

#AssistênciaSocial 20/02/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Folia Kids uma festa cheia de encantos e fantasia no Major Folia 2023.

Um carnaval cheio de encantos e fantasias, assim foi o Folia Kids realizado domingo de carnaval, 19, também no Centro Cultural. O segundo dia do Major Folia foi dedicado a criançada que fizeram a festa ao som de Moniquinha Show e turma da alegria.

#AssistênciaSocial 19/02/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Baile de Máscaras da 3ª idade abriu o MajorFolia 2023.

É Major Folia! O carnaval da terra da cultura começou na tarde deste sábado, 18, com o baile de máscaras organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. A festa aconteceu no Centro Cultural e propoporcionou muita alegria para os jovens da terceira idade.

O grupo de idosos de Major Sales, anfritriões da festa, recebeu os grupos de idosos de José da Penha e Luís Gomes, e juntos fizeram a folia revivendo os antigos carnavais ao som da orquestra de frevo "Frevuna".

#AssistênciaSocial 25/01/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Com tarde de ações integradas, cidadania e saúde culminam atividades do Janeiro Branco.

Culminando as atividades do Janeiro Branco - movimento em favor da saúde mental, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, promoveram nesta terça-feira, 24, no Palco da Praça de Eventos, uma tarde de ações integradas beneficiando a população com arterapia, musicoteria, orientações com psicóloga, tratamento preventivo de fragilidades emocionais, atividades físicas e sorteios de brindes.

#AssistênciaSocial 18/01/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Com musicoterapia, a Assistência Social e Saúde inicia ações do Janeiro Branco. O evento que é parte da programação do mês de mobilização em favor da saúde mental.
#CidadaniaParaTodos 13/01/2023 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania realiza Atualização Cadastral para beneficiários do Auxílio Brasil com filhos matriculados nas escolas.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do setor de Cadastro Único, convoca os Beneficiários do Auxílio Brasil com crianças, adolescentes e jovens matriculados nas Escolas para realizar a atualização cadastral.

De 15 a 26 de janeiro de 2023

Das 08h às 13h

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social

Documentos Necessários:

- Comprovante de matrícula

- Declaração de vacina (Procurar o setor da saúde)

- Comprovante de residência

- CPF E RG de todos que residem na casa

#AssistênciaSocial 14/12/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Idosos do grupo "Alegria de Viver" participam de confraternização natalina.

Em Major Sales, o cuidado e carinho com a pessoa idosa é diário. O grupo "Alegria de Viver", acompanhado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, durante todo o ano recebe a atenção da gestão municipal.

Na última terça-feira, 13, com a presença da prefeita Maria Elce, os jovens da terceira idade participaram da confraternização natalina. O evento com apresentações culturais, brincadeiras, homenagens, passeio no trenó móvel e jantar, encerrou as atividades do ano de 2022. O grupo retomará com os encontros no mês de fevereiro.

#SemanaDoBebê 01/12/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana do Bebê promoveu encontro para futuras mamães.

As futuras mamães de Major Sales participaram na tarde de hoje, 01, do encontro intitulado "diário de uma gestante". O grupo acompanhado por profissionais da saúde e da assistência social se reúnem mensalmente para receber orientações, trocar experiências, esclarecer dúvidas durante a gestação, trabalho de parto, parto, puerpério e primeira infância, além de compartilhar momentos de entretenimento para viver de forma tranquila, prazerosa e consciente o período da gestação.

O encontro desta quinta-feira foi especial, além de ser o último do ano de 2022, fez parte das ações alusivas a 12ª Semana do Bebê.

#SemanaDoBebê 30/11/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Tutelar e equipe técnica do CRAS, promovem oficina sobre a disciplina sem violência.

O Conselho Tutelar e a equipe técnica do CRAS, promoveram para os pais e crianças do Centro Educacional Infantil São João Batista, uma oficina sobre a disciplina sem violência e a Lei Menino Bernardo. O evento que integra a programação da 12ª Semana do Bebê foi realizada na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro.

A Lei nº 13.010, conhecida como Lei Menino Bernardo , aborda o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante. Sancionada em 2014, a legislação marca um avanço para o Brasil ao alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estimular a educação não violenta.

#AssistênciaSocial 23/11/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realizará a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Prefeitura de Major Sales, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizará na próxima terça-feira, 29, a partir das 07h30 no Centro Educacional Infantil São João Batista, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Neste ano, o evento terá como tema central a "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", constituído por cinco eixos temáticos:

I. EIXO TEMÁTICO 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;

II. EIXO TEMÁTICO 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

II.EIXO TEMÁTICO 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;

IV. EIXO TEMÁTICO 4: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

V. EIXO TEMÁTICO 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de COVID-19.

#AssistênciaSocial 19/11/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Para incentivar o empreendedorismo feminino, Prefeitura promove oficina de doce e sobremesas.

Para incentivar o empreendedorismo feminino, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, promoveu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, para as mulheres dos grupos dos programas sociais e da Associação Comunitária Sócio Cultural, a oficina de doces e sobremesas.

Com uma carga horária de 30 horas/aulas, a oficina ministrada pela confeiteira Nataly Ferreira e beneficiou 29 mulheres.

O encerramento com a cerimônia de certificação contou também com a presença da prefeita Maria Elce, das secretárias municipais de assistência social, saúde e finanças, Ildeglase Silva, Ângela Wilma e Enilde Isidro, respectivamente, além de outras autoridades do município.

"Acredito nas pessoas, em seus talentos e em sua capacidade. Muitas das vezes elas precisam apenas de oportunidades. Estou gestora para fazer de Major Sales também uma cidade de oportunidades", destacou a prefeita Maria Elce durante seu discurso parabenizando as novas confeiteiras.

#AssistênciaSocial 03/11/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Município de Major Sales implanta o SIPIA - Sistema de Informação para Infância e Adolescência.

Major Sales é o 2ª município do Alto Oeste do Rio Grande do Norte a implantar o SIPIA - Sistema de Informação para Infância e Adolescência. A cerimônia organizada pelo Conselho Tutelar, aconteceu na última sexta-feira, 28 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores.

A prefeita Maria Elce; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Idalgo Junior; o Controlador Geral do Município, Carlos José Fernandes; secretários municipais; vereadores e representantes da sociedade civil, participaram da solenidade que contou com uma palestra ministrada pelo coordenador técnico estadual do SIPIA - Conselho Tutelar, no RN, Antônio Rinaldo.

O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sistema tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

A base do SIPIA-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

#AssistênciaSocial 21/07/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretarias municipais promovem campanha de enfretamento as drogas.

As Secretarias Municipais, Escolas e Entidades que trabalham com adolescentes e jovens no município de Major Sales, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, estão realizando a Campanha de Enfrentamento as Drogas.

Acompanhe a programação.

21 de julho | quinta-feira

14h - Pit Stop Escolar

Tema: Drogas? Não entre nessa onda

Responsáveis: SEMCAS, PCF, SCFV, CRAS, CT

22 de julho | sexta-feira

19h - Roda interativa com os adolescentes da Escola

Municipal Antônio José da Rocha

Tema: Quem escolhe seu caminho é você

Responsáveis: SCFV, Psicóloga do Pontinho de Cultura

e Escola Municipal Antônio José da Rocha

25 de julho | segunda-feira

13h - Programa de Rádio Princesinha do Oeste, 104,9 FM

Responsáveis: SEMCAS e Conselho Tutelar

26 de julho | terça-feira

09h - Ação na Escola Estadual 26 de Junho

Tema: "Legal é Prevenir"

Responsáveis: Saúde e Cultura

27 de julho | quarta-feira

09h - Encontro com os pais da Escola Municipal Antônio José da Rocha e Escola Estadual 26 de Junho

Tema: A prevenção é o melhor remédio e cabe a todos nós

Responsáveis: Psicóloga da Educação Amora Fernandes, Parceiro e Maestro Everton Luís e Conselho Tutelar

29 de julho | sexta-feira

19h - Encerramento: SIM, é possível ser feliz sem drogas

Responsáveis: SEMCAS, Grupo de Jovens da Igreja

Católica e Igreja de Cristo

Local: Clube de Idosos

#AssistênciaSocial 19/06/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Muita alegria e inclusão no Arraiá da SEMCAS.

Na última sexta-feira, 17, os grupos que pertencem a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, participaram do Arraiá da SEMCAS. O evento contou com um grande público que prestigiaram o concurso da Miss Teen e as apresentações da quadrilha matuta da melhor idade e festejo junino dos SCFV.


A prefeita Maria Elce esteve presente, e na oportunidade realizou a entrega do novo fardamento para o grupo de idosos "Alegria de Viver".

#CidadaniaParaTodos 18/05/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura promoveu campanha de conscientização contra a LGBTQIA+fobia

A Prefeitura de Major Sales promoveu pela primeira vez a campanha de conscientização contra a LGBTQIA+fobia. Diversas ações foram realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, contando com parceria das demais secretarias, escolas e associações.

Na terça-feira, 17, aconteceu em Praça Pública, o JUVENTUDE ON, com roda de conversa sobre o assunto e muita música com os artistas locais. O ato contou com a presença da prefeita Maria Elce, representantes da comunidade LGBTQIA+ e populares.

Durante o evento, a bacharel em direito Beatriz Andrade, o Assistente Social Doniêgo Lima e a Psicóloga Aline Mayara, prestaram informações importantes para a garantia dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

#AssistênciaSocial 30/03/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania promove "trocando ideias com o SUAS" no bairro Bom Jardim.

Ontem, 29, a Caravana da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Pontinho de Cultura "Deixe a Criança Brincar", começou a executar o projeto "Trocando ideias com o SUAS no bairro".

A iniciativa levou para os moradores do bairro Bom Jardim diversos serviços ofertados pela Assistência Social, tais como:

* Atualização Cadastral;

* Busca ativa para as famílias referenciadas no CRAS /SCFV;

* Orientações técnicas;

* Informações sobre o Programa Leite Potiguar;

* Oficinas lúdicas com o Programa Criança Feliz e SCFV;

* Roda cultural.

#CidadaniaParaTodos 21/03/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social promove o “Trocando ideias com o SUAS” para capacitar funcionários e colaboradores da pasta.

Nos dias 15,16 e 17 deste mês, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou o "TROCANDO IDÉIAS COM O SUAS". O projeto teve como objetivo oportunizar momentos de motivação, capacitação e planejamento para as equipes que compõem a pasta da Assistência Social no município, buscando aperfeiçoar as habilidades profissionais e fortalecer a oferta dos serviços com qualidade para os cidadãos.

O evento também foi prestigiado pela prefeita Maria Elce, o vice-prefeito Allan Fernandes e secretários municipais.

#AssistênciaSocial 24/01/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Pitstop espaço da mente, promoveu psicoeducação na rua sobre saúde mental.

Promovido na manhã de hoje, 24, pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, o pit-stop espaço da mente teve o objetivo de falar sobre a campanha janeiro branco, que chama a atenção para o cuidado em SAÚDE MENTAL, estimulando a compreensão das pessoas para o fato de que, assim como a saúde física, a nossa mente requer e merece cuidados especiais. Afinal, "quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum".

Durante o evento realizado na Praça Central, houve também brincadeiras e sorteio de brindes para a população, com mensagens motivacionais e informações sobre a campanha.

#CidadaniaParaTodos 21/01/2022 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretarias Municipais promovem ações do Janeiro Branco, acompanhe a programação.

A Prefeitura de Major Sales, por meio das Secretarias Municipais, sob articulação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, está realizando o janeiro branco - campanha com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Para culminar as ações, estará promovendo atividades diversas no período de 24 a 27 de janeiro, envolvendo os profissionais das instituições municipais e a população em geral.

Segunda-feira: 24/01

08h - Pitstop Espaço da Mente

Psicoeducação na rua e tira dúvidas sobre Saúde Mental para o público em geral.

Sorteio de brindes

Local: Praça Central

13h às 16h - Plantão Psicológico

"Uma escuta, um convite para agir e pensar em termos de Saúde Mental"

Escuta individual com as psicólogas

Local: Centro de Saúde

Terça-feira : 25/01

8h - Visita às gestantes do Programa Criança Feliz

Panfletagem sobre a importância do cuidar da Saúde mental durante e após a gestação

Quarta-feira: 26

9h - Visitas institucionais

Abordagem educativa breve sobre Saúde Mental com foco na síndrome de Boutnout

Quinta-feira: 27/01

17h30 - Encerramento

Encontro terapêutico e Aulão de práticas corporais para o público em geral

Local: Praça de Eventos

#AssistênciaSocial 19/11/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Mulheres do PAIF participaram de encontro que tratou da promoção e valorização da cultura negra.

Durante a programação da Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do CRAS e em parceria com o grupo "Negra Sou" da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales, realizou na quarta-feira, 17, para o grupo de mulheres do PAIF, o encontro "Povo negro e sua arte". O evento que tratou da promoção e valorização da cultura negra, foi coordenado pela produtora cultural, Simone Silva.

#AssistênciaSocial 19/10/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SCFV e Programa Criança Feliz, realizam comemoração em alusão ao Dia das Crianças.

As crianças de 06 meses a 12 anos de idade atendidas pelo Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participaram de uma manhã festiva em alusão do Dia das Crianças. O evento aconteceu na sexta-feira, 15, no Clube de Idosos, e contou com brincadeiras, parque de diversão, apresentações lúdicas e distribuição de guloseimas.

#AssistênciaSocial 14/10/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Baile da saudade em comemoração aos 28 anos do clube "Alegria de Viver" encerra a programação da Semana do Idoso.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, concluiu a Semana do Idoso com o BAILE DA SAUDADE em comemoração aos 28 anos do Clube de Idosos "Alegria de Viver". O evento realizado no último dia 06, também marcou o retorno das atividades presenciais com os idosos, o grupo estava sendo acompanhado de forma remota e por visitas isoladas devido as restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Os jovens da terceira idade participaram de um desfile temático, acompanharam as homenagens pela passagem do dia do idoso e aniversário do grupo, dançaram muito forró pé de serra e degustaram um delicioso jantar ofertado pela Prefeitura Municipal.

A noite festiva também foi prestigiada pela prefeita Maria Elce e a secretária municipal de cidadania e assistência social, Ildeglase Silva, que interagiram juntamente com os idosos ao longo de toda a programação.

#AssistênciaSocial 01/10/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Trilha pela vida encerra a programação do setembro amarelo.

Para encerar a programação do #SetembroAmarelo - Campanha de Combate ao Suicídio, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do CRAS, SCFV e Programa Criança Feliz, realizou na tarde da última terça-feira, 28, A TRILHA PELA VIDA, saindo da sede do CRAS em destino ao Açude Público Gessem.

O evento foi direcionado aos grupos de mulheres do PAIF. Durante a trilha, os profissionais da SEMCAS abordaram de forma dinâmica o tema. A programação contou com atividade física, música, reflexões motivacionais e orientações para cuidar da saúde mental.

#AssistênciaSocial 30/09/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Luau com música e entretenimento conscientizou adolescentes sobre a prevenção ao suicídio.

Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também foram beneficiados com as ações do #SetembroAmarelo - Campanha de Combate ao Suicídio.

Na segunda-feira, 27, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio das equipes técnicas do SCFV e CRAS, promoveu um Luau com muita música e entretenimento para conscientizar os adolescentes sobre a prevenção ao suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

#AssistênciaSocial 03/09/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS divulga lista de beneficiários do Programa Leite Potiguar.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, divulga a lista dos beneficiários do Programa Leite Potiguar. Atualização do mês de setembro de 2021.

Os critérios para habilitação, priorização e seleção dos participantes consumidores são: Famílias obrigatoriamente inscritas no Sistema do Cadastro Único; Famílias em situação de extrema pobreza, conforme parâmetros e critérios nacionais e renda dentro dos limites da linha monetária da renda per capita oficial; Famílias com composição a partir de 2 (dois) membros; Famílias com crianças na faixa etária de 1 (um) a 7 (sete) anos, 11 meses e 29 dias.

O leite é entregue nas terças e sextas de cada semana, podendo haver mudanças conforme entrega por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Acesse a lista completa, clique no link abaixo.

#AssistênciaSocial 27/08/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizaram nesta quinta-feira, 26, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu pela manhã no clube de idosos "Alegria de Viver" e contou a participação dos conselheiros municipais, técnicos da Assistência Social, representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil.

A prefeita Maria Elce e parte dos seus secretários e assessores prestigiaram a solenidade de abertura que contou a apresentações culturais protagonizadas pelas crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Com o tema: "Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", a Conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, estadual e federal, as diretrizes para a gestão do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados e delegadas para a XII Conferência Estadual de Assistência Social que ocorrerá em Natal/RN.

#AssistênciaSocial 13/08/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Agosto Lilás uniu música, dança e atividade física para conscientizar a população.

A campanha Agosto Lilás também combina com música, dança e atividade física. As ações que promovem a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, estão espalhadas pelos quatro cantos do município.

Na última quarta-feira, 11, a equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizaram na Praça de Eventos, uma roda de conversa sobre o Agosto Lilás para as alunas do Espaço D10 Fitness, culminando com um aulão de dança.

As atividades desenvolvidas de forma intersetorial ao logo desta semana, buscam engajar a população no enfretamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha com o objetivo de garantir a punição aos agressores.

#AssistênciaSocial 12/08/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Agosto Lilás: CRAS e SCFV promovem gincana interativa com o grupo de mulheres do PAIF.

O grupo de mulheres do PAIF, participaram na tarde desta última quarta-feira, 11, de uma gincana interativa com o tema: Amor não é posse, é parceria. Não confunda.

A ação que faz parte da programação do Agosto Lilás, foi coordenado pela equipe técnica do CRAS e SCFV.

O encontro dinâmico contou com informações importantes sobre os tipos de violência contra mulher, como combater e onde procurar ajuda. O momento também contou com brincadeiras, músicas, danças e muita diversão.

Uma série de atividades estão sendo realizadas esta semana para sensibilizar a população no combate à violência contra mulher

#AssistênciaSocial 11/08/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS realizou jogo de futebol e roda de conversa para tratar sobre à violência doméstica contra a mulher.

Iniciada a Campanha Agosto Lilás, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou no início da noite desta terça-feira, 11, a ação "Esse jogo vale vidas", no Estádio Municipal "O Piozão".

O evento reuniu desportistas para uma roda de conversa que tratou sobre à violência doméstica contra a mulher, ministrada pela assistente social, Flávia Maria, o bacharel em direito, Vinícius Fernandes e a psicóloga, Amora Fernandes.

Para encerrar a noite, os presentes participaram de um jogo de futebol com entrega de medalhas e brindes.

#AssistênciaSocial 09/08/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL AGOSTO LILÁS: Município realizará atividades de conscientização à violência doméstica contra a mulher.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com as demais Secretarias Municipais, CRAS, SCFV, ACSCMS, Conselho Tutelar e Escolas Municipais, realizará no período de 09 a 13 de agosto, diversas atividades de conscientização à violência doméstica contra a mulher, durante a "Campanha Agosto Lilás", criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006).

Confira a programação e participe!

Segunda-feira | 09

13h - Programa pela Rádio Princesinha do Oeste - 104,9 FM

Participação: Técnicas da SEMCAS

Terça-feira| 10

Manhã - Veiculação do vídeo produzido pelos profissionais do CEI São João Batista: "Sinal vermelho contra a violência doméstica".

18h - Jogo de Futebol -

Palestra: "Esse jogo vale vidas"

Participação: Psicóloga, Bacharel em Direito , Assistente Social e Coordenação de Esportes

Local: Estádio Municipal "O Piozão"

Quarta-feira| 11

Manhã - Veiculação do vídeo produzido pelos profissionais da Assistência Social: "Quem salva uma, salva todas".

15h - Gincana Interativa com os grupos do PAIF

Responsável: Equipe Técnica do CRAS e SCFV

Local: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha

18h - Roda de Conversa com o grupo de mulheres do Funcional do professor Dayvit e Aulão de Dança com a equipe SCFV

Local: Praça de Eventos

Quinta-feira| 12

14h - Interação no grupo de adolescentes da Escola Municipal Antônio José da Rocha

Participação: Assistente Social , Psicóloga e Coordenadora pedagógica

Sexta-feira| 13

18h - Encontro com o grupo "Negra Sou" da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales

Participação: Conselho Tutelar, Psicóloga e Bacharel em Direito

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social

#AssistênciaSocial 28/06/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura inaugura novas instalações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

A prefeita Maria Elce, inaugurou na última sexta-feira, 25, as novas instalações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. O espaço passa a acomodar o setor administrativo, Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Programa Criança Feliz e Programa do Leite.

A solenidade coordenada pela secretária municipal de assistência social, Ildeglase Silva, foi prestigiada também pelo vice-prefeito, Allan Fernandes, o ex-prefeito, Carlos José Fernandes, vereadores, secretários municipais e equipes que atuam na Assistência Social.

"Gratidão a nossa querida prefeita Maria Elce pelo investimento grandioso na Assistência Social. Em apenas seis meses de gestão está entregando este equipamento para servir a população que mais precisa. É um espaço aconchegante que vai dar mais conforto a equipe da SEMCAS, além de proporcionar praticidade e agilizar a oferta de serviços e resolução das demandas apresentadas pelos majorsalenses", agradeceu a secretária.

#AssistênciaSocial 28/06/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Centro de Referência da Assistência Social passou por obras de reforma e ampliação.

A prefeitura entregou a reforma e ampliação do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. O espaço foi totalmente revitalizado, ganhou novas salas para os atendimentos individuais e as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Clube de Idosos também passou por manutenção.

A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 25, e contou com a presença da prefeita Maria Elce, do vice-prefeito, Allan Fernandes, o ex-prefeito, Carlos José Fernandes, vereadores, secretários municipais e equipes que atuam na Assistência Social.

As crianças e adolescentes realizaram uma bonita apresentação com a bandinha de sucata, projeto desenvolvido pelos oficineiros do SCFV para homenagear a cidade de Major Sales pelo aniversário de 29 anos.

#AssistênciaSocial 10/06/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales está promovendo a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e a rede de proteção à criança e ao adolescente, está promovendo de 10 a 12 de junho, a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil.

A mobilização busca sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. As ações objetivam potencializar os esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no município de Major Sales.

A programação contempla blitz informativa, programa de rádio, atividade remotas e veiculação de vídeos educativos pelas redes sociais.

10/06 - Quinta-feira

08h - Blitz informativa: Eu não apoio o trabalho infantil

14h - Veiculação de vídeo nas redes sociais

Tema: Riscos e abusos do trabalho infantil

- Interação sobre o tema nos grupos do PAIF

11/06 - Sexta-feira

13h - Programa de rádio na Princesinha do Oeste 104,9 FM

Tema: Se tem muita pressão, não desenvolve a semente, é muita coisa com a gente.

- Atividades remotas nas escolas

- Chamadas de vídeos e interação sobre o tema nos grupos do Programa Criança Feliz

12/06 - Sábado

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Veiculação de vídeo pelas redes sociais

Histórias reais: Consequências do trabalho infantil


#AssistênciaSocial 27/05/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social realizou entrega de cestas básicas do Programa "RN Chega Junto".

A Secretária de Cidadania e Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 26, a entrega de 25 cestas básicas enviadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa "RN Chega Junto", destinadas as famílias acompanhadas pelos Serviços Socioassistenciais que não recebam Bolsa Família, e que entraram em situação de insegurança alimentar devido à pandemia, com prioridade para os segmentos de desempregados, ambulantes, trabalhadores autônomos ou horistas, que atuam nas áreas e empreendimentos afetados com o fechamento do comércio.

#AssistênciaSocial 27/05/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS é contemplado com o PAA Leite.

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, foi contemplado com o PAA Leite, e a partir de agora, receberá semanalmente 140 litros de leite para as refeições da instituição e famílias acompanhadas pelos Serviços Socioassistenciais. O contrato de fornecimento terá duração de dois anos com recursos oriundos do Ministério da Cidadania.

A oficialização da parceria, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 26, com a presença da secretária municipal de assistência social, Ildeglase Silva e da secretária municipal de agricultura, Wadna Cruz, responsável pela a articulação e orientação junto a EMATER/RN. A ocasião também contou com a presenç

#AssistênciaSocial 19/05/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza mobilização de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta terça-feira, 18 de maio, Dia Nacional Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceira com as demais Secretarias Municipais e suas Instituições, Conselho Tutelar, Escolas e Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales, realizaram uma mobilização pelas ruas da cidade com paradas em pontos estratégicos para sensibilizar a população sobre a importância de garantir à toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Levando em consideração a pandemia da Covid-19, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Major Sales, foi reformulada e as atividades alusivas à data foram reestruturadas, evitando os eventos, como as palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.

#AssistênciaSocial 15/05/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. | Veja a programação.

Na próxima segunda-feira, 17, iniciará a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação que segue até sexta-feira, 21, foi moldada considerando os impactos da pandemia do novo coronavírus, grande parte dela será executada nas redes sociais.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio de um trabalho intersetorial que envolve as demais Secretarias Municipais e suas Instituições, Conselho Tutelar, Escolas e Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales.

O tema “Crianças e adolescentes, seus direitos não estão em quarentena”, alerta a população para que #FaçaBonito, e mesmo com as restrições causadas pela pandemia, mantenham-se vigilantes na garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes.


PROGRAMAÇÃO:

17/05 - Segunda-feira
08h - Visita as Instituições do município e entrega de kits sobre a campanha

13h - Programa na Rádio Princesinha do Oeste 104,9 FM 

18/05 - Terça-feira
07h - Mobilização pelas ruas da cidade “Major Sales protege” - DIA “D”

14h - Exibição de vídeo nas redes sociais: “Respeite a minha inocência”

Interação no grupo do PAIF

19/05 - Quarta-feira
14h - Exibição de vídeo nas redes sociais: “O silêncio que nos fala”

*Lançamento do desafio #PodeSerAbuso, no grupo de adolescentes do  SCFV

15h - Vídeo Conferência com os alunos da Escola Municipal Antônio José da Rocha

20/05 - Quinta-feira
08h - Visita as instituições municipais com distribuição de banners informativos e mudas de girassol

14h - Exibição de reels sobre a campanha nas redes sociais da SEMCAS


21/05 - Sexta-feira
10h - Exibição de vídeo nas redes sociais: “Consequências do abuso sexual em crianças e adolescentes


14h - Live de Encerramento
www.youtube.com/prefeiturademajorsales

*Resultado do desafio #PodeSerAbuso, no grupo de adolescentes do  SCFV

#AssistênciaSocial 08/04/2021 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Caravana da Assistência Social realiza entrega de mimos de páscoa.

Na tarde desta quarta-feira, 07, as gestantes, crianças, adolescentes e idosos do município de Major Sales que são acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz, receberam em suas casas os mimos de páscoa. A ação faz parte da culminância do projeto "Páscoa do amor" executado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

A caravana percorreu as ruas da cidade com o objetivo de levar alegria para as famílias que neste período de pandemia não estão podendo frequentar de forma presencial os encontros e atividades desenvolvidos pelos programas e instituições da Assistência Social.

#SeloUnicef 08/12/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales é certificado com o Selo Unicef - edição 2017/2020. Pela quarta vez consecultiva o muncípio se destaca na promoção de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
#CidadaniaParaTodos 17/07/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social emite nota de esclarecimento sobre o Bolsa Família.

Vimos por meio desta nota esclarecer quanto a informação divulgada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Major Sales a respeito do não recebimento das parcelas extra do auxílio emergencial pelo beneficiários do Bolsa Família.

Durante o pagamento do auxílio emergencial, a folha de pagamento do Bolsa Família trás a informação de benefício suspenso para todos os beneficiários que recebem o auxílio emergencial.

Ocorre que a folha de pagamento do Bolsa Família do mês de julho foi gerada antes da confirmação da prorrogação do auxílio, e ao invés de trazer a informação de benefício suspenso, trouxe benefício liberado, ou seja, como se o bolsa família voltasse a ser pago normalmente para todos os beneficiários com situação de liberado.

Isto posto, nosso técnico foi induzido ao erro em interpretar que, mesmo após a confirmação do pagamento das duas parcelas extras do auxílio, e como a folha do bolsa família ainda estava na situação de liberado, em sua análise, os beneficiários não receberiam as novas parcelas.

Outro fator que contribuiu para o erro na interpretação foi que somado ao que foi dito acima, o informe 720 do bolsa família trouxe o seguinte texto: "a partir de julho não há mais novas concessões do Auxílio Emergencial para trabalhadores de famílias beneficiárias do PBF, salvo em casos de decisão judicial e contestação".

Isto posto, essa Assessoria deixa claro que todas as famílias que já recebem o auxílio receberão sim as duas parcelas extras.

Também assumimos a responsabilidade no equívoco da informação repassada e nos desculpamos com todos os servidores e pessoas que porventura tenham sido afetadas.

Reafirmamos ainda nosso compromisso em prestar um serviço de qualidade na assessoria técnica ao SUAS desde 2013 no estado do Rio Grande do Norte.

Equipe OC ASSESSORIA E SERVIÇOS.

#CidadaniaParaTodos 10/06/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales inicia a Campanha 2020 de Combate ao Trabalho Infantil.

O município de Major Sales, inicia hoje, 10, ações da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil. Com o objetivo de alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus, a campanha deste ano tem como o slogan "Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil".

As equipes do CRAS, SCFV , Programa Criança Feliz e Conselho tutelar, produziram um vídeo educativo sobre alguns mitos e verdades em torno do Trabalho Infantil. Assista!

#CidadaniaParaTodos 19/05/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistente Social Diana Rolim, fala sobre os 20 anos da campanha 18 de maio. Dia Nacional de Comabte ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
#CidadaniaParaTodos 13/05/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura lança CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

De 14 a 18 de maio, o município de Major Sales realizará a CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Este ano, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), a gestão reformulou as ações para uma promoção quase que exclusivamente online, considerando que não serão incentivadas as atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, palestras, seminários presenciais, entre outras que resultem em aglomeração de pessoas.

A programação contemplará programas de rádio, lives via facebook, vídeos educativos, fixação de cartazes de conscientização em pontos estratégicos da cidade e spots em sistemas de som.

Como em todos os anos, a campanha é realizada pela Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com as secretarias municipais, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Pontinho de Cultura "Deixe a Criança Brincar".

Nesse 18 de Maio são 20 anos "fazendo bonito" na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, e a gestão municipal está disposta a continuar mobilizando a população para combater o abuso e a exploração sexual.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 14/05 | QUINTA-FEIRA

13h00 - Programa na Rádio Major Sales FM - 104,9. (Transmissão simultânea pelo: www.facebook.com/prefeiturademajorsales)

Responsável: CRAS

DIA 15/05 | SEXTA-FEIRA

16h00 - Rota Educativa com carro de som pelas ruas da cidade

Resposável: Conselho Tutelar

DIAS 15, 16 E 17

Vinculação de vídeos educativos nas redes sociais e fixação de cartazes de conscientização (pontos estratégicos da cidade)

Responsáveis: SCFV, NUCA, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e Pontinho de Cultura

DIA 18/05 | SEGUNDA-FEIRA

10h00 - Live Especial sobre os 20 anos da Campanha (www.facebook.com/prefeiturademajorsales)

Resposável: Secretaria de Saúde

#CombateAoCoronavírus 29/04/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Neste mês de abril, 578 Famílias do Programa Bolsa Família no município de Major Sales receberam o Auxílio Emergencial.

578 Famílias que fazem parte do Programa BOLSA FAMÍLIA, no município de Major Sales, foram beneficiadas com o AUXÍLIO EMERGENCIAL do Governo Federal. Os dados não inclui o público do CADASTRO ÚNICO e AUTÔNOMOS.

130 famílias receberam - R$ 600,00

Total: R$ 78.000,00

434 famílias receberam - R$ 1.200,00

Total: R$ 520.800,00

14 famílias receberam - 1.800,00

Total: R$ 25.200,00

Total injetado na economia do município:

R$ 624.000,00

#CidadaniaParaTodos 07/04/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Técnicas da Secretaria de Cidadania e Assistência Social esclarecem sobre o Auxilio Emergencial.

Técnicas da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosália Fernandes (Coordenadora dos Programas Sociais) e Bruna Cristina (Assistente Social do CRAS), participam do Programa Rádio Notícias com o locutor João Wesley pela Major Sales FM - 104.9. Na pauta, esclarecimentos sobre os passos corretos para solicitar o Auxilio Emergencial do Governo Federal.

#CidadaniaParaTodos 07/04/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Município de Major Sales inicia execução do Programa Criança Feliz.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, iniciou a execução do Programa Criança Feliz, uma ação do Governo Federal, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

São públicos prioritários: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; II - crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e III - crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O Criança Feliz tem como objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Em Major Sales, as ações do Programa estão sendo desenvolvidas por profissionais lotados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A equipe é composta por uma supervisora: Elisangela Damacena, e três visitadores: Gildeane Melo, Mônica Silva e Rosangela Silva. Os profissionais serão responsáveis por transmitir conhecimento e informação para promover o desenvolvimento infantil e os cuidados com as crianças.

Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, as inscrições das famílias beneficiadas estão sendo realizadas através do contado telefônico.

Para informações ligue ou envie mensagem de whatsapp para o número: (84) 99818-0669.

#CidadaniaParaTodos 14/01/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Novos Conselheiros Tutelares são empossados em Major Sales. Os novos Conselheiros Tutelares do município de Major Sales, tomaram posse na tarde da última sexta-feira, 10. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal com a presença do prefeito Thales Fernandes, da vice-prefeita Maria Elce, da presidente do CMDCA, Magna Brito; vereadores, secretários municipais, ex-conselheiros e populares.

Durante o ato de posse, o prefeito Thales parabenizou os eleitos, desejou sucesso na condução dos trabalhos e destacou a importância do papel do Conselho Tutelar em zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Aproveitou também para agradecer aos ex-conselheiros pela dedicação e bom serviço prestado à comunidade.

Conselheiros empossados:
Erica Soares, Deivity Augusto, Joel Matheus, Aline Adriano e Aline Maria.

Suplentes:
Vinicius Fernandes, Marileide Oliveira, Gleiciane Oliveira, Corrinha Araújo e Sarah Fernandes.
#CidadaniaParaTodos 07/01/2020 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Posse dos novos Conselheiros Tutelares acontecerá nesta sexta-feira.

Você é nosso convidado!
#SemanaDoBebê 29/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Mães e bebês estrelas participam de momento lúdico " A DESCOBERTA DO MEU TESOURO". Mães e bebês estrelas da Semana do Bebê 2019, participaram na quarta-feira, 27, de um momento lúdico com dinâmicas e brincadeiras. O encontro denominado "A descoberto do meu tesouro", promoveu trocas de experiências entre mães, oportunidade em que elas puderam prestar seus depoimentos sobre o processo vivido desde a gravidez, gestação e nascimento dos seus bebês. O evento foi coordenado pela Secretaria de Cidadania e Assistência social, por meio das equipes do CRAS e SCFV.
#SemanaDoBebê 27/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselhos participaram de capacitação sobre a garantia e defesa dos direitos realizados. Os conselheiros tutelares em exercícios e os eleitos no último pleito, conselheiros do CMDCA, profissionais da saúde, educação e assistência social, participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma capacitação sobre a garantia e defesa dos direitos realizados. O evento ministrado pela assistente social, Flávia Maria e pelo conselheiro tutelar e acadêmico de direito, Vinícius Fernandes, é parte da programação da 9ª Semana do Bebê de Major Sales.
#CidadaniaParaTodos 14/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sale promoverá a campanha "POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO". O NUCA em parceria com o CMDCA, Conselho Tutelar, Pontinho de Cultura "Deixa a Crianças Brincar" e Prefeitura Municipal de Major Sales, realizarão no período de 18 a 20 de novembro, a Campanha "Por uma infância sem racismo". Acompanhe a programação:

18/11 - SEGUNDA-FEIRA:
07h30 - Cine debate.
Local: Clube de Mães.

10h00 - Participação no Programa de Rádio.
Major Sales - FM 104,9.

15h30 - Exposição sobre a identidade negra.
Local: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha


19/11 - TERÇA-FEIRA:
15h00 - Audiência Pública sobre a identidade negra.
Local: Pontinho de Cultura - Bairro Bom Jardim


20/11 - QUARTA-FEIRA:
07h00 - Desfile e apresentações culturais.
Saída: Câmara Municipal de Vereadores.
Destino: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.
#CidadaniaParaTodos 11/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Município realiza formação da Rede Comunitária de Proteção de Direitos de Crianças e Adolescentes. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na última terça-feira, dia 5 de novembro, a reunião de formação da Rede Comunitária de Proteção de Direitos de Crianças e Adolescentes e Prevenção a violência. Na ocasião, realizou-se a capacitação dos membros e a construção coletiva do plano de trabalho.

A Rede Comunitária de proteção tem como objetivo montar uma estratégia para fortalecer e aprimorar mecanismos de proteção às crianças e aos adolescentes, tendo como base a comunidade e suas forças locais. A rede é integrada por profissionais dos diversos setores do serviço público municipal existente na comunidade (Assistência Social, Saúde, Educação), Conselheiros Tutelares, lideranças religiosas, representante do NUCA e representante do Conselho Municipal Direitos de Crianças e Adolescentes.
#CidadaniaParaTodos 05/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Município realiza reunião para implementar estratégias de promoção da igualdade social. A articulação do Selo Unicef, juntamente com o CMDCA e NUCA, realizaram na manhã desta segunda-feira, 04, na Prefeitura Municipal, mais uma reunião intersetorial para a implementação de estratégias de promoção da igualdade social no município. A pauta ajustou a programação em alusão do Dia da Consciência Negra que acontecerá de 18 a 20 de novembro, e o Dia do Esporte Seguro e Inclusivo que será realizado em 10 de dezembro.
#CidadaniaParaTodos 04/11/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Cidadania e Assistência Social realiza capacitação para profissionais. A Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou na última quarta-feira, 30 de outubro, no Centro de Referência da Assistência Social, uma capacitação para as equipes de profissionais do CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CMDCA e profissionais diversos da Assistência Social. A ação faz parte das Atividades de Validação do Selo -Unicef na edição (2017 -2020).

O evento contou com três palestras:
• Vigilância Socioassistencial e Vulnerabilidades dos territórios;
• Vulnerabilidades dos territórios e Perfil das famílias;
• Trabalho Social com Famílias e Concepção sobre o Fortalecimento de Vínculos.

A Capacitação foi ministrada por Flávia Maria, Assistente Social técnica da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Aline Paiva, Psicóloga do CRAS.
#CidadaniaParaTodos 13/10/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura promoveu festa em comemoração ao Dia das Crianças. A Prefeitura Municipal de Major Sales, promoveu no fim da tarde desta sexta-feira, 11, na Praça de Eventos, a comemoração alusiva ao Dia das Crianças. A programação contou a presença de centenas de crianças da zona urbana e rural do município.

A criançada participou de show infantil com artistas locais, brincadeiras e atividades recreativas. Na oportunidade puderam se divertir no parque montado especialmente para o evento com pula-pula, castelo de bolinhas, escorregas e outros brinquedos.

Na área de alimentação foi distribuído sorvete, pipoca, algodão doce, pirulito, suco e cachorro quente.

O prefeito Thales Fernandes, a primeira- dama Ana Lígia, a vice-prefeita Maria Elce, vereadores e outras autoridades também estiveram presentes na comemoração.

Fotos: Alcivan Alves
#CidadaniaParaTodos 09/10/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Thales Fernandes participa de roda de conversa com grupo de idosos. O prefeito Thales Fernandes, participou de uma roda de conversa com os membros do Clube de Idosos “Alegria de Viver”. O encontro ocorreu na tarde da última segunda-feira, 07. Na oportunidade, os idosos apresentaram ao gestor a realidade da rotina do grupo, elogios, sugestões e reivindicações.

A visita foi uma iniciativa do próprio prefeito, que vem trabalhando para garantir melhorias na qualidade de vida dos idosos residentes no município.
#CidadaniaParaTodos 02/10/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Dia do Idoso em Major Sales é comemorado com festa. A Semana do Idoso em Major Sales foi encerrada nesta terça-feira, 01 de outubro, com uma Festa Havaiana em comemoração ao Dia do Idoso. O evento aconteceu no início da noite no Clube de Idosos “Alegria de Viver”, e contou com homenagens pelos 26 anos de existência do grupo, desfile havaiano, forró pé de serra e jantar.

A festa contou com a participação de um grande público da melhor idade, e foi prestigiado pelo prefeito Thales Fernandes, parceiros e profissionais da Assistência Social.

Os jovens da terceira idade do município são acompanhados por meio do grupo “Alegria de Viver” que desenvolve diversas atividades com orientação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde é ofertado acompanhamento com médicos, enfermeiros e profissionais da ESF e NASF que realizam diversas ações de prevenção e educação em saúde. A Secretaria de Cultura também promove momentos lúdicos e recreativos.
#CidadaniaParaTodos 30/09/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Visitas das alegria marcam a Semana do Idoso. Nos dias 25 e 26 de setembro, durante a Semana do Idoso, o CRAS, SCFV e o grupo de Idosos "Alegria de Viver" realizaram as visitas "flores em vida" e “visitas da alegria”. A ação fez parte da programação da Semana do Idoso.

As equipes levaram até a casa dos idosos momentos de dinâmica, música, dança e escuta. Em cada visita uma emoção diferente, histórias, lágrimas e sorrisos.
#CidadaniaParaTodos 25/09/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS e EMATER/RN realizaram minicurso sobre Beneficiamento de Leite e Derivados. O Centro de Referência da Assistência Social em parceria com a EMATER/RN, realizaram na última terça-feira, 24, o minicurso: Beneficiamento de Leite e Derivados. A ação contemplou membros da agricultura familiar e grupos de mulheres e mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O minicurso gratuito foi ministrado pela nutricionista Bruna Araújo. A parte teórica orientou sobre o preparo, consumo e manutenção, como também, a importância da higiene pessoal, dos utensílios e do ambiente, antes, durante e depois da produção dos alimentos. Na aula prática, os participantes produziram iogurte natural, requeijão, bolo de leite e leite condensado.
#CidadaniaParaTodos 24/09/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Teve início em Major Sales as atividades da Semana do Idoso. Teve início em Major Sales as atividades alusivas em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa. A programação segue até o dia 01 de outubro. Durante toda a semana diversas ações serão ofertadas para os idosos do município.

A abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23, no Clube de Idosos, e contou com apresentação cultural, práticas corporais, dança e ações de saúde.
#CidadaniaParaTodos 11/09/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha PARTIU MUDAR, ofertará emissão de Título de Eleitor e Carteira de Identidade. O Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, em parceria com a Comissão Intersetorial Pró Selo Unicef - 2017/2020, Prefeitura Municipal de Major Sales e TSE, realizará nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 07h00 às 12h00 no anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha, a Campanha Partiu Mudar. Na oportunidade haverá emissão de Título de Eleitor e Carteira de Identidade para os adolescentes do município de Major Sales.


Documentos necessários;
> Certidão de Nascimento (original e cópia)
> CPF e identidade (original e cópia)
> 02 fotos 3x4
#CidadaniaParaTodos 09/09/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Eleição para o Conselho Tutelar: Conheça os candidatos. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, juntamente com a Comissão Eleitoral de Major Sales/RN, apresenta os candidatos habilitados para o processo de escolha para membros do Conselho Tutelar 2019.

No município, 24 candidatos concorrem ao pleito, podendo estes realizar campanha no período de 29 de Agosto a 29 de Setembro.

A eleição ocorrerá no dia 06 de outubro, no Centro Cultural de Major Sales/RN, das 08h00 às 17h00. Para votar, o eleitor deverá portar o título e a Carteira de Identidade. O eleitor poderá votar em cinco candidatos.
#CidadaniaParaTodos 30/08/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS promove evento de encerramento das atividades do Agosto Lilás. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do CRAS e SCFV, realizou no período de 20 a 28 de agosto, as atividades da Campanha Agosto Lilás com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres. Uma série de ações foram desenvolvidas em parceria com entidades do município atingindo um grande público.

O encerramento da campanha aconteceu na última quarta-feira, 28, no Estádio Municipal "O Piozão". A ação preventiva ofertou orientações e informações sobre a importância da campanha, os tipos de violência contra a mulher, a lei Maria da Penha e o feminicídio. A programação contou com uma apresentação teatral protagonizada pelos adolescentes do SCFV, palestra ministrada pelo advogado Adriano Lopes, e torneio de futebol.
#CidadaniaParaTodos 28/08/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS e CMAS realizaram a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, junto ao Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, realizaram na ultima sexta-feira, dia 23 de agosto, no Centro Cultural, a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL com o tema: "Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social".

O evento teve como palestrante o presidente do Conselho Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Assis dos Santos (Touchê), que durante a palestra enfatizou as atenções do SUAS aos direitos sociais instituídos pela Constituição Federal de 1988, regulados pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) de 1993 (atualizada pela Lei 12.435 de 2011) e que são resultados de lutas, conquistas e garantias de proteção social pública. Falou ainda sobre a obrigação do Cofinanciamento entre os governos federal, estadual e municipal, e que o congelamento do dinheiro público para as políticas sociais terá graves consequências para essa e para as futuras gerações. Destacou ainda a importância da participação social popular na Assistência Social e o respeito aos direitos de todos os brasileiros do campo e da cidade, como também, uma atenção maior as desigualdades e suas diferenças.

A Conferência contou com a participação de representantes das instituições municipais governamentais, representantes de diversas entidades não governamentais e observadores.
#CidadaniaParaTodos 20/08/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura e CMAS convocam comunidade para a VIII Conferência Municipal da Assistência Social. A Prefeitura Municipal de Major Sales e Conselho Municipal de Assistência Social, convocam toda comunidade a participar da VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 13h no Centro Cultural.

O processo participativo das Conferências Municipais, Estaduais e do Distrito Federal, além de permitir a tomada de decisões nas respectivas esferas de governo, também se constituirá em preparação para a Conferência Nacional, que tem entre seus objetivos: 1- Reafirmar a Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado; 2 - Fomentar ações de comunicação e mobilização em todo o território nacional que assegurem a usuários e usuárias o direito à participação no processo conferencial, em todos os espaços de controle social e no cotidiano dos serviços; 3- Avaliar os impactos de medidas recentes adotadas no âmbito nacional na estruturação do SUAS no âmbito municipal e estadual.

Participe!
#CidadaniaParaTodos 20/08/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales inicia atividades da Campanha Agosto Lilás. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do CRAS e SCFV, iniciaram hoje, 20, as atividades do Agosto Lilás, a programação segue até o dia 28 deste mês.
A campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres.

Programação:

20/08 | Terça-feira:
07h00 - Abertura da campanha com vinculação de jingles informativos em carro de som.
09h00 - Participação na Rádio Major Sales FM - 104,9 para divulgação da campanha.
16h00 - Orientações para os professores da Rede Municipal de Ensino: Como trabalhar a campanha em sala de aula.

21/08 | Quarta-feira:
Ação na Academia da Saúde

27/08 | Terça-feira:
14h00 - Encontrão com os grupos do PAIF
Mesa redonda sobre o tema com a participação de Assistente Social, Psicóloga e Bacharel em Direito.

28/08 | Quarta-feira:
18h00 - Encerramento da Campanha com Torneio de Futebol “Juntos contra a violência doméstica”.
- Apresentação Teatral do SCFV
- Explanação da campanha ministrado por um advogado convidado.
#CidadaniaParaTodos 06/08/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS Itinerante promove ações de cidadania no Bairro Bom Jardim. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou mais uma edição do CRAS ITINERANTE, desta vez, no Bairro Bom Jardim. O projeto "Levando o CRAS até você" ofertou no último dia 31 de julho, serviços e ações de convivência e socialização com o objetivo de promover autoestima, autonomia, protagonismo e criatividade. O Centro de Referência da Assistência Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com o Pontinho de Cultura “Deixe a Criança Brincar” e o Conselho Tutelar, foram responsáveis por proporcionar uma tarde inteira de programação voltada para todas as idades, beneficiando os moradores do bairro e adjacências.
#CidadaniaParaTodos 25/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO TUTELAR: aprovados após o resultado do gabarito oficial e julgamento dos recursos. A COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL, constituída na forma da Resolução nº 001/2019 para o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar do Município de Major Sales/RN, torna público a relação dos candidatos aprovados após o resultado do gabarito oficial e julgamento dos recursos.

Confira a lista de aprobados, acesse o link disponível abaixo.
#SeloUNICEF 23/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS E CMDCA realizaram Campanha de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento na zona rural. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceira com o Cartório Único de Major Sales, realizaram na última sexta-feira, 19 de julho, a Campanha de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento na zona rural. Na ocasião, foi implantado um cartório móvel na comunidade de Fazenda Nova com o objetivo de prestar informação e emissão de 1º via e 2º via de Registro Civil de Nascimento para os declaradamente pobres. Simultaneamente uma equipe de profissionais realizou também a busca ativa casa a casa com o intuito de detectar possíveis sujeitos sem a documentação básica.

A iniciativa é parte das ações de validação do Selo UNICEF edição 2017-2020.
#SeloUnicef 12/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza Reunião Intermediária de Acompanhamento Pró Selo UNICEF 2017-2020. A Gestão Municipal, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA e Comissão Intersetorial Pró Selo UNICEF, realizaram na manhã de hoje, 12, a Reunião Intermediária de Acompanhamento, um momento de reflexão sobre o percurso do Selo UNICEF no município de Major Sales.

No encontro, os secretários e diversos atores envolvidos, analisaram a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial apresentado no 1º Fórum Comunitário e prestaram informações sobre a implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O município de Major Sales já foi certificado por três edições do Selo, e agora trabalha para receber a sua quarta certificação, para tanto, vem desenvolvendo diversas ações voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
#CidadaniaParaTodos 10/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Tutelar: Comisão Especial Eleitoral divulga resultado da prova de conhecimentos específicos. A COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL, constituída na forma da Resolução nº 001/2019 para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Major Sales/RN, torna público o resultado da prova de conhecimentos específicos. Acesse o link disponível a baixo.
#CidadaniaParaTodos 02/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CMDCA divulga data, hora e local da Prova Específica para a Eleição do Conselho Tutelar. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da sua Comissão Especial Eleitoral, comunica aos candidatos inscritos no processo eleitoral para o Conselho Tutelar, que a prova de conhecimentos específicos será aplicada no próximo dia 07 de julho, domingo, no Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha, situada à Rua Francisco André de Morais - Major Sales/RN, das 08h00 às 12h00.

Observação: Os candidatos deverão chegar trinta (30) minutos antes.

Informações importantes para os candidatos:
a) os candidatos, deverão portar documento de identificação com foto, ao término da prova, deverão entregar o caderno de prova e o cartão-resposta preenchido em caneta esferográfica azul ou preta, sendo este o único documento válido para correção;

b) a entrega das provas dar-se-á na terça-feira, dia 09/07/2019, a partir das 08:00h, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, aos candidatos que tiverem interesse em recebê-los;

c) serão proibidos o intercâmbio e o empréstimo de material de qualquer natureza entre os candidatos, assim como a fraude ou a sua tentativa, a indisciplina e o desrespeito aos fiscais encarregados dos trabalhos são faltas que desclassificarão o candidato;

d) não será permitida a consulta à legislação, livros, apontamentos, resumos e rascunhos, ou uso de qualquer equipamento eletrônico (por exemplo, celulares, tablets, computadores portáteis, etc), sob pena de desclassificação do candidato;

e) não será permitida a saída do candidato do local de prova antes de decorrida 01 (uma) hora de seu início.
#CidadaniaParaTodos 01/07/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza 3ª edição do "Viva o Bairro" em alusão aos 27 anos de Emancipação Política de Major Sales. Diversas ações de saúde, cidadania, esporte e cultura, foram ofertadas simultaneamente durante a 3ª edição do projeto "Viva o Bairro". O evento aconteceu na última terça-feira, 25, no centro da cidade, como parte da programação alusiva aos 27 anos de Emancipação Política de Major Sales. Na mesma ocasião, foi realizada a tradicional gincana esportiva com corridas pedestre nas categorias masculino e feminino, corrida de jegue e pau de sebo. Os vencedores receberam premiações em dinheiro.
#CidadaniaParaTodos 30/05/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social deu início ao projeto "Levando o CRAS até Você". O Centro de Referência da Assistência Social, deu início ao projeto "Levando o CRAS até Você", que tem como objetivo levar os serviços, programas e benefícios da assistência social para a zona rural do município de Major Sales.

No último dia 29, o projeto chegou na comunidade de Fazenda Nova, onde foram realizadas diversas ações: atendimento com a equipe do cadastro único, orientação social, informações sobre os direitos sociais e a política de assistência social, atendimento psicossocial, atividades físicas, oficina de arte, música, esporte e dança.

Toda a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social estão envolvidos no projeto, buscando de forma dinâmica a aproximação com a população.
#CidadaniaParaTodos 16/05/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Crianças e Adolescentes do SCFV produzem vídeo informativo da Campanha "Faça Bonito". Assista! As Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, produziram um vídeo informativo sobre a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Major Sales, diversas ações estão sendo realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e as formas de denunciar.
#CidadaniaParaTodos 15/05/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes | Programação. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.
#CidadaniaParaTodos 26/04/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. O município de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizou na tarde da última quarta-feira, 24 de abril de 2019, a primeira Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.

O evento teve como objetivo avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor: medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Educação, Cultura, Esporte e Lazer; políticas Públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assegurando os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantindo um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa; medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos Direitos Fundamentais, das Políticas Públicas e do seu controle social.

Realizada no Clube de Idosos, a Conferência contou com grande participação popular. As discursões foram guiadas pela professora Maria Fernandes Carlos de Oliveira, abordando a temática: "OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS".
#CidadaniaParaTodos 09/04/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CMDCA divulga edital para o Processo de Escolha Unificado para o Conselho Tutelar. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, comunica que as inscrições para as eleições do Conselho Tutelar 2019 estarão abertas a partir do dia 22 de abril, estendendo-se até o dia 03 de maio. As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada à Rua João André de Morais - SN - Centro - Major Sales/RN, das 08h00 às 13h00, de segunda a sexta. O edital do Processo de Escolha Unificado está disponível no link disponível abaixo.
#CidadaniaParaTodos 29/03/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CMDCA define Comissão Eleitoral para o Processo de Escolha Unificada do Conselho Tutelar. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, definiu na última quarta-feira, 27, em sessão extraordinária, a composição dos membros da Comissão Especial Eleitoral para o Processo de Escolha Unificado para o Conselho Tutelar 2019, de acordo com o regramento disposto na Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal nº 061/2003, que dispõe sobre a política dos direitos da criança e do adolescente deste município.

Comissão Especial Eleitoral para o Processo de Escolha Unificado para o Conselho Tutelar 2019:
1 - Magna Margarida de Brito
2 - Maria Enilde Isidro
3 - Maria Fernandes de Carlos Oliveira
4 - Francisca Jessica Souza Alves
#CidadaniaParaTodos 28/02/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL BLOQUINHO anima o carnaval das crianças e adolescentes SCFV. Muita diversão, lindas fantasias, brincadeiras e resgate das musicas tradicionais do carnaval, marcaram o BLOQUINHO SCFV. As crianças e adolescentes dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram a festa na manhã desta quarta-feira, 27.
#CidadaniaParaTodos 26/02/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Com o carnaval da alegria, Grupo de Idosos inicia atividades do ano de 2019. O Grupo de Idosos " Alegria de Viver" retornou as atividades na tarde desta segunda-feira, 25, com o CARNAVAL DA ALEGRIA. O evento resgatou a tradição dos antigos carnavais com muito brilho, marchinhas, desfiles e muita animação.
#CidadaniaParaTodos 04/02/2019 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales tem o 10º melhor Índice de Gestão do Cadastro Único no RN. Dos 20 melhores Índices de Gestão Municipal (IGD-M) do Estado do Rio Grande do Norte, Major Sales está em 10º lugar entre os municípios que figuram os melhores Índices em gestão do Cadastro Único.

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município de Major Sales é de 93,16%, enquanto que a média nacional encontra-se em 73,16%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro em nosso município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo.
O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para os municípios (IGD-M) mede mensalmente as Taxas de Atualização Cadastral e de Acompanhamento das Condicionalidades de Educação e Saúde. Com base neste índice, que varia de 0 (zero) a 1 (um), são calculados os repasses financeiros que o MDS faz aos municípios para ajudar na gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família. Os repasses desses recursos são realizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) do seu município. O último repasse foi de R$ 2.247,13, com base no índice 0.94 do IGD-M referente ao mês de julho de 2018. Se o IGD-M do município alcançasse o máximo, ou seja, fosse igual a 1 (um), o município receberia R$ 2.463,18 mensalmente.

O Cadastro Único é o sistema que registra as informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. O governo federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família, entre outros.
Todos os municípios brasileiros já operam o Cadastro Único. Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o planejamento das ações e para a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo município.
O município de Major Sales vem realizando as atividades de cadastramento e possui:

• 1.060 famílias inseridas no Cadastro Único;
• 948 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;
• 819 famílias com renda até ½ salário mínimo; e
• 763 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.

#CidadaniaParaTodos 05/12/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura Municipal de Major Sales, realizou no último dia 27 de novembro, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento que fez parte da programação da 8ª Semana do Bebê, foi sediado no Centro Educacional Infantil São João Batista.

A Conferência contou com a participação de Crianças, Adolescentes, Conselheiros, membros do NUCA, representantes da Sociedade Civil Organizada, Educadores, Profissionais da Saúde, Assistência Social e Cultura. O prefeito Thales Fernandes também prestigiou a abertura do evento, oportunidade em que os membros do NUCA realizaram uma peça teatral abordando a temática que é parte do desafio 06 - Fora da Escola Não Pode, da metodologia do Selo Unicef.

Sob a orientação do conferencista João Valério Neto, Assessor para a Infância e Adolescência da Fundação Abrinq, foram debatidos cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos.

Segundo a presidente do CMDCA, Magna Brito, a Conferência foi um momento importante para a mobilização, identificação e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente no município, bem como de encaminhamento de propostas para sua solução.
#CidadaniaParaTodos 11/10/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SCFV promove comemoração do Dia das Crianças. As crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no município de Major Sales, participaram de programação especial em comemoração ao dia das crianças .

A atividade promoveu lazer e entretenimento para a criançada.
#CidadaniaParaTodos 04/10/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL No Dia Internacional do Idoso, o grupo "Alegria de Viver", comemorou 25 anos de história. No Dia Internacional do Idoso, 01 de outubro, o Grupo de Idosos "Alegria de Viver" , comemorou 25 anos de história, a linda festa celebrou a preciosidade e perseverança dos jovens da terceira idade. O evento lembrou o pioneirismo do município de Major Sales na luta pela melhor qualidade de vida dos idosos.

Um desfile protagonizado pelas jovens da melhor idade, fez uma retrospectiva narrando momentos importantes do grupo. Muita alegria e emoção marcaram a noite memorável.
#CidadaniaParaTodos 01/10/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Abertas as inscrições para o Concurso Bebê Estrela 2018. Atenção mães e pais de bebês com idade de 6 a 12 meses e 29 dias, venham fazer do seu filho(a) uma estrela!

Teve início nesta segunda-feira, 01, as inscrições para o Concurso Bebê Estrela 2018. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Semana do Bebê de Major Sales que acontecerá no mês de novembro.

As inscrições acontecerão nos dias 01, 02, 05, 09 e 10 de outubro, nos horários de 08 às 11h e das 14 às 17h na sede do CRAS. No ato, cada família do bebê deverá trazer uma frase autêntica e significativa que expresse a importância da Semana do Bebê.
#CidadaniaParaTodos 26/09/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana do Idoso em Major Sales comemora 25 anos do Grupo "Alegria de Viver".
#CidadaniaParaTodos 17/09/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Projeto Gerar e Crescer certifica alunos que participaram de oficinas profissionalizantes. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, através do Programa ACESSUAS Trabalho, realizou no último dia 11 de setembro, o evento de entrega de certificado aos participantes das oficinas: Pintura em Parede, Pintura artesanal em garrafas de vidro e Bordado a Mão: ponto e cruz.

A ação que faz parte do Projeto Gerar e Crescer: oficinas profissionalizantes no CRAS do Programa ACESSUAS Trabalho, foram realizadas no mês de agosto no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, beneficiando um público de 50 participantes.

O projeto teve por finalidade, promover o acesso à capacitação, ao mercado de trabalho e a busca pela autonomia das famílias cadastradas no Cadastro Único e usuárias da Política de Assistência Social acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
#CidadaniaParaTodos 04/09/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS realiza atividades em torno da CAMPANHA AGOSTO LILÁS. No município de Major Sales, o Centro de Referência da Assistência Social realizou uma série de atividades em torno da CAMPANHA AGOSTO LILÁS, alertando sobre a violência contra a mulher. A programação teve maior destaque no último dia 31, com um pitstop educativo e uma live interativa realizada no início da manhã, e à tarde uma mesa redonda com o tema "Não precisa meter a colher: Basta denunciar".

O evento foi encerrado com uma caminhada pelo centro da cidade, seguida de atividades físicas e sorteio de brindes para os participantes.
#CidadaniaParaTodos 10/08/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania e Assistência Social inicia Projeto Gerar e Crescer: oficinas profissionalizantes no CRAS. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, através do Programa ACESSUAS Trabalho, realizou nesta quarta-feira, 08, a abertura do Projeto Gerar e Crescer: oficinas profissionalizantes no CRAS. A ação tem por finalidade, promover o acesso às capacitações, ao mercado de trabalho e a busca pela autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Nesta etapa, o projeto contempla três oficinas: pintura em parede, pintura em vidro e bordado a mão. No qual serão ministrados por profissionais do próprio município.
#CidadaniaParaTodos 29/06/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Viva o Bairro promoveu ações de saúde e cidadania, diversão e entretenimento para os majorsalenses. A 2ª edição do Projeto "Viva o Bairro" realizada durante a programação alusiva do aniversário de 26 anos de emancipação política de Major Sales, promoveu ações de saúde e cidadania, diversão e entretenimento para os majorsalenses. Além da oferta de diversos serviços para a população por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, a Coordenadoria de Esportes também realizou a tradicional gincana esportiva com corrida pedestre, corrida de jegue e disputa no pau de sebo.
#CidadaniaParaTodos 14/06/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Casais acompanhados pelo CRAS se divertem no "Baile dos Namorados".
A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na última terça-feira, 12, no Clube de Idosos "Alegria de Viver", o Baile em comemoração ao Dia dos Namorados. O evento foi destinado aos casais acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

A ocasião contou com um ambiente bem decorado e música ao vivo, proporcionando aos casais momentos de declarações e homenagens, brincadeiras e descontração.

O casal Dr. Aguinaldo Fernandes e Dona Gorete iniciaram a programação da noite com uma mensagem de motivação, falando sobre a importância do amor e da cumplicidade. A festa seguiu com a valsa dos namorados, sorteio de brindes e jantar.

Dona Teresinha e o esposo Sales Mafaldo, casados há 57 anos, agradeceu pelo evento: "Obrigada por nos proporcionar esta noite linda, foi a primeira vez que participamos de uma festa do dia dos namorados". Para Sidmara Figueiredo a noite será inesquecível: "Temos mais de 10 anos de união, e nunca havíamos dançado uma valsa juntos, essa noite foi mágica, será inesquecível em nossas vidas".

Os elogios pela realização da festa tomou conta das redes sociais, a satisfação dos casais tornou o Baile dos Namorados grandioso, o que incentivará a realização de mais uma edição no próximo ano. "Fazia tempo que eu e meu esposo não tirávamos um tempinho só pra nós. Essa noite foi maravilhosa, temos que repetir mais vezes momentos como este". Acrescentou Audicleide Mendes.


Veja a cobertura fotográfica disponível abaixo.
#CidadaniaParaTodos 22/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura promoveu Casamento Comunitário durante a Festa da Padroeira. A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou no último dia 16 de maio, durante a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração, a tradicional cerimônia de Casamento Comunitário.

A ação foi ofertada aos casais inseridos no cadastro único, na ocasião cinco casais confirmaram o sacramento do matrimônio, de maneira formal e sem custo, através do casamento coletivo.

Após a celebração um ambiente foi preparado para recepcionar os casais e convidados.
#CidadaniaParaTodos 18/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

POR QUE 18 DE MAIO?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

ABUSO X EXPLORAÇÃO
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

PREVENÇÃO
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

DENUNCIE
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
#CidadaniaParaTodos 14/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Programação| Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o CRAS, SCFV, NASF, CONSELHO TUTELAR, NUCA E CMDCA, está promovendo a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Acompanhe a programação:

14/05: Segunda-feira
DIA DE DIVULGAÇÃO
07h30 - Participação na Rádio Mais FM
14h00 - Live pela página da Prefeitura Municipal no Facebook

15/05: Terça-feira
AÇÃO EDUCATIVA
9h00 - Escola Municipal Antônio José da Rocha
09h00- Escola Municipal Tonteira Germano
14h00 - Centro Educacional Infantil São João Batista

16/05: Quarta-feira
AÇÃO EDUCATIVA
9h00 - Escola Estadual 26 de Junho
9h30 - Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha
15h00 - MESA REDONDA
Tema: Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Local: Clube de idosos

17/05: Quinta-feira
9h00 - Gravação de documentário com as crianças e adolescentes do SCFV

18/05 : Sexta-feira "Dia D"
08h00 - Pit stop na Praça Central
14h00 - Exibição de filme sobre a temática da campanha
Local: Sede do CRAS
#CidadaniaParaTodos 14/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Live especial sobre a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Profisisonais do CRAS, NASF e Conselho Tutelar participaram de uma live especial ao vivo na Página da Prefeitura Municipal de Major Sales no Facebook. Oportunidade que prestaram informações importantes sobre a Campanha. Assista!




#CidadaniaParaTodos 09/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Cidadania e educação promoverão 1ª Ação "Sou Mãe, sou feliz". A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Acessuas Trabalho, promoverá na próxima sexta-feira,11, a 1ª ação "Sou Mãe, sou feliz", em alusão ao Dia das Mães. O evento será destinado as mães de alunos da Escola Municipal Antônio José da Rocha que estejam inscritas no Cadastro Único. A programação contará com oficinas, rodas de conversas e sorteio de brindes.

|PROGRAMAÇÃO|
Turnos: Matutino: 07h | Vespertino: 13h

OFICINAS:
-Bordado a mão
-Laço de fita
-Trabalhos com E.V.A

RODAS DE CONVERSA:
-Prevenção da saúde da mulher
-Educar: Uma experiência desafiadora

AÇÕES:
-Dança
-Sessão de fotos

As inscrições estão sendo realizadas na própria Escola, nos dias 09 e 10 de maio, no período da manhã e tarde.

#CidadaniaParaTodos 02/05/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS estará recebendo currículos para o "Banco de Currículos Municipal". A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social estará recebendo a partir de segunda-feira, 07, currículos para o "Banco de Currículos Municipal". O projeto tem como objetivo construir um banco de dados profissionais para inclusão de pessoas no mercado de trabalho e redução de desemprego no município de Major Sales/RN.

Os cidadãos interessados, maiores de 16 anos, deverão entregar seus currículos na sede da Secretaria, localizada na Rua João André de Morais - nº 655 - Centro, no horário de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas.
#CidadaniaParaTodos 11/04/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Inscrições para o Casamento Comunitário seguem até sexta, 13 de abril. A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, comunica que em maio deste ano serão realizados 10 (dez) casamentos em celebração comunitária dentro da programação da Festa da Padroeira "Nossa Senhora do Sagrado Coração".

Os casais interessados e domiciliados no município de Major Sales que queiram confirmar o Sacramento do Matrimônio, terão até sexta-feira, 13 de abril, para realizarem a inscrição na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada na Rua João André de Morais, nº655 - Centro.

O horário de atendimento é de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h00.
#CidadaniaParaTodos 10/04/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Grupo de Idosos retoma atividades. O grupo de Idosos "Alegria de Viver" retomou as atividades na última sexta-feira, 06. A primeira reunião do ano de 2018 contou com as boas-vindas, dinâmicas e o tradicional forró pé de serra animado por Chico Severiano e seus Cabras da Peste.

Os encontros acontecem todas as segundas e sextas-feiras sempre a partir das 15h00 na sede do Clube de Idosos, e contam com uma programação diversificada organizada pela coordenação do grupo em parceria com o SCFV e profissionais da Assistência Social, Cultura e Saúde.
#CidadaniaParaTodos 10/04/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Inscrições prorrogadas para a Oficina de Elaboração de Currículos. Foram prorrogadas as inscrições para a Oficina de Elaboração de Currículos que será realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social por meio do Projeto Banco de Currículos Municipal.

Os interessados poderão se inscrever até sexta-feira, 13 de abril, no horário de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas na sede da Secretaria, localizada na Rua João André de Morais - nº 655 - Centro.

Para efetuar a inscrição é necessário a cópia de documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência).
#CidadaniaParaTodos 05/04/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMCAS abre inscrições para Oficina de Elaboração de Currículos. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está executando o Projeto "Banco de Currículos Municipal" que tem como objetivo construir um banco de dados profissionais para inclusão de pessoas no mercado de trabalho e redução de desemprego no município de Major Sales/RN.

A primeira ação do projeto será a Oficina de Elaboração de Currículos, destinada aos cidadãos majorsalenses interessados em aprender a construir seu currículo de forma correta.

As inscrições para a oficina estarão disponíveis nos dias 06 e 09 de abril de 2018, das 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas na sede da Secretaria, localizada na Rua João André de Morais - nº 655 - Centro.

Para efetuar a inscrição é necessário a cópia de documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência).
#CidadaniaParaTodos 13/03/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana da mulher 2018 promoveu momentos de entretenimento e autoestima para as mulheres majorsalenses. Liderada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizou no período de 05 a 09 de março, a Semana da Mulher, com uma programação diversificada que contemplou visitas da alegria, rodas de conversas, práticas corporais, tarde de beleza e evento comemorativo de encerramento.

Todas as atividades tiveram como objetivo valorizar o papel da mulher na sociedade, promovendo momentos de entretenimento e autoestima.
#CidadaniaParaTodos 20/02/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social promoverá de 21 a 23 de março, o CAPACITASEMAS. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social promoverá no período de 21 a 23 de fevereiro o CAPACITASEMAS. O evento reunirá todos os profissionais da Assistência Social com a finalidade de transmitir informações e capacitá-los para a rotina de trabalho do ano de 2018.

Programação:

21/02/2018 - Quarta-feira:
Tema "Articulação intersetorial: referência e contrareferên
cia"
Abertura - 13:00 horas
Conhecendo a Rede da Assistência Social - 13:30 horas
Programas e Projetos ofertados pela Assistência Social
Cadastro único e Bolsa Família
Acessuas Trabalho
CRAS/SCFV
Trabalhos em grupos - 15:00 horas
Encerramento - 16:00 horas

22/02/2018 - Quinta-Feira
Manhã: Temas: "Ética Profissional" - "Marketing na
gestão pública"
Dinâmica inicial: 08:00 horas
Exposição do primeiro tema
Atividades em grupos
Exposição do segundo tema - 10: 30 horas
Encerramento: 11:30 horas
Tarde: Tema "A ludicidade como inst
rumento profissional"
Atividades lúdicas - 14:00 horas
Exposição do tema
Praticando a ludicidade na atuação profissional
Encerramento - 16:00 horas

23/02/2018 - Sexta-Feira
Manhã: Tema "Conhecendo o suj
eito no seu contexto social"
Início com dinâmicas - 08:00 horas
Exposição do tema - 8:30 horas
Roda de conversa - 10:00 horas
Encerramento - 11:30 horas
Tarde: Tema "A importância do vínc
ulo entre profissional e usuário"
Dinâmica inicial - 13:00 horas
Exposição do tema - 13:30 horas
Estudo de casos - 14:30 horas
Certificação/Encerramento - 16:00 horas

LocaL: Sede do Centro de Referência da Assistência Social.
#CidadaniaParaTodos 29/01/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria Municipal de Cidadania promoverá a palestra "empreendedor". A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS, realizará amanhã, 30 de janeiro, a partir das 14h00 na sede do CRAS, a palestra "empreendedor". O encontro é destinado aos participantes das oficinas de cabelos, maquiagem, manicure e confeitaria de bolo básico ofertados pela Secretaria, vendedores e microempreendedores (MEIs) que tenham interesse em participar do Programa Microcrédito.
#CidadaniaParaTodos 10/01/2018 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SMCAS abre inscrições gratuitas para a 1ª Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO), abriu inscrições gratuitas para a 1ª Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. A ação faz parte do Projeto Inclusão Produtiva.

Público Alvo: Universitários e/ou interessados na área.

Inscrições:
De 09 a 11 de janeiro, de 7h00 às 11h00 e de 13h00 às 17h00 na Sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - Rua João André de Morais - Centro.

Documentação necessária:
Xerox de RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante e/ou declaração de Escolaridade do Nível Superior ou Nível Técnico.

Aulas:
De 17 a 19 de janeiro de 2018 - Turno Vespertino - Anexo da Escola Municipal Antonio José da Rocha.
#CidadaniaParaTodos 30/11/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Chá das Gestantes foi marcado pela emoção, troca de experiências e alegria. Uma tarde marcada pela emoção, troca de experiências e muita alegria, assim foi o Chá de Gestantes com a temática havaiana, realizado nesta quarta-feira, 29, dentro da programação da 7ª Semana do Bebê de Major Sales.

As futuras mamães foram homenageadas com músicas, receberam brindes, participaram de brincadeiras, fizeram hidroginástica e degustaram um delicioso jantar.

Acompanhe a cobertura fotográfica disponível abaixo.
#CidadaniaParaTodos 09/11/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL INSCRIÇÕES ABERTAS! PROCESSO SELETIVO DE PROFISISONAIS PARA O PRONATEC EJA. A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com edital aberto para contratação temporária de professores e auxiliares administrativos. São oferecidas 52 vagas, sendo 48 destinadas a professores, e quatro vagas para auxiliares administrativos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições preenchendo o formulário eletrônico disponível em http://www.pronateceajufrn.com.br/ até o dia 16 de novembro. É preciso inserir documentações comprobatórias da formação acadêmica e experiências profissionais. Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas.

Os profissionais selecionados atuarão nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos municípios de MAJOR SALES, Canguaretama, Luís Gomes, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz.
#CidadaniaParaTodos 06/11/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Município de Major Sales oferta vagas para os cursos do PRONATEC EJA. O município de Major Sales foi contemplado com o PRONATEC EJA, onde oferecerá cursos presenciais a serem realizados no município. Os cursos são demandas do Ministério da Cultura, com oferta da Escola Agrícola de Jundiaí.

As inscrições estarão abertas no período de 07 a 10 de novembro de 2017 na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada à Rua João de André de Morais, próximo ao Mercado do Produtor, nos horários de 08h às 12h.

Público Alv
o:
Alunos que estão cursando ou que já cursaram a EJA (Educação de Jovens e Adultos); Pessoas que participam de Turmas de Caboclos e Grupo de Rei de Congo; Pessoas que estão inseridas no Projeto “Junina Mandacarú”; Grupos de Mulheres do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; Pessoas inseridas nas Associações Comunitárias. Idade mínima para todos o públicos é de 16 anos.

Documentação necessária para a inscrição:
CÓPIAS: RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE, NIS e CPF DA MÃE (quando o (a) aluno(a) for menor de 18 anos) e E-MAIL VÁLIDO.

RELAÇÃO DOS CURSOS:

1. Agente Cultural - 160 Horas
Códi
go do Curso: 221185
Eixo
Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Incompleto

Idade Mínima: 16 anos
Perf
il Profissional: Fomenta a difusão dos saberes culturais locais. Auxilia na organização de eventos culturais e na promoção de espaços de divulgação e valorização de diversidades culturais. Incentiva a geração de renda por meio da comercialização de produtos artesanais produzidos na comunidade. Reconhece o conceito de economia criativa (cooperativismo, associativismo e economia solidária). Conhece noções básicas de direitos humanos, sociais e culturais.
Local para rea
lização do curso: Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha;
Endereço: Rua Francisco André de Morais, s/n.
Horário: Noturno

2. Artesão de Artigos
Indígenas - 160 Horas
Código do Curso: 221201
Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto
Idade Mínima: 16
anos
Perfil Profissional: Confecciona adornos, colares, cestos, anéis, cerâmicas, entre outros utensílios da cultura indígena específica, na perspectiva da sustentabilidade das aldeias. Comercializa tais produtos. Organiza estoque e conserva insumos.
Loca
l para realização do curso: Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha;
Endereço: Rua Francisco André de Morais, s/n.
Horário: Noturno

3.
Artesão de Biojoias - 160 Horas
Código do
Curso: 221200
Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto
Idade M
ínima: 18 anos
Perfil Profissional: Realiza processos de transformação e construção de peças artesanais com sementes e outras matérias-primas da natureza. Utiliza vários tipos de matérias primas (fibras, madeira, pedras, sementes e cascas, tecidos, metais, couro e látex). Utiliza técnicas de tratamento, preparação e transformação das matérias primas. Retrata a cultura local.
Local para realização do curso: Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha;
Endereço: Rua Francisco André de Morais, s/n.
Horário: Noturno

4. Artesão em B
ordado à Mão - 160 Horas
Código do Curso: 221096
Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Perfil Profissional: Utiliza de forma criativa técnicas de bordado para a elaboração de produtos artesanais de diversos materiais tendo como referência a cultura local, a origem, a estrutura dos pontos e a história do bordado. Cria e confecciona produtos artesanais. Utiliza várias técnicas de tratamento, preparação e transformação da matéria prima. Finaliza os produtos.
Local para realização do curso: Escola Municipal Dona Tonheira Germano.
Ender
eço: Sítio Fazenda Nova, Major Sales/RN
Horário: Vesperti
no

5. Assistent
e de Produção Cultural - 160 Horas
Código do Curso: 221040
Eixo Tecnoló
gico: Produção Cultural e Design
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade Mínima: 16 anos
Perfil Profissional: Assessora a elaboração, implementação e a execução de projetos culturais, de espetáculos artísticos, de conteúdos audiovisuais e multimídia. Auxilia na pré produção, execução e pós produção nas áreas de teatro, dança, circense, ópera, música, exposições, cinema, audiovisual, televisão, rádio, eventos e mídias digitais.
Local para realização do curso: Anexo da Escola Municipal Antônio José da Rocha;
Endereço: Rua Francisco André de Morais, s/n.
H
orário: Noturno

6. Confeccionador de Bijuterias - 160 Horas
Código do Curso: 221179
Ei
xo Tecnológico: Produção Cultural e Design
Escol
aridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
Idade: 18 anos
Perfil Profissional: Cria e produz bijuterias, a partir da pesquisa de estilos e tendências da moda em acessórios. Utiliza técnicas e ferramentas específicas de modo a garantir qualidade e resultado final dos produtos. Comercializa os produtos. Participa de feiras e exposições.
Local para realização do curso: Clube de Idosos “Alegria de Viver”;
Endereço: Rua Maria Mafalda de Oliveira Sales, nº60.
H
orário: Vespertino

7.
Comprador de Moda - 200 Horas
Código do
Curso: 221079
Eixo Tecnológico: Produção Industrial
E
scolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo
Idade Mínima: 16 anos
Perfil Profissional: Seleciona e compra artigos de moda. Realiza análise mercadológica de tendências da estação. Estabelece redes de contato com fornecedores. Avalia resultado das vendas. Cria estratégias para lançamentos futuros.
Loc
al para realização do curso: Anexo da Escola Antônio José da Rocha;
Endereço: Rua Francisco André de Morais, s/n.
Horário: Noturno


ATENÇÃO!
As pessoas que se inscre
veram no PRONATEC VOLUNTÁRIO não poderão se inscrever nesta modalidade PRONATEC EJA.
#CidadaniaParaTodos 31/10/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Cidadania e Assistência Social ganha novas instalações. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está funcionando em novas instalações, na rua João André de Morais - nº 655 - Centro de Major Sales. Com o amplo espaço, foram unificados em um só local, além da Assistência Social, as Gestões do Cadastro Único, Bolsa Família, Programas Habitacionais e ACESSUAS Trabalho. As novas instalações facilitou o acesso do cidadão aos serviços, garantindo mais comodidade e agilidade nos atendimentos .





#CidadaniaParaTodos 16/10/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Inscrições abertas para o Pronatec Voluntário. Com o objetivo de ampliar e democratizar a oferta de cursos de formação profissional, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), apresenta, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Oferta Voluntária. Por meio desta nova ação, serão ofertadas vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), ou qualificação profissional, e em cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio) nas modalidades presencial e a distância (EaD).

Podem se inscrever nos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada prioridade aos que forem estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes; e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

As pré-inscrições serão realizadas no município de Major Sales nas Secretarias Municipais de Assistência Social e Cultura, localizada na Prefeitura Municipal à Rua Nilza Fernandes, nº 640, no horário das 08h às 12h nos dias 18, 19 e 20/10/2017.

Para preencher sua pré-inscrição serão necessários os seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Residência.
#CidadaniaParaTodos 27/09/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana do Idoso acontecerá de 01 a 07 de outubro, confira a programação. A Semana do Idoso em Major Sales tem por objetivo celebrar o Dia Internacional do Idoso (01 de outubro), com isso a cada ano é preparada uma programação especial para estimular a autoestima, bem estar e o protagonismo, inspirando novos projetos de vida aos idosos, valorizando suas potencialidades e histórias, através de atividades físicas, lúdicas, culturais e lazer.
Será uma semana recheada e intensa para celebrarmos juntos, a riqueza das experiências vividas e as conquistas da longevidade.

PROGRAMAÇÃO:

01/10/2017 : DOMINGO - ABERT
URA
-17:00h - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração

02/10/2017 : SEGUN
DA-FEIRA - CAMINHANDO E CANTANDO
- 07:00h - Concentração na Praça da Igreja Matriz com atividades físicas, dança e ações de saúde, em seguida caminhada da alegria pelas principais avenidas, encerramento com CAFÉ DA MANHÃ no Clube de Idosos.

03/10/2017: TERÇA- FEIRA - VISITAS D
A ALEGRIA
-08:00h - Visita das equipes aos Idosos acamados e ex participantes do Grupo “ Alegria de Viver”. (Manhã e Tarde)

04/10/2017:
QUARTA-FEIRA
-15:00h - Gincana das Parcerias no Clube de Idosos.

05/10/2017: QUINTA-FEIRA - IN
TERCÂMBIO SOCIAL
Participação dos Idosos de Major Sales na Programação da Semana do Idoso de Joca Claudino/PB

06/
10/2017: SEXTA-FEIRA
- 8:00h - Manhã de Beleza (Serviços de beleza, corte e escovas de cabelo, unhas e maquiagem para os Idosos)
Local: Clube de Idosos
- 14:00h - Forró das Antigas ( Um animado forró com a participação do Grupo da FELC de Uiráuna/PB e Joca Claudino/PB.

07/10/2017
4: SÁBADO - ENCERRAMENTO
- 07:00h - Passeio de Lazer (Banho de Piscina, Brincadeiras e Almoço)
Concentração: Clube de Idosos



#CidadaniaParaTodos 28/08/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura oferta oficinas de confecção de tiaras e lembrancinhas em biscuit. A Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência realizou no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS a oferta de duas oficinas de capacitação profissional na confecção de tiaras e lembrancinhas em biscuit. A capacitação foi direcionada ao público do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e que estão sendo acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com o objetivo de aprimorar a qualificação profissional das famílias em vulnerabilidade social do município, e conseqüentemente garantir a geração de renda.
#CidadaniaParaTodos 17/08/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales sediou capacitação Intersetorial sobre a Gestão do SUAS. A Secretaria Municipal Cidadania e Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Major Sales, sediou nos dias 09, 10 e 11de agosto, neste município, uma Capacitação Intersetorial sobre a Gestão do SUAS para trabalhadores da Assistência Social (secretários, coordenadores de CRAS e CREAS, coordenadores do Acessuas Trabalho, coordenadores de SCFV, técnicos de nível superior) e conselheiros municipais de Assistência Social - CMAS.

A capacitação teve assessoria do Assistente Social Francisco Assis dos Santos Junior, atual presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social - COEGEMAS/RN e contou com a participação dos municípios de José da Penha, Luis Gomes, Paraná e Major Sales, onde foram capacitados sobre os temas: A política nacional de Assistência Social (breve resumo); As proteções sociais da Assistência Social; Os programas, projetos e serviços ofertados pela Assistência Social (SCFV, PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, ACESSUAS TRABALHO, PAIF, PAEF, ETC); As funções dos Coordenadores, Técnicos e funcionários de Nível Médio segundo a NOB RH; Os sistemas e documentos usados por CRAS, CREAS, SCFV E VIGILÂNCIA; Função da Vigilância Socioassistencial; Controle Social (Conselhos).
#CidadaniaParaTodos 25/07/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS promove chá da tarde em comemoração ao dia dos avós. O Centro de Referência da Assistência Social promoveu na última segunda-feira, 24, um chá da tarde para o grupo de idosos "Alegria de Viver" em comemoração ao dia dos avós. O encontro dinâmico enalteceu o valor da família, gerando um momento emotivo, seguido de muita alegria.

Segundo Hildeglase Silva, coordenadora do CRAS, o evento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo órgão. “A gestão tem dado uma atenção especial ao idoso, com atividades sociais diversificadas por meio de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Cultura. Este trabalho intersetorial tem proporcionado uma melhor qualidade de vida para os nossos idosos." ressaltou.
#CidadaniaParaTodos 19/07/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Alunos do AEE recebem acompanhamento do CRAS por meio do grupo "Somos estrelas na terra". O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do município de Major Sales realiza acompanhamento dos alunos da sala de Atendimento Educacional Especializado por meio do grupo “Somos estrelas na terra”. Semanalmente acontecem encontros com dinâmicas, brincadeiras, passeios, atividades físicas e oficinas de dança, arte e cultura. Os profissionais do CRAS também realizam visitas domiciliares e atendimento individual, prestam orientações aos pais das crianças e jovens sobre diversos assuntos de interesse dos especiais.
#CidadaniaParaTodos 13/07/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CMAS realiza a Conferência Municipal de Assistência Social. O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, junto a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Major Sales, realizou ontem, 12, no Clube de Idosos, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. A abertura do evento contou com apresentação teatral realizada pelas crianças, adolescentes e idosos, usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV.

De suma importância para o município, a VII Conferência Municipal de Assistência Social vem indicar os rumos que devem ter a política de serviços socioassistenciais no município. Contou ainda, com a participação de autoridades municipais, usuários, sociedade civil, servidores e conselheiros, e teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, estadual e federal, as diretrizes para gestão do SUAS a luz do Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, o assistente social, Francisco Assis dos Santos Júnior proferiu a palestra magna, e em seguida os participantes se dirigiram para os trabalhos em grupos, onde foram discutidos os 4 eixos temáticos: (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação), formulação das propostas a serem votadas e encaminhadas para a XI Conferência Estadual de Assistência Social.

A conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá em Natal/RN.
Sociedade Civil:
Titular: Maria Irisvânia da Costa Silva
Suplente: Maria Josefa da Conceição
Governo:
Titular: Vanilson Moisés da Silva
Suplente: Perpetua Simone da Silva
#CidadaniaParaTodos 11/07/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL acontecerá amanhã,12, em Major Sales. O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, junto a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social do município de Major Sales/RN, CONVIDA, toda Sociedade Civil que se interessa pela Política de Assistência Social, á participar da VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, que tem como tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” que será realizada amanhã 12 de julho de 2017, no “Clube de Idosos “Alegria de Viver” a partir das 7h30min.
#CidadaniaParaTodos 14/06/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Arraiá da SEMAS abriu os festejos juninos em Major Sales. O Arraiá da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social abriu os festejos juninos em Major Sales na noite de ontem, 13. O evento contou com a presença de autoridades, profissionais da Assistência Social e famílias referenciadas ao CRAS e SCFV.

As apresentações de casamento matuto, quadrilhas e festejo junino, foram protagonizadas pelas crianças, adolescentes e idosos que participam dos grupos acompanhados pela Assistência Social.

O Arraiá patrocinado pela Prefeitura Municipal foi encerrado com um jantar animado pelo forró pé de serra da banda "Chico Severiano e seus cabras da peste".

#CidadaniaParaTodos 13/06/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMAS realizou uma diversidade de ações com foco na Erradicação do Trabalho Infantil. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centro de Referência da Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, realizaram no período de 07 a 12 de junho em Major Sales, uma diversidade de ações com foco na Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. Pais e Crianças assistidas pelo SCFV participaram oficinas e palestras. Uma blitz informativa foi realizada na Feira Livre, além de programa de rádio e visita às escolas abordando a temática.
#CidadaniaParaTodos 07/06/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Major Sales realiza mobilização contra o trabalho infantil. Acompanhe a programação.
#CidadaniaParaTodos 30/05/2017 CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Major Sales ofertou casamento comunitário durante a Festa da Padroeira. A Prefeitura Municipal de Major Sales ofertou durante a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração, a solenidade de casamento comunitário. O ato religioso e social gratuito acontece tradicionalmente todos os anos.
Seis casais concretizaram o sonho de se unir em matrimônio. A cerimônia religiosa foi celebrada na Igreja Matriz e presidida pelo pároco Padre Jorge Pascoal.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Maria Elce, da primeira dama e chefe de gabinete Ana Lígia, da secretária municipal de assistência social Verônica Matos, familiares e populares.
Para a vice-prefeita Maria Elce, ver noivas e noivos de todas as idades, acompanhados de filhos e familiares para assistirem a oficialização do matrimônio, foi motivo de satisfação e de dever social cumprido. “Foi muito emocionante poder participar desta festa do matrimônio coletivo, onde a administração, através da Assistência Social, cumpriu com seu papel e realizou sonhos, unindo oficialmente esses casais”.

Após a celebração os recém-casados brindaram e partiram o bolo comemorativo se confraternizando com os familiares e convidados.
www.majorsales.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 13:57:34